A escola e o professor frente ao currículo inclusivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/24663 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta Moreira |
id |
UFPR_e02f63cffe8cf892d156919bb8e4d574 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24663 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva, Vanessa Caroline daMoreira, Laura CerettaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-22T12:53:29Z2020-09-22T12:53:29Z2010https://hdl.handle.net/1884/24663Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta MoreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 06/08/2010Bibliografia: fls. 98-107Resumo: A presente dissertação trata do currículo escolar aplicado para alunos com necessidades educacionais especiais, tendo como questões norteadoras: Como os professores estão trabalhando em sala de aula a perspectiva do currículo para alunos com necessidades educacionais especiais? Que encaminhamentos teórico-metodológicos a escola tem efetivado em relação ao currículo para as necessidades educacionais especiais? O primeiro capítulo tem duas partes. Num primeiro momento, apresenta-se as contribuições das teorias curriculares para o entendimento das definições que permeiam o currículo escolar. No segundo momento, trata de modo específico, as fases do currículo escolar para a educação inclusiva, situando perspectivas atuais para o atendimento a estudantes com necessidades educacionais especiais. O segundo capítulo discorre sobre a metodologia. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, sendo que o procedimento para coleta de dados consistiu na utilização de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 20 professoras atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental e que possuíam alunos com necessidades educacionais especiais em 2009. As entrevistas aconteceram em quatro escolas públicas de Curitiba. O método para análise dos resultados obtidos foi Análise de Conteúdo, com o intuito de buscar os encaminhamentos pedagógicos curriculares utilizados na perspectiva da educação inclusiva e levantar indicadores para a reorientação do processo curricular e formação docente para a Educação Inclusiva. Sendo assim, o objetivo geral foi o de aprofundar estudos sobre o currículo escolar na perspectiva inclusiva e analisar a contribuição e organização do mesmo para o processo de inclusão escolar de estudantes com necessidades educacionais especiais que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental. O terceiro capítulo traz a análise dos dados a partir de três categorias: Educação Inclusiva; Acesso, participação e aprendizagem por meio do currículo escolar; e Formação continuada para os professores. Concluí-se que o currículo não deve ser concebido para que o aluno se adapte aos moldes que a escola oferece, mas sim como um campo aberto à diversidade. Um currículo fundamentado na perspectiva da inclusão precisa ser construído, de fato, pelo sistema educacional brasileiro, sendo necessário que a formação inicial e continuada caminhem para um adequado trabalho pedagógico que supere as práticas culturais e pedagógicas calcadas no preconceito e nas discriminações culturais, econômicas, físicas, emocionais, intelectuais e sensoriais.Abstract: The present dissertation care for curriculum school applied for students with special educational needs, having as questions: How are the professors working on class room the curriculum perspective for students with special educational needs? What guidings theoreticians-methodological has school been effecting regarding the curriculum for the special educational needs? The first capitulate has two parts. In a first moment, we present the contributions of the curricular theories for the definitions understanding that permeate the school curriculum. In the second moment, we care for way specify of the phases of the school curriculum for inclusive education, situating current perspectives for the assistance to students with special educational needs. The second chapter runs or flow over about the methodology. It was used the qualitative research, and the procedure for data collection consisted in the interviews semistructured utilization, accomplished with 20 acting teachers in the initial years of the fundamental teaching and that attended students with special educational needs in 2009. The interviews happened in four Education Municipal Net schools of Curitiba. The method for analysis of the obtained results was Content Analysis, with a view to seek the curricular pedagogical guidings used in the perspective of the inclusive education and to lift indicators for the reorientation of the curricular process and educational formation for the Inclusive Education. Being this way, the general goal was the one of deepen studies on the school curriculum in the inclusive perspective and to analyze the contribution and organization of the same for the students with school inclusion process special educational needs that frequent the initial years of the fundamental teaching. The third chapter brings the analysis from the data starting from three categories: Inclusive education; Access, participation and learning by means of the school curriculum; And Formation continued for the teachers. I concluded itself that the curriculum should not be conceived so that the student adapts to the molds that school offers, but yes as a field open to the diversity. A curriculum based in the inclusion perspective needs to be built, in fact, by the Brazilian educational system, being necessary that the initial and continued formation walk to an adequate pedagogical work that overcomes the cultural and pedagogical practices smashed in the prejudice and in the cultural, economic, physical, emotional, intellectual and sensory discriminations.153 f. : il. [algums color.], grafs.application/pdfDisponível em formato digitalEducação inclusiva - Curitiba (PR)Professores - Reciclagem profissionalEducação especial - CurriculosProfessores - FormaçãoDissertação - EducaçãoEducaçãoA escola e o professor frente ao currículo inclusivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdisser vanessa 13-10-10.pdfapplication/pdf4991674https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24663/1/disser%20vanessa%2013-10-10.pdf2750e3e2dce99a6a5aef92dddab77a34MD51open accessTEXTdisser vanessa 13-10-10.pdf.txtExtracted Texttext/plain256424https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24663/2/disser%20vanessa%2013-10-10.pdf.txt030833e8c4cfb64ab06c648d0b06af1fMD52open accessTHUMBNAILdisser vanessa 13-10-10.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24663/3/disser%20vanessa%2013-10-10.pdf.jpg699528b4a837865b777efe2d134d84eeMD53open access1884/246632020-09-22 09:53:29.558open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24663Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-22T12:53:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escola e o professor frente ao currículo inclusivo |
title |
A escola e o professor frente ao currículo inclusivo |
spellingShingle |
A escola e o professor frente ao currículo inclusivo Silva, Vanessa Caroline da Educação inclusiva - Curitiba (PR) Professores - Reciclagem profissional Educação especial - Curriculos Professores - Formação Dissertação - Educação Educação |
title_short |
A escola e o professor frente ao currículo inclusivo |
title_full |
A escola e o professor frente ao currículo inclusivo |
title_fullStr |
A escola e o professor frente ao currículo inclusivo |
title_full_unstemmed |
A escola e o professor frente ao currículo inclusivo |
title_sort |
A escola e o professor frente ao currículo inclusivo |
author |
Silva, Vanessa Caroline da |
author_facet |
Silva, Vanessa Caroline da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Moreira, Laura Ceretta Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vanessa Caroline da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva - Curitiba (PR) Professores - Reciclagem profissional Educação especial - Curriculos Professores - Formação Dissertação - Educação Educação |
topic |
Educação inclusiva - Curitiba (PR) Professores - Reciclagem profissional Educação especial - Curriculos Professores - Formação Dissertação - Educação Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Laura Ceretta Moreira |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-22T12:53:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-22T12:53:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/24663 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/24663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
153 f. : il. [algums color.], grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24663/1/disser%20vanessa%2013-10-10.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24663/2/disser%20vanessa%2013-10-10.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24663/3/disser%20vanessa%2013-10-10.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2750e3e2dce99a6a5aef92dddab77a34 030833e8c4cfb64ab06c648d0b06af1f 699528b4a837865b777efe2d134d84ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898727447855104 |