Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Andréa de Lara
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78984
Resumo: Orientadora: Maria Regina Ferreira da Costa
id UFPR_e05b813fbb4beb2d7b8b49b84d918e2c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78984
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Costa, Maria Regina Ferreira daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação FísicaMachado, Andréa de Lara2022-11-24T17:30:02Z2022-11-24T17:30:02Z2002https://hdl.handle.net/1884/78984Orientadora: Maria Regina Ferreira da CostaMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.Resumo: Este estudo analisou como o professor de Educação Física interveio frente aos conflitos de gênero, aos estereótipos sexuais e atitudes sexistas no cotidiano das aulas da 7a série "A" da Escola Estadual Amâncio Moro na cidade de Curitiba - PR. Enfatizo que este estudo teve como base as teorias feministas focadas na perspectiva da diferença, pois não pretendeu colocar em oposição homens e mulheres, mas aprofundar a necessidade de desconstrução da supremacia do gênero masculino sobre o feminino, em busca de igualdade política e social. Foram abordadas as seguintes questões: Como as meninas e os meninos se relacionaram e atuaram no grupo misto diante da intervenção do professor?; O que as meninas e os meninos aprenderam implícita e explicitamente no cotidiano das aulas através da intervenção do professor?; Quais atividades físicas foram desenvolvidas pelo professor com as meninas e os meninos?. Realizei a coleta das informações de março a dezembro de 2001 através do estudo de caso qualitativo, com a utilização de observação participante, entrevista semi-estruturada e diário de investigação. Pude constatar que o professor polarizava as atividades em suas aulas, as aulas de Educação Física correspondiam ao modelo masculino de atividades e relações, os conteúdos ministrados demonstravam uma educação dirigida ao desempenho dos que sabiam e as meninas sentiam-se inferiorizadas e julgavam-se incapazes de realizar as atividades propostas porque não possuíam o mesmo nível de experiência que os meninos. Alguns meninos tiveram resistências ao modelo apresentado pelo professor e, neste contexto, foram vítimas tanto quanto as meninas, pois ambos não tiveram liberdade de escolha.application/pdfGêneroEducaçao - Aspectos sociaisDocência e estereótipos de gênero nas aulas de educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANDREA DE LARA MACHADO.pdfapplication/pdf1417000https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78984/1/ANDREA%20DE%20LARA%20MACHADO.pdfda7f6b41052490b73ebecd8b767babb8MD51open access1884/789842022-11-24 14:30:02.986open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78984Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-24T17:30:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física
title Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física
spellingShingle Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física
Machado, Andréa de Lara
Gênero
Educaçao - Aspectos sociais
title_short Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física
title_full Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física
title_fullStr Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física
title_sort Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física
author Machado, Andréa de Lara
author_facet Machado, Andréa de Lara
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Costa, Maria Regina Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Andréa de Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Educaçao - Aspectos sociais
topic Gênero
Educaçao - Aspectos sociais
description Orientadora: Maria Regina Ferreira da Costa
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-24T17:30:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-24T17:30:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78984
url https://hdl.handle.net/1884/78984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78984/1/ANDREA%20DE%20LARA%20MACHADO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv da7f6b41052490b73ebecd8b767babb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860511790268416