Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/78984 |
Resumo: | Orientadora: Maria Regina Ferreira da Costa |
id |
UFPR_e05b813fbb4beb2d7b8b49b84d918e2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78984 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Costa, Maria Regina Ferreira daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação FísicaMachado, Andréa de Lara2022-11-24T17:30:02Z2022-11-24T17:30:02Z2002https://hdl.handle.net/1884/78984Orientadora: Maria Regina Ferreira da CostaMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.Resumo: Este estudo analisou como o professor de Educação Física interveio frente aos conflitos de gênero, aos estereótipos sexuais e atitudes sexistas no cotidiano das aulas da 7a série "A" da Escola Estadual Amâncio Moro na cidade de Curitiba - PR. Enfatizo que este estudo teve como base as teorias feministas focadas na perspectiva da diferença, pois não pretendeu colocar em oposição homens e mulheres, mas aprofundar a necessidade de desconstrução da supremacia do gênero masculino sobre o feminino, em busca de igualdade política e social. Foram abordadas as seguintes questões: Como as meninas e os meninos se relacionaram e atuaram no grupo misto diante da intervenção do professor?; O que as meninas e os meninos aprenderam implícita e explicitamente no cotidiano das aulas através da intervenção do professor?; Quais atividades físicas foram desenvolvidas pelo professor com as meninas e os meninos?. Realizei a coleta das informações de março a dezembro de 2001 através do estudo de caso qualitativo, com a utilização de observação participante, entrevista semi-estruturada e diário de investigação. Pude constatar que o professor polarizava as atividades em suas aulas, as aulas de Educação Física correspondiam ao modelo masculino de atividades e relações, os conteúdos ministrados demonstravam uma educação dirigida ao desempenho dos que sabiam e as meninas sentiam-se inferiorizadas e julgavam-se incapazes de realizar as atividades propostas porque não possuíam o mesmo nível de experiência que os meninos. Alguns meninos tiveram resistências ao modelo apresentado pelo professor e, neste contexto, foram vítimas tanto quanto as meninas, pois ambos não tiveram liberdade de escolha.application/pdfGêneroEducaçao - Aspectos sociaisDocência e estereótipos de gênero nas aulas de educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANDREA DE LARA MACHADO.pdfapplication/pdf1417000https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78984/1/ANDREA%20DE%20LARA%20MACHADO.pdfda7f6b41052490b73ebecd8b767babb8MD51open access1884/789842022-11-24 14:30:02.986open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78984Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-24T17:30:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física |
title |
Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física |
spellingShingle |
Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física Machado, Andréa de Lara Gênero Educaçao - Aspectos sociais |
title_short |
Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física |
title_full |
Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física |
title_fullStr |
Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física |
title_sort |
Docência e estereótipos de gênero nas aulas de educação física |
author |
Machado, Andréa de Lara |
author_facet |
Machado, Andréa de Lara |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Costa, Maria Regina Ferreira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Andréa de Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Educaçao - Aspectos sociais |
topic |
Gênero Educaçao - Aspectos sociais |
description |
Orientadora: Maria Regina Ferreira da Costa |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-24T17:30:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-24T17:30:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/78984 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/78984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78984/1/ANDREA%20DE%20LARA%20MACHADO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da7f6b41052490b73ebecd8b767babb8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860511790268416 |