Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canhete, Marcus Vinicius Urbinatti, 1982-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26864
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
id UFPR_e0e5cc30395183571a5bdd943d046753
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26864
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Canhete, Marcus Vinicius Urbinatti, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-2020-09-22T18:26:46Z2020-09-22T18:26:46Z2011https://hdl.handle.net/1884/26864Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2011Inclui bibliografiasResumo: Este trabalho busca entender como as Inovações no ensino (mudança deliberada e conscientemente assumida visando uma melhoria de uma ação educativa), presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências (PCN), estão sendo disseminadas. A análise abordou aspectos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da História e Filosofia da Ciência (HFC). A partir de um estudo exploratório escolheu-se o livro didático de Ciências como o objeto de investigação, pela importância que este instrumento tem nas salas de aula e também pela constante avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que respeita as orientações emanadas dos PCNs. Apoiando-se teoricamente nos pressupostos da Análise de Conteúdo e tomando como base o PNLD 2011, foram estabelecidas categorias de avaliação aplicáveis às temáticas Poluição e Astronomia, indicativas respectivamente da presença do enfoque CTS e HFC, em três coleções aprovadas pelo PNLD 2011. Os resultados obtidos indicaram que o Guia PNLD não oferece informações suficientemente claras para avaliar a presença das inovações nos livros de Ciências, mas as coleções analisadas já incluem algumas delas, mesmo que de forma insuficiente para promover uma transformação no ensino de Ciências.Abstract: This paper seeks to understand how innovations in education (deliberated and conscious change aiming an improvement of an educational activity), present in the Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências (PCN), have been disseminated. The analysis discussed aspects of the focus on Science, Technology and Society (CTS) and of History and Philosophy of Science (HFC). Based on an exploratory study, the science textbook has been chosen as the object of investigation, given its importance in the classroom and the permanent evaluation of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), respecting the orientations derived from PCNs. Theoretically supported by the assumptions of Content Analysis and building on the PNLD 2011, evaluation categories applied to the theme of Pollution and Astronomy have been established. These themes were taken as an indicative of the presence of the CTS and HFC foci, in three textbook collections approved by PNLD 2011. The results obtained suggested that the PNLD Guide does not provide clear enough information to evaluate the presence of innovation in science textbooks. However, the analyzed collections already include some of them, even if in an insufficient manner to promote transformation in science teaching.viii, 83 f. : il. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoCiências (Primeiro grau)Ciencias (Secundario)Inovações educacionaisLivros didáticos - AvaliaçãoEducaçãoOs PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCUS VINICIUS URBINATTI CANHETE.pdfapplication/pdf10061024https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26864/1/R%20-%20D%20-%20MARCUS%20VINICIUS%20URBINATTI%20CANHETE.pdfe93ba4c19086430803ebb90bb468f81cMD51open access1884/268642020-09-22 15:26:47.008open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26864Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-22T18:26:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências
title Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências
spellingShingle Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências
Canhete, Marcus Vinicius Urbinatti, 1982-
Dissertações - Educação
Ciências (Primeiro grau)
Ciencias (Secundario)
Inovações educacionais
Livros didáticos - Avaliação
Educação
title_short Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências
title_full Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências
title_fullStr Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências
title_full_unstemmed Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências
title_sort Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências
author Canhete, Marcus Vinicius Urbinatti, 1982-
author_facet Canhete, Marcus Vinicius Urbinatti, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Canhete, Marcus Vinicius Urbinatti, 1982-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
contributor_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Ciências (Primeiro grau)
Ciencias (Secundario)
Inovações educacionais
Livros didáticos - Avaliação
Educação
topic Dissertações - Educação
Ciências (Primeiro grau)
Ciencias (Secundario)
Inovações educacionais
Livros didáticos - Avaliação
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-22T18:26:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-22T18:26:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26864
url https://hdl.handle.net/1884/26864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 83 f. : il. ; 30 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26864/1/R%20-%20D%20-%20MARCUS%20VINICIUS%20URBINATTI%20CANHETE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e93ba4c19086430803ebb90bb468f81c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860683766169600