Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/26864 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia |
id |
UFPR_e0e5cc30395183571a5bdd943d046753 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26864 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Canhete, Marcus Vinicius Urbinatti, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-2020-09-22T18:26:46Z2020-09-22T18:26:46Z2011https://hdl.handle.net/1884/26864Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2011Inclui bibliografiasResumo: Este trabalho busca entender como as Inovações no ensino (mudança deliberada e conscientemente assumida visando uma melhoria de uma ação educativa), presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências (PCN), estão sendo disseminadas. A análise abordou aspectos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da História e Filosofia da Ciência (HFC). A partir de um estudo exploratório escolheu-se o livro didático de Ciências como o objeto de investigação, pela importância que este instrumento tem nas salas de aula e também pela constante avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que respeita as orientações emanadas dos PCNs. Apoiando-se teoricamente nos pressupostos da Análise de Conteúdo e tomando como base o PNLD 2011, foram estabelecidas categorias de avaliação aplicáveis às temáticas Poluição e Astronomia, indicativas respectivamente da presença do enfoque CTS e HFC, em três coleções aprovadas pelo PNLD 2011. Os resultados obtidos indicaram que o Guia PNLD não oferece informações suficientemente claras para avaliar a presença das inovações nos livros de Ciências, mas as coleções analisadas já incluem algumas delas, mesmo que de forma insuficiente para promover uma transformação no ensino de Ciências.Abstract: This paper seeks to understand how innovations in education (deliberated and conscious change aiming an improvement of an educational activity), present in the Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências (PCN), have been disseminated. The analysis discussed aspects of the focus on Science, Technology and Society (CTS) and of History and Philosophy of Science (HFC). Based on an exploratory study, the science textbook has been chosen as the object of investigation, given its importance in the classroom and the permanent evaluation of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), respecting the orientations derived from PCNs. Theoretically supported by the assumptions of Content Analysis and building on the PNLD 2011, evaluation categories applied to the theme of Pollution and Astronomy have been established. These themes were taken as an indicative of the presence of the CTS and HFC foci, in three textbook collections approved by PNLD 2011. The results obtained suggested that the PNLD Guide does not provide clear enough information to evaluate the presence of innovation in science textbooks. However, the analyzed collections already include some of them, even if in an insufficient manner to promote transformation in science teaching.viii, 83 f. : il. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoCiências (Primeiro grau)Ciencias (Secundario)Inovações educacionaisLivros didáticos - AvaliaçãoEducaçãoOs PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCUS VINICIUS URBINATTI CANHETE.pdfapplication/pdf10061024https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26864/1/R%20-%20D%20-%20MARCUS%20VINICIUS%20URBINATTI%20CANHETE.pdfe93ba4c19086430803ebb90bb468f81cMD51open access1884/268642020-09-22 15:26:47.008open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26864Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-22T18:26:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências |
title |
Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências |
spellingShingle |
Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências Canhete, Marcus Vinicius Urbinatti, 1982- Dissertações - Educação Ciências (Primeiro grau) Ciencias (Secundario) Inovações educacionais Livros didáticos - Avaliação Educação |
title_short |
Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências |
title_full |
Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências |
title_fullStr |
Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências |
title_full_unstemmed |
Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências |
title_sort |
Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de ciências |
author |
Canhete, Marcus Vinicius Urbinatti, 1982- |
author_facet |
Canhete, Marcus Vinicius Urbinatti, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canhete, Marcus Vinicius Urbinatti, 1982- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951- |
contributor_str_mv |
Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Educação Ciências (Primeiro grau) Ciencias (Secundario) Inovações educacionais Livros didáticos - Avaliação Educação |
topic |
Dissertações - Educação Ciências (Primeiro grau) Ciencias (Secundario) Inovações educacionais Livros didáticos - Avaliação Educação |
description |
Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-22T18:26:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-22T18:26:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/26864 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/26864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 83 f. : il. ; 30 cm. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26864/1/R%20-%20D%20-%20MARCUS%20VINICIUS%20URBINATTI%20CANHETE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e93ba4c19086430803ebb90bb468f81c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860683766169600 |