Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54591 |
Resumo: | Orientadora : Andréa Ceccatto |
id |
UFPR_e11dc02517fb311909c6f6fc7b4c7f94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54591 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Tonello, Inês Roseli SoaresCeccatto, Andréa de Paula, 1960-Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-11T14:10:12Z2019-12-11T14:10:12Z2016https://hdl.handle.net/1884/54591Orientadora : Andréa CeccattoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O estudo a seguir busca identificar como está ocorrendo a formação dos professores que atuam junto a alunos do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, na Educação Especial. Faz referência sobre como as pessoas com deficiência intelectual aprendem. Também menciona a importância do docente estar preparado para fazer as adequações necessárias nos conteúdos a serem estudados. Salienta as dificuldades significativas apresentadas pelos alunos no processo ensino/aprendizagem e a necessidade do professor reconhecer na sua prática pedagógica a condição de acesso destas pessoas ao conhecimento. Considera que a partir da compreensão sobre a formação destes docentes será possível discutir temas referentes a Modalidade de Educação Especial. Logo, a possibilidade de apontar soluções para problemas no processo educacional das pessoas que aprendem de forma diferente do padrão e com necessidade de tempo maior para acessar as informações. Esta pesquisa promove a análise de como estes profissionais estão inseridos no contexto da reflexão, e, a relevância de propor a formação continuada que atenda as dificuldades apresentadas na realidade escolar enfrentada diante dos desafios inerentes ao ensino de pessoas com graves deficiências intelectuais.16 p.application/pdfEnsino fundamentalProfessores - FormaçãoFormação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - INES ROSELI SOARES TONELLO.pdfapplication/pdf509833https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54591/1/R%20-%20E%20-%20INES%20ROSELI%20SOARES%20TONELLO.pdf688f7c1422a010855f074e644bb0e897MD51open access1884/545912019-12-11 11:10:12.493open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54591Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-11T14:10:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais |
title |
Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais |
spellingShingle |
Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais Tonello, Inês Roseli Soares Ensino fundamental Professores - Formação |
title_short |
Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais |
title_full |
Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais |
title_fullStr |
Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais |
title_sort |
Formação inicial e continuada dos professores da escola de educação básica : modalidade de educação especial ensino fundamental / anos iniciais |
author |
Tonello, Inês Roseli Soares |
author_facet |
Tonello, Inês Roseli Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonello, Inês Roseli Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Professores - Formação |
topic |
Ensino fundamental Professores - Formação |
description |
Orientadora : Andréa Ceccatto |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-11T14:10:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-11T14:10:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54591 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
16 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54591/1/R%20-%20E%20-%20INES%20ROSELI%20SOARES%20TONELLO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
688f7c1422a010855f074e644bb0e897 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860436537114624 |