Aprendizagem filosófica a partir do uso de textos filosóficos nas aulas de Filosofia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valese, Rui
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/31916
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Geraldo B. Horn
id UFPR_e23da8eccd1a94a0b9bcbda60ac95e40
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/31916
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Valese, RuiUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHorn, Geraldo Balduíno2020-08-06T14:15:10Z2020-08-06T14:15:10Z2013https://hdl.handle.net/1884/31916Orientador: Prof. Dr. Geraldo B. HornTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/06/2013Bibliografia: fls. 145-152Linha de pesquisa: Cultura, escola e ensinoResumo: A aprovação, em 2008, da Filosofia como disciplina obrigatória no currículo das séries finais da Educação Básica, coloca o seu ensino, as pesquisas e os debates acerca do mesmo num outro patamar: o da legitimação de sua presença na formação dos jovens desta etapa da educação. Este estudo parte de uma pesquisa empírica e busca contribuir com este novo momento, buscando responder à seguinte questão: de que maneira a leitura de textos clássicos de Filosofia pode contribuir para uma aprendizagem filosófica significativa? Apresenta uma metodologia do ensino de Filosofia, tomando os seus textos clássicos como tecnologia central do processo. A pesquisa empírica foi realizada com duas turmas de Ensino Médio do período matutino do Col. Est. Dep. Arnaldo Faivro Busato de Pinhais. Durante dois anos desenvolveu-se uma metodologia para a leitura e estudo de textos filosóficos que foi sendo aplicada e aperfeiçoada ao longo da mesma. Dividida em cinco momentos, não necessariamente subsequentes: provocação, aproximação, investigação, sistematização e ressignificação. Os dados empíricos mostraram que, apesar da deficiência na capacidade leitora da maioria dos sujeitos discentes envolvidos na pesquisa, fruto de um baixo capital cultural e das pressões do mundo do agir imediato a que os jovens nesta etapa da educação estão submetidos, é possível realizar uma aprendizagem filosófica significativa a partir de seus textos, desde que a leitura e o estudo dos mesmos sejam planejados e adequados a esta etapa. A extensão dos textos a serem lidos e estudados, assim como a sua complexidade devem ser pensadas em termos progressivos e adequados à turma com a qual se estiver trabalhando. Agindo desta forma, é possível uma aprendizagem filosófica significativa que possibilite, na perspectiva de Agnes Heller, uma recepção completa da Filosofia - saber pensar, saber viver, saber agir - o que poderá levar os jovens à apropriação de uma linguagem de segurança, capaz de lhes permitir pensar e agir sobre a realidade como sujeitos autônomos.Abstract: After becoming a compulsory subject of the later years of High School curriculum, in 2008, Philosophy is been taken to another level, in terms of teaching, researches and debates, which means the legitimacy of its presence in the formation of young people in that stage of education. This study starts off with an empirical research and seeks to contribute to answering the following question at this new moment: how can the classic philosophical texts help students learn Philosophy significantly? It presents a methodology for teaching Philosophy that considers its classic texts as the most important technology in the process. The empirical research was carried out in two High School morning groups of Col. Est. Dep. Arnaldo Faivro Busato, in Pinhais - PR. A methodology for reading and studying philosophical texts has been developed, applied and improved for two years. It has been divided into five stages, which were not necessarily subsequential: elicitation, approach, investigation, systematization and resignification. The majority of students involved in the research have reading skills deficiencies, because of the low cultural capital and the immediatism to which teenagers are subjected. However, the empirical data show that it is possible to foster significant learning from reading and studying the philosophical texts, as long as they are planned and suitable to that stage. The size of the text to be read, as well as its complexity, should be considered in progressive terms and adequate to the group you are teaching. This way, it is possible to have significant philosophical learning that promotes a complete reception of Philosophy, which according to Agnes Heller, means: know how to think, know how to live, know how to act. This can lead young people to acquire a safety language that might enable them to think and act on reality as autonomous subjects.183 f. : il. [algumas color.], tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesFilosofia - Estudo e ensinoPratica de ensinoEducaçãoAprendizagem filosófica a partir do uso de textos filosóficos nas aulas de Filosofia no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - RUI VALESE.pdfapplication/pdf3605430https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31916/1/R%20-%20T%20-%20RUI%20VALESE.pdf95e19b7e73bec169f5ad126d756619c2MD51open accessTEXTR - T - RUI VALESE.pdf.txtExtracted Texttext/plain459028https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31916/2/R%20-%20T%20-%20RUI%20VALESE.pdf.txtc15d19f49e274d3202ba0da39fb7ddb7MD52open accessTHUMBNAILR - T - RUI VALESE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31916/3/R%20-%20T%20-%20RUI%20VALESE.pdf.jpg9529a5e6de62e57df21e2a043db43180MD53open access1884/319162020-08-06 11:15:11.075open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/31916Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-06T14:15:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem filosófica a partir do uso de textos filosóficos nas aulas de Filosofia no ensino médio
title Aprendizagem filosófica a partir do uso de textos filosóficos nas aulas de Filosofia no ensino médio
spellingShingle Aprendizagem filosófica a partir do uso de textos filosóficos nas aulas de Filosofia no ensino médio
Valese, Rui
Teses
Filosofia - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Educação
title_short Aprendizagem filosófica a partir do uso de textos filosóficos nas aulas de Filosofia no ensino médio
title_full Aprendizagem filosófica a partir do uso de textos filosóficos nas aulas de Filosofia no ensino médio
title_fullStr Aprendizagem filosófica a partir do uso de textos filosóficos nas aulas de Filosofia no ensino médio
title_full_unstemmed Aprendizagem filosófica a partir do uso de textos filosóficos nas aulas de Filosofia no ensino médio
title_sort Aprendizagem filosófica a partir do uso de textos filosóficos nas aulas de Filosofia no ensino médio
author Valese, Rui
author_facet Valese, Rui
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Valese, Rui
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Horn, Geraldo Balduíno
contributor_str_mv Horn, Geraldo Balduíno
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Filosofia - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Educação
topic Teses
Filosofia - Estudo e ensino
Pratica de ensino
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Geraldo B. Horn
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-06T14:15:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-06T14:15:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/31916
url https://hdl.handle.net/1884/31916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 f. : il. [algumas color.], tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31916/1/R%20-%20T%20-%20RUI%20VALESE.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31916/2/R%20-%20T%20-%20RUI%20VALESE.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31916/3/R%20-%20T%20-%20RUI%20VALESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 95e19b7e73bec169f5ad126d756619c2
c15d19f49e274d3202ba0da39fb7ddb7
9529a5e6de62e57df21e2a043db43180
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898846930993152