O ensino coletivo de instrumentos musicais no ensino superior a partir de uma visão socioconstrutivista da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Battisti, Dayane
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73370
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújo
id UFPR_e40c18ed21b4c6fca41f98b65aa51cc1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73370
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Battisti, DayaneUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaAraújo, Rosane Cardoso de, 1968-2022-03-22T15:35:46Z2022-03-22T15:35:46Z2020https://hdl.handle.net/1884/73370Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de AraújoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 06/04/2020Inclui referências: p. 178-194Resumo: A presente tese tem como tema o processo de construção da aprendizagem musical no ensino coletivo de instrumentos musicais (ECIM) no ensino superior. O objetivo principal foi identificar os elementos desse processo a partir da percepção e prática de professores de Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Paraná. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre o ECIM, apresentando aspectos históricos e pedagógicos, seguida de um levantamento de teses e dissertações brasileiras sobre o ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas, sopro, cordas dedilhadas, teclado, percussão, orquestras e outras formações instrumentais. O referencial teórico utilizado partiu de uma visão socioconstrutivista para compreender o processo de construção da aprendizagem musical e, a partir das ideias de Jackie Wiggins, foram definidos dez elementos desse processo que também foram utilizados como categorias de análise para discutir os dados coletados: (1) compreensão de conceitos musicais; (2) consciência dos objetivos; (3) experiência da "vida real"; (4) processo holístico, contextual e não necessariamente sequencial; (5) agência musical; (6) vulnerabilidade; (7) ambiente seguro e acolhedor; (8) iniciativa e engajamento ativo e atento; (9) processo social; e (10) resolução de problemas. A coleta de dados compreendeu duas fases: na primeira foi realizado um survey com professores de ECIM de IES do Paraná e a partir das respostas do questionário, foram selecionados dois professores para realização de um estudo de casos cujos dados foram coletados por meio de entrevistas e observação de aulas. Como resultados, foram identificados exemplos de cada um dos dez elementos das categorias de análise definidos a priori, nos dados coletados durante as duas fases da pesquisa, tornando possível visualizar como essas situações de aprendizagem são vislumbradas na prática e propondo reflexões sobre estratégias dos professores para potencializar a aprendizagem dos estudantes a partir da consideração de cada um desses elementos do processo de construção da aprendizagem. A resolução de problemas é apontada como estratégia didática capaz de envolver todos os elementos citados, pois, ao resolver problemas, os estudantes se engajam de forma ativa e atenta, em experiências holísticas, reais, contextuais e nem sempre sequenciais, tendo consciência dos objetivos, equilibrando vulnerabilidade e agência em um ambiente seguro e acolhedor, e interagindo socialmente com seus pares enquanto constroem sua compreensão de conceitos musicais.Abstract: This thesis addresses the process of constructing musical understanding in instrumental classroom in higher education. The main goal was to identify the elements of this process from the perception and practice of teachers from Higher Education Institutions in the state of Paraná. Therefore, a literature review on instrumental classroom was carried out, presenting historical and pedagogical aspects, followed by a survey of Brazilian theses and dissertations about instrumental classrooms of bowed string, wind, plucked strings, keyboard, percussion, orchestras and other ensembles. Theoretical framework was built upon a social constructivist view of learning, seeking to explain the process of constructing musical understanding and, based on Jackie Wiggins' ideas, ten elements of this process were defined, and this elements were also used as categories of analysis to discuss the data collected: (1) conceptual understanding in music; (2) knowing the goal; (3) "real life" experience; (4) holistic, contextual and not necessarily sequential; (5) musical agency; (6) vulnerability; (7) safe and supportive environment; (8) initiative and mindful, active engagement; (9) social process; and (10) problem solving. Data collection comprised two phases: in the first one, a survey was conducted with instrumental classroom teachers from universities in Paraná. From the survey answers, two teachers were selected to participate in a case study and the data was collected through interviews and class observations. In the results, examples of each of these elements were identified in the data collected during the two phases of the research, making it possible to visualize how these learning situations might look like in practice and proposing reflections on teachers' strategies to enhance the students' learning from consideration of each of these elements of the construction of understanding process. Problem solving is pointed out as a didactic strategy capable of involving all the elements mentioned, because when solving problems, students engage actively and mindful, in holistic, real, contextual and not necessarily sequential experiences, being aware of the goals, balancing vulnerability and agency in a safe and supportive environment, and socially interacting with peers while constructing their understanding of musical204 p. : il. (algumas color.).application/pdfInstrumentos musicais - Estudo e ensinoMusica - Aspectos sociaisMúsicaEnsino superiorO ensino coletivo de instrumentos musicais no ensino superior a partir de uma visão socioconstrutivista da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - DAYANE BATTIST.pdfapplication/pdf36276571https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73370/1/R%20-%20T%20-%20DAYANE%20BATTIST.pdfbf3b4a196172e265f835a787682035d6MD51open access1884/733702022-03-22 12:35:46.527open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73370Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-22T15:35:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino coletivo de instrumentos musicais no ensino superior a partir de uma visão socioconstrutivista da aprendizagem
title O ensino coletivo de instrumentos musicais no ensino superior a partir de uma visão socioconstrutivista da aprendizagem
spellingShingle O ensino coletivo de instrumentos musicais no ensino superior a partir de uma visão socioconstrutivista da aprendizagem
Battisti, Dayane
Instrumentos musicais - Estudo e ensino
Musica - Aspectos sociais
Música
Ensino superior
title_short O ensino coletivo de instrumentos musicais no ensino superior a partir de uma visão socioconstrutivista da aprendizagem
title_full O ensino coletivo de instrumentos musicais no ensino superior a partir de uma visão socioconstrutivista da aprendizagem
title_fullStr O ensino coletivo de instrumentos musicais no ensino superior a partir de uma visão socioconstrutivista da aprendizagem
title_full_unstemmed O ensino coletivo de instrumentos musicais no ensino superior a partir de uma visão socioconstrutivista da aprendizagem
title_sort O ensino coletivo de instrumentos musicais no ensino superior a partir de uma visão socioconstrutivista da aprendizagem
author Battisti, Dayane
author_facet Battisti, Dayane
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Battisti, Dayane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Rosane Cardoso de, 1968-
contributor_str_mv Araújo, Rosane Cardoso de, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Instrumentos musicais - Estudo e ensino
Musica - Aspectos sociais
Música
Ensino superior
topic Instrumentos musicais - Estudo e ensino
Musica - Aspectos sociais
Música
Ensino superior
description Orientadora: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújo
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-22T15:35:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-22T15:35:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73370
url https://hdl.handle.net/1884/73370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 204 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73370/1/R%20-%20T%20-%20DAYANE%20BATTIST.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bf3b4a196172e265f835a787682035d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860620410159104