Pobreza e violência escolar : suas interrelações em estudo de caso na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53774 |
Resumo: | Orientador : Prof.Me. Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira |
id |
UFPR_e467d4e0c470ff6d9a668d0ea62ced9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53774 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Kiatcoski, Sandra Maria SirinoPereira, Jocilene Gordiano Lima TomazUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-08-04T16:59:31Z2021-08-04T16:59:31Z2016https://hdl.handle.net/1884/53774Orientador : Prof.Me. Jocilene Gordiano Lima Tomaz PereiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão acerca da pobreza e violência escolar, realizando um estudo de caso na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda. Proponho analisar as inter-relações da pobreza e da violência escolar que a partir da desigualdade se relacionam tanto nos aspectos sociais, pedagógicos e pessoais do sujeito que se encontra em situação de pobreza na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda, localizada no município de Cascavel - PR. Buscando, nesse contexto, analisar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) dessa escola e se atende os desafios postos pela realidade e as orientações e normas vigentes sobre a temática contidas no ECA. Dessa forma os objetivos específicos deste artigo, são: apresentar sucintamente o histórico da escola da qual o estudo de caso ocorre, proporcionar uma reflexão acerca das causas da pobreza e a forma como elas impulsionam a violência no Âmbito escolar, ademais realizar uma breve análise sobre o programa Bolsa família, e famílias acolhedoras, pontuando sua relação com a postura dos alunos, bem como pontuar a forma como o Projeto Político Pedagógico da Escola tem contemplado tais questões. Considerando que apesar de toda essa problemática o PPP da escola traz em sua redação apenas uma menção acerca da pobreza de forma bastante sucinta não contemplando as dificuldades que a escola enfrenta devido a essa condição, no entanto os professores apresentam consciência a respeito do assunto e buscam implementar propostas e medidas de combate a essa problemática. Com o registro de casos de famílias da comunidade que atuam enquanto famílias acolhedoras, observou-se que o ingresso dessas crianças na escola contribuiu para o acréscimo de incidentes violentos, sendo necessário ressaltar que essas crianças se encontram nessa condição em razão de vivenciarem uma realidade familiar desestruturada e muitas vezes se expressando através da violência por não saberem como externalizar o sofrimento. Necessitando do olhar direcionado a escola, seus sujeitos, suas complexidades e rotinas, fazer as indagações sobre suas condições concretas, sua história, seu entorno e sua organização interna, buscando novas possibilidades sobre currículo.1 arquivo (26 p.).application/pdfEducação ruralViolencia escolarPobrezaPobreza e violência escolar : suas interrelações em estudo de caso na Escola Estadual do Campo Jangada da Tabordainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SANDRA MARIA SIRINO KIATCOSKI.pdfapplication/pdf478094https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53774/1/R%20-%20E%20-%20SANDRA%20MARIA%20SIRINO%20KIATCOSKI.pdfa826974467b5f596d20b759f8336d7cdMD51open access1884/537742021-08-04 13:59:31.55open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53774Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-04T16:59:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pobreza e violência escolar : suas interrelações em estudo de caso na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda |
title |
Pobreza e violência escolar : suas interrelações em estudo de caso na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda |
spellingShingle |
Pobreza e violência escolar : suas interrelações em estudo de caso na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda Kiatcoski, Sandra Maria Sirino Educação rural Violencia escolar Pobreza |
title_short |
Pobreza e violência escolar : suas interrelações em estudo de caso na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda |
title_full |
Pobreza e violência escolar : suas interrelações em estudo de caso na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda |
title_fullStr |
Pobreza e violência escolar : suas interrelações em estudo de caso na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda |
title_full_unstemmed |
Pobreza e violência escolar : suas interrelações em estudo de caso na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda |
title_sort |
Pobreza e violência escolar : suas interrelações em estudo de caso na Escola Estadual do Campo Jangada da Taborda |
author |
Kiatcoski, Sandra Maria Sirino |
author_facet |
Kiatcoski, Sandra Maria Sirino |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Pereira, Jocilene Gordiano Lima Tomaz Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kiatcoski, Sandra Maria Sirino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação rural Violencia escolar Pobreza |
topic |
Educação rural Violencia escolar Pobreza |
description |
Orientador : Prof.Me. Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-04T16:59:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-04T16:59:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53774 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (26 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53774/1/R%20-%20E%20-%20SANDRA%20MARIA%20SIRINO%20KIATCOSKI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a826974467b5f596d20b759f8336d7cd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860272847060992 |