Arte e timidez no contexto escolar : uma reflexão acerca do uso de produções artísticas na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Gabriella Apolidoro
Data de Publicação: 2021
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/85171
Resumo: Orientadora: Prof(a). Dr(a). Tania Stoltz
id UFPR_e499c223f44ccd5f4442caea8a6a0bcf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/85171
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em PedagogiaStoltz, Tania, 1963-Duarte, Gabriella Apolidoro2023-11-23T19:14:47Z2023-11-23T19:14:47Z2021https://hdl.handle.net/1884/85171Orientadora: Prof(a). Dr(a). Tania StoltzTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em PedagogiaInclui referênciasResumo : Este trabalho tem como tema a arte e a timidez no contexto escolar, uma reflexão acerca do uso de produções artísticas e criativas na aprendizagem de estudantes tímidos. Tendo como objetivo compreender como as produções artísticas e criativas podem contribuir no processo de aprendizagem de crianças tímidas do Ensino Fundamental I. A pesquisa empírica foi realizada em uma escola privada na região central de Curitiba, tendo como participantes dois estudantes tímidos e quatro professores das turmas do Ensino Fundamental I. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: questionário, entrevista e diário de bordo. Como resultado, pode-se pontuar, a partir da revisão integrativa realizada, que as produções artísticas podem influenciar na aprendizagem dos estudantes tímidos. Contudo, não é válido afirmar que auxiliam na aprendizagem de todos os indivíduos com timidez, visto que a subjetividade torna evidente as diferenças com a conexão artística, como observado no estudo empírico. Ao longo deste trabalho foi possível evidenciar que a aprendizagem escolar é influenciada, principalmente, pelas relações sociais. Estas, por sua vez, estão em defasagem quando se trata de estudantes tímidos, visto que, dentre as principais características da timidez estão o medo de rejeição, a vergonha e a dificuldade de falar em público, bem como a ansiedade frente a contextos desconhecidos, por vezes dificultando sua postura frente às relações sociaisAbstract : This work has as its theme art and shyness in the school context, a reflection on the use of artistic and creative productions in the learning of shy students. Aiming to understand how artistic and creative productions con contribute to the learning process of shy children Elementary School I. The empirical research was carried out in a private school in the central region of Curitiba, participants were two shy students and four teachers from the Elementary School I classes. A data collection instruments were used: questionnaire, interview and logbook. As a result, it can be scored, from the integrative review performed, that artistic productions can influence the learning of shy students. However, it is not valid to state that they assist in the learning of all individuals with shyness, since subjectivity makes evident the differences with the artistic connection, as observed in the empirical study. Throughout this work, it was possible to evidence that school learning is mainly influenced by social relations. These, is turn, are out of step when it comes to shy students, since, among the main characteristic of shyness are the fear of rejection, shame an difficulty in speaking in public, as well as anxiety in the face of unknown contexts, sometimes hindering their attitude to social relations1 recurso online : PDF.application/pdfTimidezArte na educaçãoEnsino aprendizagemArte e timidez no contexto escolar : uma reflexão acerca do uso de produções artísticas na aprendizagemTCC Graduação Digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR_G_GABRIELLA_APOLIDORO_DUARTE.pdfapplication/pdf1022935https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85171/1/R_G_GABRIELLA_APOLIDORO_DUARTE.pdfaff5a8b107dcddddc8591e17a5db489cMD51open access1884/851712023-11-23 16:14:47.561open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85171Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-11-23T19:14:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Arte e timidez no contexto escolar : uma reflexão acerca do uso de produções artísticas na aprendizagem
title Arte e timidez no contexto escolar : uma reflexão acerca do uso de produções artísticas na aprendizagem
spellingShingle Arte e timidez no contexto escolar : uma reflexão acerca do uso de produções artísticas na aprendizagem
Duarte, Gabriella Apolidoro
Timidez
Arte na educação
Ensino aprendizagem
title_short Arte e timidez no contexto escolar : uma reflexão acerca do uso de produções artísticas na aprendizagem
title_full Arte e timidez no contexto escolar : uma reflexão acerca do uso de produções artísticas na aprendizagem
title_fullStr Arte e timidez no contexto escolar : uma reflexão acerca do uso de produções artísticas na aprendizagem
title_full_unstemmed Arte e timidez no contexto escolar : uma reflexão acerca do uso de produções artísticas na aprendizagem
title_sort Arte e timidez no contexto escolar : uma reflexão acerca do uso de produções artísticas na aprendizagem
author Duarte, Gabriella Apolidoro
author_facet Duarte, Gabriella Apolidoro
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Gabriella Apolidoro
contributor_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Timidez
Arte na educação
Ensino aprendizagem
topic Timidez
Arte na educação
Ensino aprendizagem
description Orientadora: Prof(a). Dr(a). Tania Stoltz
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-23T19:14:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-23T19:14:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv TCC Graduação Digital
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/85171
url https://hdl.handle.net/1884/85171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85171/1/R_G_GABRIELLA_APOLIDORO_DUARTE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aff5a8b107dcddddc8591e17a5db489c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823526986678534144