A neuroeducação e sua importância na formação continuada de profissionais da Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/38086 |
Resumo: | Orientador: Carlos Eduardo Pillegi de Souza |
id |
UFPR_e5ed0957f96c3d1e6961c4601243383d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38086 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Santos, Marina Rosa Stec dos, 1992-Cunha, Regiane Stafim daSallai, Claudia Maria, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-2022-09-19T18:09:45Z2022-09-19T18:09:45Z2013https://hdl.handle.net/1884/38086Orientador: Carlos Eduardo Pillegi de SouzaCoorientadora: Claudia Maria Sallai TanhoffeTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : A atualização profissional na área de Educação tem se tornado cada vez mais necessária em decorrência do grande fluxo de novas informações e conhecimentos. Nesse contexto, as atividades de formação continuada têm desempenhado o papel de amenizar os problemas relacionados a essa desatualização e mesmo a deficiências na formação inicial. Entre os conhecimentos que podem ter sido pouco explorados ou mesmo inexplorados durante a formação desses profissionais estão aqueles relativos à Neuroeducação, área que engloba conhecimentos neurocientíficos relacionados ao campo educacional. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar atividades de formação continuada sobre Neuroeducação para profissionais da Educação Básica e a perspectiva desses sobre essa área de estudo. Para isso foram acompanhados um curso e duas palestras realizadas em três colégios da região de Curitiba, que resultaram na análise dos conteúdos abordados nessas atividades formativas, análise da visão dos participantes em relação ao tema, bem como da palestrante, por meio de questionários respondidos ao final das atividades. Dentre os temas abordados nas palestras e curso estão a aprendizagem, a memória, a atenção, os ritmos biológicos e o funcionamento do sistema nervoso. A exploração das respostas dos questionários apontou que estes profissionais consideram haver relação entre as Neurociências e a Educação, e que eles conseguem correlacioná-la com situações do cotidiano escolar.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderProfessores - FormaçãoEnsino fundamentalA neuroeducação e sua importância na formação continuada de profissionais da Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Marina S dos Santos e Regiane S da Cunha.pdfapplication/pdf860299https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38086/1/TCC%20Marina%20S%20dos%20Santos%20e%20Regiane%20S%20da%20Cunha.pdfd2a546f95b363538cf80530ddb9b2ff9MD51open accessTEXTTCC Marina S dos Santos e Regiane S da Cunha.pdf.txtExtracted Texttext/plain79429https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38086/2/TCC%20Marina%20S%20dos%20Santos%20e%20Regiane%20S%20da%20Cunha.pdf.txt71fed6d3465b4a1f23e43b68cb8d8eb8MD52open accessTHUMBNAILTCC Marina S dos Santos e Regiane S da Cunha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38086/3/TCC%20Marina%20S%20dos%20Santos%20e%20Regiane%20S%20da%20Cunha.pdf.jpg062d43cb0cfbfb3cf233a32101b02614MD53open access1884/380862022-09-19 15:09:45.352open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38086Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T18:09:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A neuroeducação e sua importância na formação continuada de profissionais da Educação Básica |
title |
A neuroeducação e sua importância na formação continuada de profissionais da Educação Básica |
spellingShingle |
A neuroeducação e sua importância na formação continuada de profissionais da Educação Básica Santos, Marina Rosa Stec dos, 1992- Professores - Formação Ensino fundamental |
title_short |
A neuroeducação e sua importância na formação continuada de profissionais da Educação Básica |
title_full |
A neuroeducação e sua importância na formação continuada de profissionais da Educação Básica |
title_fullStr |
A neuroeducação e sua importância na formação continuada de profissionais da Educação Básica |
title_full_unstemmed |
A neuroeducação e sua importância na formação continuada de profissionais da Educação Básica |
title_sort |
A neuroeducação e sua importância na formação continuada de profissionais da Educação Básica |
author |
Santos, Marina Rosa Stec dos, 1992- |
author_facet |
Santos, Marina Rosa Stec dos, 1992- Cunha, Regiane Stafim da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Regiane Stafim da |
author2_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sallai, Claudia Maria, 1965- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marina Rosa Stec dos, 1992- Cunha, Regiane Stafim da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- |
contributor_str_mv |
Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Ensino fundamental |
topic |
Professores - Formação Ensino fundamental |
description |
Orientador: Carlos Eduardo Pillegi de Souza |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-19T18:09:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-19T18:09:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/38086 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/38086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38086/1/TCC%20Marina%20S%20dos%20Santos%20e%20Regiane%20S%20da%20Cunha.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38086/2/TCC%20Marina%20S%20dos%20Santos%20e%20Regiane%20S%20da%20Cunha.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38086/3/TCC%20Marina%20S%20dos%20Santos%20e%20Regiane%20S%20da%20Cunha.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d2a546f95b363538cf80530ddb9b2ff9 71fed6d3465b4a1f23e43b68cb8d8eb8 062d43cb0cfbfb3cf233a32101b02614 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860694704914432 |