O curso de especialização da Rede IsF para professores(as) de inglês e a internacionalização do ensino superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nayara Stefanie Mandarino
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87994
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasJordão, Clarissa Menezes, 1963-Silva, Nayara Stefanie Mandarino2024-05-13T20:35:17Z2024-05-13T20:35:17Z2024https://hdl.handle.net/1884/87994Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes JordãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 23/02/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: Estudos LiteráriosResumo: Entendendo que a universidade e a própria globalização são constituídas pela modernidade/colonialidade, torna-se importante problematizar um processo relacionado a elas: a internacionalização. A internacionalização tem sido crescentemente discutida no Brasil, considerando-se os desdobramentos do desenvolvimento de programas como o Ciência sem Fronteiras e o Idiomas sem Fronteiras (IsF), atualmente Rede IsF. Esta recentemente propôs um curso de especialização em línguas estrangeiras para internacionalização. Ao entender a abrangência dessa iniciativa e seus possíveis impactos na formação de professores(as) para esse contexto no Brasil e ao notar o baixo número de pesquisas realizadas na pós-graduação que versam sobre esse tema, esta pesquisa parte da pergunta: quais são as perspectivas formação, língua e internacionalização que perpassam a proposta de formação de professores(as) de língua inglesa para fins de internacionalização no curso de especialização em línguas estrangeiras para internacionalização da Rede Andifes IsF? O objetivo geral proposto para esta pesquisa, nesse sentido, é de analisar a proposta de formação de professores(as) de língua inglesa no curso de especialização em línguas estrangeiras para internacionalização elaborado pela Rede Andifes IsF, com foco nas dimensões relacionadas à formação para docência, à internacionalização e ao papel da língua inglesa nesse processo. A investigação se pauta na decolonialidade, que reconhece a colonialidade como constituinte das instituições, relações, formas de ser/conhecer e identidades (Maldonado-Torres, 2007; Mignolo, 2011) e envolve a busca por alternativas à modernidade/colonialidade (Escobar, 2007). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja análise envolve o uso de estratégias de categorização e de conexão, sendo caracterizada como cartografia social. O material empírico é proveniente de três fontes diferentes: a) o projeto pedagógico do curso de especialização; b) um questionário, respondido por sete dos(as) professores(as) universitários(as) que contribuíram ativamente com a elaboração da proposta; c) algumas entrevistas, das quais participaram oito autores(as) da proposta (seis que haviam respondido o questionário e dois que não o fizeram). Os resultados indicam que há aproximações e afastamentos da modernidade/colonialidade, ainda que a perspectiva dominante seja baseada na identificação e solução de problemas de forma prática e mais imediata (a curto prazo). Para o longo prazo, sugiro um engajamento maior com a decolonialidade e a educação para profundidade. Por fim, as dimensões língua, formação e internacionalização se conectam na busca pelo progresso e desenvolvimento, uma vez que a língua e a formação são ferramentas para inserção no processo de internacionalização que, oportuniza melhoras na qualidade da educação e da situação do país. A proposta de especialização busca, considerando isso, mudanças no sistema para que haja uma ampliação de acesso às promessas modernas/coloniais. Há também a visão de que a especialização é um espaço para que elas sejam questionadas e discutidas.Abstract: Understanding that both the university and globalization themselves are constituted by modernity/coloniality, it becomes important to problematize a process related to them: internationalization. Internationalization has been increasingly discussed in Brazil, considering the development of programs such as Science without Borders and Languages without Borders (LwB), currently LwB Network. It recently proposed a specialization course in foreign languages for internationalization purposes. By considering the scope of this initiative and its possible impacts on teachers education for this context in Brazil and by noting the low number of research carried out in postgraduate studies that deal with this topic, this research starts from the question: what are the teacher education, language and internationalization perspectives that permeate the proposal for English language teachers education for internationalization purposes in the specialization course in foreign languages for internationalization of the Andifes LwB Network? The general objective proposed for this research, in this sense, is to analyze the proposal for English language teacher education in the specialization course in foreign languages for internationalization prepared by the Andifes LwB network, focusing on dimensions related to teacher education, internationalization and the role of the English language in this process. The investigation is based on decoloniality, which recognizes coloniality as a constituent of institutions, relationships, ways of being/knowing and identities (Maldonado-Torres, 2007; Mignolo, 2011) and involves the search for alternatives to modernity/coloniality (Escobar, 2007). This is qualitative research, whose analysis involves the use of categorization and connection strategies, being characterized as social cartography. The empirical material comes from three different sources: a) the pedagogical project of the specialization course; b) a questionnaire, answered by seven of the university professors who actively contributed to the preparation of the proposal; c) some interviews, in which eight authors of the proposal participated (six who had answered the questionnaire and two who had not). The results indicate that there are linkings and delinkings from modernity/coloniality, even though the dominant perspective is based on identifying and solving problems in a practical and more immediate way (for the short term). For the long term, I suggest greater engagement with decoloniality and depth education. Finally, the dimensions of language, education and internationalization are connected in the search for progress and development, since language and education are tools for the insertion in the internationalization process, which, in turn, provides opportunities for improvements in the quality of education and in the country's situation. Considering this, the specialization proposal seeks changes in the system so that there is increased access to modern/colonial promises. The specialization is also read as a space for these promises to be questioned and discussed.1 recurso online : PDF.application/pdfLíngua inglesa - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEspecializaçãoLetrasO curso de especialização da Rede IsF para professores(as) de inglês e a internacionalização do ensino superior no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NAYARA STEFANIE MANDARINO SILVA.pdfapplication/pdf7060267https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87994/1/R%20-%20D%20-%20NAYARA%20STEFANIE%20MANDARINO%20SILVA.pdfffdeccb3bfa4be78d9524895da7df9d5MD51open access1884/879942024-05-13 17:35:17.706open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87994Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-13T20:35:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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