Inclusão de crianças com síndrome de Down na rede de ensino regular do município de Paranaguá-PR : rede de apoio e proteção social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Amanda Pires, 1996-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62790
Resumo: Orientadora : Anielly Dalla Vecchia
id UFPR_e7b13ed948188cdf403425741d462740
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62790
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Corrêa, Amanda Pires, 1996-Vecchia, Anielly Dalla, 1989-Universidade Federal do Paraná. Curso de graduação em Saúde Coletiva2019-08-28T11:19:27Z2019-08-28T11:19:27Z2019https://hdl.handle.net/1884/62790Orientadora : Anielly Dalla VecchiaMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Saúde ColetivaInclui referênciasFala-se muito sobre a Educação Especial, e dentro desta particularidade escolar, um assunto que desperta o interesse de compreender os conceitos é a Síndrome de Down. A escola é o ambiente ideal para se transmitir e construir conhecimentos, cultura e cidadania, o que falta são recursos humanos e pedagógicos. O principal objetivo deste é verificar a realidade, as perspectivas e dificuldades no processo de inclusão das crianças com Síndrome de Down em uma escola de ensino regular do Município de Paranaguá - PR. O presente trabalho trata-se de um estudo quantitativo com características analíticas descritivas e observacionais, tendo como foco o processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down em uma escola do município de Paranaguá - PR utilizou-se a metodologia de pesquisa-ação. Realizou-se uma palestra sobre a inclusão da síndrome de Down na Escola Municipal José de Anchieta, Paranaguá-PR. A escola tem 346 alunos e 27 professores. Concluímos que o professor é o principal personagem para a formação de uma sociedade inclusiva. Sabemos que as dificuldades são grandes e que a falta de informação é maior ainda. A pessoa com Síndrome de Down não é um doente e devemos nos conscientizar que temos que perder o medo dessas crianças que tem a diferença estampada na face. Entendemos por inclusão o ato ou efeito de incluir.25 p.application/pdfDeficientes mentais - EducaçãoInclusão de crianças com síndrome de Down na rede de ensino regular do município de Paranaguá-PR : rede de apoio e proteção socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAMANDA PIRES CORREA.pdfapplication/pdf1277413https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62790/1/AMANDA%20PIRES%20CORREA.pdf71779d6e79b9a76602abc4a2ae6fb3c1MD51open access1884/627902019-08-28 08:19:28.045open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62790Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-08-28T11:19:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão de crianças com síndrome de Down na rede de ensino regular do município de Paranaguá-PR : rede de apoio e proteção social
title Inclusão de crianças com síndrome de Down na rede de ensino regular do município de Paranaguá-PR : rede de apoio e proteção social
spellingShingle Inclusão de crianças com síndrome de Down na rede de ensino regular do município de Paranaguá-PR : rede de apoio e proteção social
Corrêa, Amanda Pires, 1996-
Deficientes mentais - Educação
title_short Inclusão de crianças com síndrome de Down na rede de ensino regular do município de Paranaguá-PR : rede de apoio e proteção social
title_full Inclusão de crianças com síndrome de Down na rede de ensino regular do município de Paranaguá-PR : rede de apoio e proteção social
title_fullStr Inclusão de crianças com síndrome de Down na rede de ensino regular do município de Paranaguá-PR : rede de apoio e proteção social
title_full_unstemmed Inclusão de crianças com síndrome de Down na rede de ensino regular do município de Paranaguá-PR : rede de apoio e proteção social
title_sort Inclusão de crianças com síndrome de Down na rede de ensino regular do município de Paranaguá-PR : rede de apoio e proteção social
author Corrêa, Amanda Pires, 1996-
author_facet Corrêa, Amanda Pires, 1996-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Vecchia, Anielly Dalla, 1989-
Universidade Federal do Paraná. Curso de graduação em Saúde Coletiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Amanda Pires, 1996-
dc.subject.por.fl_str_mv Deficientes mentais - Educação
topic Deficientes mentais - Educação
description Orientadora : Anielly Dalla Vecchia
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-28T11:19:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-28T11:19:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62790
url https://hdl.handle.net/1884/62790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62790/1/AMANDA%20PIRES%20CORREA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 71779d6e79b9a76602abc4a2ae6fb3c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860316096626688