Desempenho em leitura e escrita de alunos com diagnóstico de TDAH
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/29752 |
Resumo: | Orientadora: Sandra Regina Kirchner Guimarães |
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Silva, Maria Luiza Quaresma Soares daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-2022-08-31T16:05:46Z2022-08-31T16:05:46Z2006Brochhttps://hdl.handle.net/1884/29752Orientadora: Sandra Regina Kirchner GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31 de agosto de 2006Inclui bibliografia e notasÁrea de concentração: Educação, Cultura e TecnologiaResumo: No presente estudo, teve-se como objetivo analisar o desempenho, em tarefas de leitura e escrita, de alunos com o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), em comparação a um grupo de alunos sem o TDAH, buscando-se identificar dados característicos da aprendizagem de tais habilidades nas crianças portadoras do TDAH. Participaram do estudo trinta e dois alunos, cursando a 4ª série do Ensino Fundamental, provenientes de doze escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, distribuídas em diferentes bairros da cidade. A amostra foi dividida em dois grupos: dezesseis alunos com o TDAH (Grupo TDAH) e quatorze alunos sem o TDAH (Grupo C), freqüentando as mesmas escolas e série. Outras duas crianças com suspeita do TDAH, Sujeito A (portador do Transtorno de leitura e escrita) e Sujeito B (com rebaixamento cognitivo), completaram a amostra. Os instrumentos de coleta de dados avaliaram: os níveis de competência nos processos de decodificação e/ou reconhecimento de palavras reais e inventadas, a habilidade para interpretar mensagens e informações presentes em um texto e os tipos de erros ortográficos realizados nas atividades de escrita mediante ditado e cópia. Usou-se, complementarmente, uma prova de conhecimentos matemáticos, um teste de inteligência (WISC III) e uma escala de comportamento (Escala MTA SNAP IV), respondida pelos pais e professores dos alunos. Os dados do estudo acusaram uma dificuldade maior na aprendizagem da escrita que na aprendizagem da leitura. Na prova de leitura por decodificação ou reconhecimento de palavras, o Grupo TDAH apresentou 3,1 vezes mais erros que o Grupo C. Verificou-se que a dificuldade tinha estreita relação com habilidades de análise fonológica e relação direta com o desempenho na escrita mediante ditado, tarefa na qual o Grupo TDAH apresentou 3,5 vezes mais erros que o Grupo C. A habilidade para interpretar texto mostrou-se relacionada a um conjunto de recursos cognitivos e habilidades lógicas, identificadas no desempenho matemático e no teste de inteligência, sendo que o Grupo TDAH apresentou 1,9 vezes mais erros na interpretação de texto que o Grupo C e obteve uma pontuação média na prova de conhecimentos matemáticos 1,3 vezes menor que a do Grupo C. Porém, identificouse que foi a atividade de escrita por meio da cópia a mais prejudicada no Grupo TDAH. Nela, o Grupo TDAH apresentou 5,2 vezes mais erros que o Grupo C. A análise da produção dos sujeitos com TDAH avaliados permitiu concluir que, face à peculiaridade da aprendizagem dessas crianças, a internalização de algumas estruturas lingüísticas mostra-se de aquisição mais demorada, e que a dificuldade em coordenar a atenção, a análise e a execução visomotora em tarefas de escrita mediante cópia constituiu um fator altamente complexo para tais alunos. Esses resultados sugerem que a cópia não é uma tarefa adequada ao processo de ensino/aprendizagem dos alunos com TDAH. Contudo, os resultados aqui expostos não podem ser generalizados, uma vez que os sujeitos estudados não representam uma amostra estatisticamente significativa da população geral dos sujeitos com TDAH.Abstract: In the present study, the objective was to analyze the performance in tasks of reading and writing in pupils with the diagnosis of Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), in comparison to a group of pupils without the ADHD, searching to identify characteristics facts of learning of such abilities in the carrying ADHD children. Thirty- two pupils participated of the study attending the 4th grade of the Fundamental Education, coming from twelve schools of the Municipal Net education of Curitiba, distributed in different quarters of the city. The sample was divided in two groups: sixteen pupils with ADHD (ADHD Group), and fourteen pupils who frequented the same schools and grades, without ADHD (C Group). Two other children with suspicion of ADHD, Subject A (carrier of the Writing and Reading Disorder) and Subject B (with cognitive relegation), completed the sample. The instruments of the data collection evaluated: the levels of ability in the processes of decoding and/or recognition of real and invented words, the ability to interpret messages and information present in a text and the types of orthographic errors in the writing activities by means of dictated and copy. It was used, complementarily, a mathematical knowledge test, an intelligence test - the WISC III and a behavior scale - the MTA SNAP IV Scale, answered by the parents and teachers of the pupils. The data accused more difficulty in the reading learning than writing learning, in all of groups studied. The Reading Test by decodefication or recognition of words between the children of the ADHD Group, whose performance presented 3,1 times more errors than the C Group. It was verified that the difficulty had narrow relation with the phonetic analysis abilities in the speech processing and direct relation with the writing performance by dictation, task in which the ADHD Group presented 3,5 times more errors than the C Group. The abilities to interpret text showed related to cognitive resources set and logical abilities identified in the mathematical performance and in the test of intelligence, but the ADHD Group presented 1,9 times more errors in the text interpretation than the C Group, and got an average punctuation in the mathematical knowledge test 1,3 times smaller than the C Group. However, it was identified that it was the writing activity by copy the most harmful in the children Group with ADHD. In it, ADHD Group presented 5,2 times more errors than the C Group. The analysis of the production of the citizens with ADHD evaluated allowed the conclusion that, due to peculiarity of the learning of these children, the understanding of some linguistics structures reveal delayed acquisition. The difficulty in coordinating attention, also analysis and visualmotor execution in writing by means of copy tasks, constituted one highly complex factor for these pupils. These results suggest that copy is not an appropriate task in the education process - learning of the pupils with ADHD. Nevertheless, the results exposed here cannot be generalized since the studied population does not represent a significant statistical sample to the general population of the subjects with ADHD.ix, 159 f. : il.; tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadeCrianças com distúrbios da aprendizagemRedação acadêmicaEducaçãoDesempenho em leitura e escrita de alunos com diagnóstico de TDAHinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIA LUIZA QUARESMA SOARES DA SILVA.pdfapplication/pdf957319https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29752/1/R%20-%20D%20-%20MARIA%20LUIZA%20QUARESMA%20SOARES%20DA%20SILVA.pdf271b0970aa3f7c44bbc835b2c42f1e70MD51open access1884/297522022-08-31 13:05:46.081open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29752Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-31T16:05:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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