Aplicando diferentes recursos didáticos : uma avaliação de aprendizagem em embriologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vlnieska, Vanessa, 1987-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/31593
Resumo: Orientador: Flavia Sant'Anna Rios
id UFPR_e7f27d66e5da00ab5335558d3a699f97
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/31593
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Vlnieska, Vanessa, 1987-Schadeck, Ruth Janice Guse, 1957-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasRios, Flavia Sant'Anna, 1972-2022-09-16T18:07:08Z2022-09-16T18:07:08Z2013https://hdl.handle.net/1884/31593Orientador: Flavia Sant'Anna RiosCoorientadora: Ruth Janice Guse SchadeckMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : O presente estudo foi realizado na Universidade Federal do Paraná – UFPR (Curitiba, Paraná), durante parte do segundo semestre de 2012. Primeiramente, uma aula teórica foi ministrada aos alunos da turma do 2º período do curso de Biomedicina. Vinte e seis alunos participaram da análise no presente trabalho. Posteriormente, estes foram divididos em 2 grupos para realização de aula prática: Grupo I com 12 e Grupo II com 14 alunos. Foram empregados diferentes tipos de recursos didáticos: concreto (modelos didáticos tridimensionais) e virtual (imagens projetadas), respectivamente. Logo em seguida, os estudantes dos dois grupos foram reunidos e foi realizada a aplicação de uma avaliação, composta por 5 questões, das quais 4 eram diretas e 1 era discursiva. A mesma avaliação foi aplicada novamente 35 (trinta e cinco) dias depois para avaliar o grau de fixação dos conceitos introduzidos depois de passado algum tempo. Os resultados do estudo revelaram que os alunos apresentaram uma melhora na fixação dos conteúdos quando estes utilizaram o recurso virtual. O percentual de rendimento na avaliação da amostra no geral (sem a distinção do tipo de recurso didático) mostrou-se em sua maioria com conceito Bom e Muito Bom, igualmente quando comparado com a utilização do recurso concreto, que também apresentou maior percentual de rendimento nesses dois conceitos. Nos alunos testados após a utilização do recurso concreto, ainda observou-se que em nenhuma avaliação o conceito Fraco foi adquirido no percentual de rendimento, ao contrário do recurso virtual, em que parte dos alunos obtiveram esse conceito na primeira avaliação. Quando analisada a avaliação, foi possível observar que o desempenho dos alunos em sua maioria caiu da primeira para a segunda prova. Primeiramente nas questões diretas e nos diferentes recursos didáticos o menor desempenho observou-se na questão de número 3 – discursiva, um resultado igualmente verificado quando analisado de forma geral. O desempenho médio na questão discursiva quando avaliada por cada recurso didático, mostrou que os alunos apresentaram um desempenho baixo e que este caiu pela metade na segunda avaliação, tanto para o recurso concreto, quanto para o recurso virtual. O melhor desempenho foi observado na questão 4 (alternativas verdadeiras e falsas), também em todos os parâmetros analisados, com pequenas variações nas dificuldades.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderEmbriologia - Estudo e ensinoMetodos de ensinoAplicando diferentes recursos didáticos : uma avaliação de aprendizagem em embriologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMonografia Vanessa Vlnieska.pdfapplication/pdf1131133https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31593/1/Monografia%20Vanessa%20Vlnieska.pdf53902888c2af5f1ccf6835088a4b0858MD51open accessTEXTMonografia Vanessa Vlnieska.pdf.txtExtracted Texttext/plain81709https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31593/2/Monografia%20Vanessa%20Vlnieska.pdf.txt72b2759ef546eb29a7e6c5dda556ec94MD52open accessTHUMBNAILMonografia Vanessa Vlnieska.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31593/3/Monografia%20Vanessa%20Vlnieska.pdf.jpg1e1707aba50ee1f40976ed0e0f4c741eMD53open access1884/315932022-09-16 15:07:08.999open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/31593Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-16T18:07:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicando diferentes recursos didáticos : uma avaliação de aprendizagem em embriologia
title Aplicando diferentes recursos didáticos : uma avaliação de aprendizagem em embriologia
spellingShingle Aplicando diferentes recursos didáticos : uma avaliação de aprendizagem em embriologia
Vlnieska, Vanessa, 1987-
Embriologia - Estudo e ensino
Metodos de ensino
title_short Aplicando diferentes recursos didáticos : uma avaliação de aprendizagem em embriologia
title_full Aplicando diferentes recursos didáticos : uma avaliação de aprendizagem em embriologia
title_fullStr Aplicando diferentes recursos didáticos : uma avaliação de aprendizagem em embriologia
title_full_unstemmed Aplicando diferentes recursos didáticos : uma avaliação de aprendizagem em embriologia
title_sort Aplicando diferentes recursos didáticos : uma avaliação de aprendizagem em embriologia
author Vlnieska, Vanessa, 1987-
author_facet Vlnieska, Vanessa, 1987-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schadeck, Ruth Janice Guse, 1957-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Vlnieska, Vanessa, 1987-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rios, Flavia Sant'Anna, 1972-
contributor_str_mv Rios, Flavia Sant'Anna, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Embriologia - Estudo e ensino
Metodos de ensino
topic Embriologia - Estudo e ensino
Metodos de ensino
description Orientador: Flavia Sant'Anna Rios
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-16T18:07:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-16T18:07:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/31593
url https://hdl.handle.net/1884/31593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31593/1/Monografia%20Vanessa%20Vlnieska.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31593/2/Monografia%20Vanessa%20Vlnieska.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31593/3/Monografia%20Vanessa%20Vlnieska.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 53902888c2af5f1ccf6835088a4b0858
72b2759ef546eb29a7e6c5dda556ec94
1e1707aba50ee1f40976ed0e0f4c741e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860835913498624