Jovens alunos e aprendizagem histórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/30449 |
Resumo: | Resumo: Na tripla perspectiva do campo da educação histórica, da experiência concreta da cognição histórica situada (BARCA, 2007; SCHMIDT, 2009), e da disciplina científica da didática da história que teceu a tríade teórica e empírica circunscrita na matriz disciplinar da ciência da história (RÜSEN, 2001; 2007a, 2007b, 2012), o objeto da tese em educação consistiu na investigação de protonarrativas escritas por jovens alunos brasileiros e portugueses, a partir das primeiras leituras e escutas de uma fonte canção advinda dos seus gostos musicais, mediada por critérios de seleção e de uma pergunta histórica formulada pelo professorpesquisador, e da subjacente constituição da consciência histórica originária e identidade histórica primeira enraizada na vida prática cotidiana. Os sujeitos da investigação foram jovens alunos brasileiros e portugueses do segundo ano do ensino médio de escolas públicas das cidades de Florianópolis, Brasil, e Vila Nova de Famalicão, Portugal. A partir dos desdobramentos do objeto, foram aplicados os instrumentos de investigação do estudo principal: Narrativas de vida; Gostos musicais & Aulas de História; Aula-Audição; e as Protonarrativas da canção. Os conceitos e categorias estruturantes do quadro teórico foram definidos, articulados e sintetizados a partir dos referenciais de Rüsen (2001; 2007a; 2007b); Marx (2002; 2012); Heller (2008); Forquin (1993); Snyders (1988); Pais (1993); Margulis (1994); Dubet (1996); Medrano (2007); Dias (2000); Zumthor (1988); Le Goff (1975); Topolski (1985); Martins (2011), Simão (2011), dentre outros autores. A metodologia da pesquisa empírica procurou distinguir, articular e sintetizar as perspectivas dos métodos da pesquisa histórica, métodos de pesquisa em ensino e aprendizagem histórica, mediados pelos pressupostos da pesquisa qualitativa de natureza narrativística, descritiva e etnográfica. (FLICK, 2004). Os resultados extraídos, categorizados e interpretados das fontes narrativas, indicaram que a escritura de protonarrativas a partir das primeiras leituras e escutas de uma fonte canção advinda dos gostos musicais dos jovens, pode mobilizar as temporalidades, competências e dimensões da consciência histórica originária e a subjacente constituição da identidade histórica primeira dos alunos, configurando um ponto de partida motivador para o subsequente processo de formação escolar da consciência histórica e da identidade histórica de jovens alunos do ensino médio. |
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Azambuja, Luciano deSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao2013-06-27T17:59:56Z2013-06-27T17:59:56Z2013-06-27http://hdl.handle.net/1884/30449Resumo: Na tripla perspectiva do campo da educação histórica, da experiência concreta da cognição histórica situada (BARCA, 2007; SCHMIDT, 2009), e da disciplina científica da didática da história que teceu a tríade teórica e empírica circunscrita na matriz disciplinar da ciência da história (RÜSEN, 2001; 2007a, 2007b, 2012), o objeto da tese em educação consistiu na investigação de protonarrativas escritas por jovens alunos brasileiros e portugueses, a partir das primeiras leituras e escutas de uma fonte canção advinda dos seus gostos musicais, mediada por critérios de seleção e de uma pergunta histórica formulada pelo professorpesquisador, e da subjacente constituição da consciência histórica originária e identidade histórica primeira enraizada na vida prática cotidiana. Os sujeitos da investigação foram jovens alunos brasileiros e portugueses do segundo ano do ensino médio de escolas públicas das cidades de Florianópolis, Brasil, e Vila Nova de Famalicão, Portugal. A partir dos desdobramentos do objeto, foram aplicados os instrumentos de investigação do estudo principal: Narrativas de vida; Gostos musicais & Aulas de História; Aula-Audição; e as Protonarrativas da canção. Os conceitos e categorias estruturantes do quadro teórico foram definidos, articulados e sintetizados a partir dos referenciais de Rüsen (2001; 2007a; 2007b); Marx (2002; 2012); Heller (2008); Forquin (1993); Snyders (1988); Pais (1993); Margulis (1994); Dubet (1996); Medrano (2007); Dias (2000); Zumthor (1988); Le Goff (1975); Topolski (1985); Martins (2011), Simão (2011), dentre outros autores. A metodologia da pesquisa empírica procurou distinguir, articular e sintetizar as perspectivas dos métodos da pesquisa histórica, métodos de pesquisa em ensino e aprendizagem histórica, mediados pelos pressupostos da pesquisa qualitativa de natureza narrativística, descritiva e etnográfica. (FLICK, 2004). Os resultados extraídos, categorizados e interpretados das fontes narrativas, indicaram que a escritura de protonarrativas a partir das primeiras leituras e escutas de uma fonte canção advinda dos gostos musicais dos jovens, pode mobilizar as temporalidades, competências e dimensões da consciência histórica originária e a subjacente constituição da identidade histórica primeira dos alunos, configurando um ponto de partida motivador para o subsequente processo de formação escolar da consciência histórica e da identidade histórica de jovens alunos do ensino médio.application/pdfTesesJovens alunos e aprendizagem históricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUCIANO DE AZAMBUJA.pdfapplication/pdf120311231https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30449/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANO%20DE%20AZAMBUJA.pdfe8639348a9720734aca8675c6b17de60MD51open accessTEXTR - T - LUCIANO DE AZAMBUJA.pdf.txtR - T - LUCIANO DE AZAMBUJA.pdf.txtExtracted Texttext/plain1361112https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30449/2/R%20-%20T%20-%20LUCIANO%20DE%20AZAMBUJA.pdf.txtb8d3f1c5bb5128e777c71092250efefbMD52open accessTHUMBNAILR - T - LUCIANO DE AZAMBUJA.pdf.jpgR - T - LUCIANO DE AZAMBUJA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30449/3/R%20-%20T%20-%20LUCIANO%20DE%20AZAMBUJA.pdf.jpg1d65db449cfbf265c0a18e74ff2818e5MD53open access1884/304492016-04-07 11:18:08.354open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30449Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T14:18:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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