Efeitos das políticas de internacionalização sobre a produção científica : estudo de caso do Programa de Pós-Graduação em Ciências (Bioquímica) da Universidade Federal do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saes, Klarissa Valero Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69124
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Noela Invernizzi
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spelling Saes, Klarissa Valero RibeiroInvernizzi Castillo, Noela, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas2021-01-05T18:21:56Z2021-01-05T18:21:56Z2020https://hdl.handle.net/1884/69124Orientadora: Profa. Dra. Noela InvernizziDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Defesa : Curitiba, 27/02/2020Inclui referências: p. 86-92Resumo: A internacionalização da educação superior é tema de constante debate na academia e entre as instituições responsáveis pela formulação de políticas científicas. No Brasil, a Capes desempenha papel fundamental na regulação da pós-graduação e desde 1975 apresenta os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG) que propõem caminhos para a melhoria da qualidade do sistema, incluindo qualificação do corpo docente, financiamento à pesquisa e infraestrutura, estímulo à interdisciplinaridade, internacionalização, e redução das assimetrias entre as áreas do conhecimento e regionais. Esses documentos, por sua vez, norteiam atividades como a Avaliação Quadrienal dos programas que, pelos critérios e padrões utilizados, acaba por influenciar as estratégias adotadas pelos programas. O objetivo deste trabalho é examinar a política científica constante nos PNPG e em diversos documentos dispersos emitidos pela Capes, no que tange à promoção da internacionalização da ciência e examinar seus efeitos num estudo de caso. Embora não conste claramente definido, ou sistematicamente organizado, é possível elaborar que o problema coletivo identificado nestes documentos, e objeto das ações de política pública, é a baixa internacionalização da produção acadêmica dos programas de pós-graduação, considerada fundamental para atingir padrões de excelência mundiais. A hipótese causal adotada pelas várias políticas é que a baixa internacionalização decorre da escassa exposição internacional dos pesquisadores brasileiros. Desta forma, as políticas de incentivo à formação e estágios no exterior permitiriam a solução do problema da internacionalização da produção acadêmica, constituindo a hipótese de intervenção da política. Neste estudo, a estratégia adotada foi investigar um caso excepcional no contexto da UFPR. O Programa de Pós-Graduação em Ciências (Bioquímica) foi escolhido, pois é o programa da UFPR que recebeu há mais tempo nota 6 na avaliação da Capes e na última avaliação recebeu nota 7, o que indica alta qualidade e nível elevado de internacionalização. O estudo de caso se propõe a verificar os efeitos das diversas políticas de internacionalização no PGBIOQ, considerando três dimensões: a internacionalização na formação e trajetória de mobilidade do quadro docente, a internacionalização da produção científica em termos de publicações em periódicos internacionais e as publicações em coautoria com pesquisadores estrangeiros. A análise foi realizada mediante medidas estatísticas simples para os dados quantitativos, e a interpretação de dados obtidos em documentos. Para este estudo, foram analisados os artigos completos publicados em periódicos, entre 2013 e 2016 -último quadriênio de avaliação- por autores ligados ao Programa. Dados como título dos artigos, nome dos autores, categoria de vinculação (docente permanente, docente colaborador, discente graduação, discente mestrado, discente doutorado, egresso e participante externo), estrato Qualis, e ISSN (International Standard Serial Number) foram retirados do Portal da Avaliação Quadrienal 2013-2016. A partir disso, foram acrescentados os dados sobre a formação dos docentes obtidos na Plataforma Lattes; país de base dos participantes externos através da Plataforma Lattes, perfil no Portal Research Gate e dos próprios artigos disponíveis na internet; e país de publicação disponível no Portal ISSN. Quanto à trajetória de formação do quadro docente, verificou-se que a forma de internacionalização predominante é a de doutorado sanduiche e pós-doutoramento, majoritariamente em países do Norte e de língua inglesa, contudo, quase um terço dos docentes não teve experiências internacionais. No que se refere à produção científica, há considerável difusão desta no exterior, cerca de 94% dos artigos foram publicados fora do Brasil. Essas publicações são realizadas predominantemente em periódicos do Reino Unido, dos Estados Unidos e da Holanda. Em que pese a tendência da produção científica do programa a internacionalizar-se, verificou-se que isto não tem implicado em maior vinculação de pesquisa, mediante a coprodução e coautoria de artigos com autores baseados em instituições estrangeiras. 77% dos autores eram de instituições brasileiras e 39% dos artigos contavam com a participação de ao menos um pesquisador de instituição no exterior. Entre os quatro professores mais produtivos do programa, há uma relação entre o país de formação e o país de publicação, mas não necessariamente entre o país de formação e o país em que os coautores estão baseados. Embora a ausência de experiência internacional não impeça a internacionalização da produção científica, o estudo revela e que a experiência de formação ou mobilidade no exterior tem efeitos positivos na internacionalização da publicação acadêmica. A hipótese de intervenção da política de internacionalização, que apontou a ampliar a formação e experiências internacionais dos pesquisadores para aumentar a internacionalização da ciência no Brasil, se mostrou adequada, especialmente no tocante à internacionalização da produção científica, e teve efeitos, porém, menos expressivos para mobilizar redes de cooperação internacionais mais fortes, que permitam o fluxo de coautorias com autores baseados em instituições no exterior. Apesar dos possíveis riscos e desvantagens relacionados à internacionalização, como movimento migratório de cientistas do Sul para o Norte, padronização de critérios de avaliação e língua inglesa na comunicação científica, manutenção da cooperação sul-sul periférica e pouco integrada; a internacionalização da educação superior é fundamental para o avanço da ciência e disseminação dos resultados, pois permite o fluxo de comunicação entre as universidades e os centros de pesquisa, e a sociedade. Palavras-chave: Análise de políticas públicas. Internacionalização da educação superior. Internacionalização da produção científica. Avaliação.Abstract: The internationalization of higher education is in constant debate among academics and institutions responsible for formulating scientific policies. In Brazil, Capes plays a fundamental role in the regulation of graduate studies. Since 1975 it has issued the National Graduate Plans (PNPG) that presents ways to improve the quality of the system by promoting faculty qualification, research and infrastructure funds, interdisciplinarity, internationalization, and by reducing asymmetries between fields of knowledge and regional areas. It serves as guidelines to actions such as the Quadrennial Evaluation of Programs that, due to the criteria and standards used, end up influencing strategies adopted by the programs. This work aims to examine the scientific policy presented in the PNPG and several other documents issued by Capes promoting the internationalization of science and to examine their effects in a case study. Although it is not clearly defined, or systematically organized, it is possible to elaborate that the collective problem identified in these documents, and the object of public policy actions, is the low level of internationalization of academic production in graduate programs, considered essential to achieve global standards of excellence. The causal hypothesis adopted by the various policies is that the low internationalization comes from the limited international exposure of Brazilian researchers. Thus, policies to encourage training and internships abroad would solve the problem of the internationalization of academic production, constituting the hypothesis of policy intervention. In this study, the strategy adopted was to investigate an exceptional case in the context of UFPR. The Graduate Program in Sciences (Biochemistry) is the UFPR's program graded 6 out of 7 for the longest time in Capes' evaluation, and in the last edition was graded 7, which indicates high levels of quality and internationalization. The case study aims to verify the effects of the various internationalization policies in the PGBIOQ, considering three dimensions: the internationalization in the training and mobility trajectory of the teaching staff, the internationalization of scientific production in terms of publications in international journals and publications in co-authorship with foreign researchers. The analysis consists of simple statistical measures for quantitative data, and the interpretation of data obtained in documents. For this study, we analyzed all papers published between 2013 and 2016 - the last four-year period of evaluation - by authors connected to the Program. We used data such as the title of the papers, name of the authors, category (permanent professor, collaborating professor, undergraduate student, master student, doctoral student, alumnus and external participant), Qualis System Qualification, and ISSN (International Standard Serial Number) available at the 2013- 2016 Quadrennial Evaluation Website. Then, we added data on the training of academic staff available at the Lattes Platform; country of external participants available either at Lattes Platform, at their profile on Research Gate Portal, or in the papers online; and country of publication available on the ISSN Portal. As for the training of academic staff, it is predominantly through mobility during doctorate and post-doctorate, mainly in Northern and English-speaking countries; however, only almost one-third of the professors had no international experience. Regarding the scientific production, there is considerable exposure to the international environment and around 94% of the papers were published outside Brazil. Publications are predominantly in journals from the United Kingdom, the United States, and the Netherlands. Despite the tendency to internationalize, it has not resulted in a greater linkage such as co-production and co-authorship with authors based in foreign institutions. 77% of the authors were from Brazilian institutions and only 39% of the papers had the participation of at least one researcher from an institution abroad. Among the four most productive professors in the program, there is a relationship between the country of training and the country of publication, but not necessarily between the country of training and the country on which the co-authors are based. Although the absence of international experience does not prevent internationalization, the study reveals that international experience in training or mobility has positive effects on the internationalization of academic publications. The intervention hypothesis in internationalization policies that aimed to expand the training and international experiences of researchers to increase the internationalization of science in Brazil proved to be adequate, especially concerning the internationalization of scientific production. However, it had less expressive effects in building stronger international cooperation networks, such as co-authorship with researchers based in institutions abroad. Despite the possible risks and disadvantages related to internationalization, such as the migration of scientists from the South to the North, standardization of evaluation criteria and English in scientific communication, maintenance of peripheral and poorly integrated South-South cooperation; the internationalization of higher education is fundamental for the advancement of science and the dissemination of results, as it allows the communication between universities and research centers, and society. Keywords: Public policy analysis. Internationalization of higher education. Internationalization of scientific production. Evaluation.92 p. : il. (algumas color.).application/pdfPolítica públicaBioquímicaPos-graduaçãoProdução científicaPolíticas PúblicasEfeitos das políticas de internacionalização sobre a produção científica : estudo de caso do Programa de Pós-Graduação em Ciências (Bioquímica) da Universidade Federal do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KLARISSA VALERO RIBEIRO SAES.pdfapplication/pdf1609052https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69124/1/R%20-%20D%20-%20KLARISSA%20VALERO%20RIBEIRO%20SAES.pdf177c7f17c425c9758a980b0310428fd6MD51open access1884/691242021-01-05 15:21:56.541open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69124Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-05T18:21:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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