Do livro impresso ao virtual : uma reflexão acerca dos recursos digitais indicados em livros didáticos de história e a ação pedagógica do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/64499 |
Resumo: | Orientadora: Profª Dra. Nuria Pons Vilardell Camas |
id |
UFPR_e99f4aeeaf7cf32e47acfc6554775caa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64499 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Vieira, Alecsandro Danelon, 1972-Camas, Núria Pons Vilardell, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino2019-12-13T12:42:11Z2019-12-13T12:42:11Z2019https://hdl.handle.net/1884/64499Orientadora: Profª Dra. Nuria Pons Vilardell CamasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação: , Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática do Ensino. Defesa : Curitiba, 15/08/2019Inclui referências: p. 108-112Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objeto de pesquisa analisar o entendimento e a utilização dos recursos digitais presentes em livros didáticos de História. Esse estudo busca responder às questões norteadoras: Qual percepção dos sites indicados, nos livros didáticos, por parte dos professores de História? Os professores entendem as possibilidades encontradas nos livros didáticos, contemplando as possibilidades oferecidas pelos recursos digitais nos livros impressos? Os livros didáticos impressos disponibilizam recursos digitais que podem auxiliar os professores de História na exploração e aprofundamento das temáticas que desenvolvem? Os professores entendem a possibilidade dos recursos digitais que são disponibilizados nos livros didáticos de História? Para responder as questões, foram traçados os seguintes passos: a) identificação das produções acadêmicas, por meio de revisão de literatura, sobre a relação entre educação, livro didático de História, sites de internet e ação pedagógica. (MOURA, 2017; AMARAL, 2012; CARAMEZ, 2014; MOURA e MAYNARD, 2016; DELGADO e MAYNARD, 2014; OLIVEIRA, 2012 e RÜSEN, 2009, 2010, 2014 e 2015; RALEJO, 2015; NICOLAU, 2014; NADAL, 2016 e ZASLAVSKY, 2017; CAMAS, 2012a, 2012b, 2014, 2017); b) Foi analisado o livro didático "História Sociedade & Cidadania" (BOULOS, 2016) do PNLEM- 2018, por ser o mais utilizado entre os sujeitos da pesquisa e c) Foi aplicado questionário e carta narrativa à oito docentes participantes de curso de formação continuada e que ministram aulas no Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa parte de abordagem qualitativa (LÜDKE, ANDRÉ, 2011; LESSARDHÉBERT, GOYETTE, BOUTIN, 2005) tem como métodos de pesquisa a análise do referencial teórico. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se questionário, com perguntas fechadas e escolha da carta narrativa para a coleta de dados. Os resultados obtidos com a pesquisa trazem que a maioria dos docentes participantes da pesquisa não utilizam o livro didático de História e as sugestões dos recursos digitais existentes. Observou-se o distanciamento dos docentes em relação ao livro impresso. Alguns sites que não abrem, desmotivam professores e estudantes quanto à sua utilização. Os recursos digitais vão além do conhecimento ofertado pelo livro didático. As estruturas lineares do livro impresso têm a possibilidade de ser complementadas com estruturas não lineares presentes nos recursos digitais, que o livro didático teria que melhorar muito e com ele o acesso, o emprego de novas metodologias relacionadas às fontes históricas disponíveis, bem como a forma de utilizá-las em sala de aula. Palavras-Chave: Livro Didático de História. Recursos Digitais. Ação e Prática Pedagógica. Cultura Digital. Formação de Professores.Abstract: The present research is inserted in the Research Line - Theories and Practices of Teaching in Basic Education, of the Master Program in Education: Theory and Practice of Teaching, Federal University of Paraná (UFPR). The purpose of this research is to analyze the understanding and use of the digital resources present in textbooks of History. This study tries to answer the guiding questions: What perception of the sites indicated in the textbooks by the teachers of History? Do teachers understand the possibilities found in textbooks, contemplating the possibilities offered by digital resources in printed books? Do printed textbooks provide digital resources that can assist History teachers in exploring and deepening the themes they develop? Do teachers understand the possibility of the digital resources that are available in History textbooks? To answer the questions, the following steps were taken: a) identification of academic productions, through a literature review, on the relationship between education, history textbook, internet sites and pedagogical action. (MOURA, 2017; AMARAL, 2012; CARAMEZ, 2014; MOURA and MAYNARD, 2016; DELGADO and MAYNARD, 2014; OLIVEIRA, 2012 and RÜSEN, 2009, 2010, 2014 and 2015; RALEJO, 2015; NICOLAU, 2014; NADAL, 2016 and ZASLAVSKY, 2017; CAMAS, 2012a, 2012b, 2014, 2017); b) It was analyzed the textbook "History Society & Citizenship" (BOULOS, 2016) of PNLEM- 2018, because it is the most used among the research subjects and c) A questionnaire and narrative letter was applied to eight teachers participating in a continuing education course. who teach classes in Elementary and Middle School. The research is based on a qualitative approach (LÜDKE, ANDRÉ, 2011; LESSARDHÉBERT, GOYETTE, BOUTIN, 2005). As data collection instruments, a questionnaire was used, with closed questions and a choice of the narrative as a method of data collection. The results obtained with the research show that most of the teachers participating in the research do not use the History textbook and the suggestions of the existing digital resources. The distance between the teachers and the printed book was observed. Some sites that do not open up, discourage teachers and students from using them. Digital resources go beyond the knowledge offered by the textbook. The linear structures of the printed book have the possibility of being complemented with nonlinear structures present in the digital resources, that the textbook would have to improve a lot and with it the access, the use of new methodologies related to the available historical sources, as well as the form. to use them in the classroom. Keywords: Didactic Book of History. Digital Resources. Action and Pedagogical Practice. Digital Culture. Teacher Training.120 p. : il. (algumas color.).application/pdfFormação de professoresLivros didáticos - HistóriaEducaçãoDo livro impresso ao virtual : uma reflexão acerca dos recursos digitais indicados em livros didáticos de história e a ação pedagógica do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALECSANDRO DANELON VIEIRA.pdfapplication/pdf1739590https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64499/1/R%20-%20D%20-%20ALECSANDRO%20DANELON%20VIEIRA.pdf0515125b2a1fd77dbd4e285f60c1eb5fMD51open access1884/644992019-12-13 09:42:11.977open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64499Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-13T12:42:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do livro impresso ao virtual : uma reflexão acerca dos recursos digitais indicados em livros didáticos de história e a ação pedagógica do professor |
title |
Do livro impresso ao virtual : uma reflexão acerca dos recursos digitais indicados em livros didáticos de história e a ação pedagógica do professor |
spellingShingle |
Do livro impresso ao virtual : uma reflexão acerca dos recursos digitais indicados em livros didáticos de história e a ação pedagógica do professor Vieira, Alecsandro Danelon, 1972- Formação de professores Livros didáticos - História Educação |
title_short |
Do livro impresso ao virtual : uma reflexão acerca dos recursos digitais indicados em livros didáticos de história e a ação pedagógica do professor |
title_full |
Do livro impresso ao virtual : uma reflexão acerca dos recursos digitais indicados em livros didáticos de história e a ação pedagógica do professor |
title_fullStr |
Do livro impresso ao virtual : uma reflexão acerca dos recursos digitais indicados em livros didáticos de história e a ação pedagógica do professor |
title_full_unstemmed |
Do livro impresso ao virtual : uma reflexão acerca dos recursos digitais indicados em livros didáticos de história e a ação pedagógica do professor |
title_sort |
Do livro impresso ao virtual : uma reflexão acerca dos recursos digitais indicados em livros didáticos de história e a ação pedagógica do professor |
author |
Vieira, Alecsandro Danelon, 1972- |
author_facet |
Vieira, Alecsandro Danelon, 1972- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Camas, Núria Pons Vilardell, 1960- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Alecsandro Danelon, 1972- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Livros didáticos - História Educação |
topic |
Formação de professores Livros didáticos - História Educação |
description |
Orientadora: Profª Dra. Nuria Pons Vilardell Camas |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-13T12:42:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-13T12:42:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/64499 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/64499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
120 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64499/1/R%20-%20D%20-%20ALECSANDRO%20DANELON%20VIEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0515125b2a1fd77dbd4e285f60c1eb5f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860634739998720 |