Entre o impresso e o digital : o papel de materiais digitais mediados pelos livros didáticos de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heidemann, Daniel Sucha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/46515
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
id UFPR_8dd1c69fb917d8d381f9555e69c448bc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/46515
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Heidemann, Daniel SuchaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-2022-09-01T17:11:09Z2022-09-01T17:11:09Z2016https://hdl.handle.net/1884/46515Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/09/2016Inclui referências : f. 105-115Resumo: Investigam-se aspectos da usabilidade dos materiais digitais de acesso gratuito presentes nos livros didáticos de Física aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, com o objetivo de analisar se e como os Objetos Educacionais Digitais de acesso gratuito estão em consonância com o livro didático em que estão inseridos. São identificadas as relações pedagógicas existentes entre estes materiais e o respectivo livro texto e se eles têm possibilitado o desenvolvimento de processos cognitivos ou de abordagens específicas não contempladas pelos livros, bem como possíveis dificuldades relativas ao seu uso em sala de aula. Utilizando-se de procedimentos da Análise de Conteúdo, buscou-se por elementos digitais em cada uma das 14 obras destinadas ao 1s ano do Ensino Médio selecionadas pelo PNLD 2015 (BRASIL, 2013). Tomando como pressuposto a intencionalidade da indicação desses materiais digitais no contexto do livro didático, os mesmos foram analisados sob duas categorias principais: a dos Objetos Educacionais Digitais Ativos, referente a materiais digitais que propõem e/ou possibilitam a execução de atividades pelo aluno, como simulações e experimentos, e a dos Objetos Educacionais Passivos, referente a materiais cuja função restringe-se à apresentação de informações aos alunos em formato digital, como textos, vídeos e animações. Tais objetos foram analisados tanto sob aspectos pedagógicos, utilizando-se de elementos da Taxonomia de Bloom Revisada e das discussões acerca de estratégias de ensino de Física presentes no edital do PNLD 2015, quanto em função de aspectos técnicos, em função de características desejáveis aos objetos educacionais digitais presentes na literatura da área. A análise indicou que estes Objetos Educacionais Digitais, de modo geral, representam formas interessantes para o desenvolvimento de estratégias de ensino em sala de aula, principalmente em função do desenvolvimento dos processos cognitivos mais complexos que propiciam. Evidenciou entretanto, que a falta de informação referente às suas formas de uso com o livro didático e a existência de problemas técnicos relacionados principalmente à interoperabilidade e à acessibilidade podem comprometer o desenvolvimento destas atividades. Palavras-chave: Objetos Educacionais Digitais, Livro didático de Física, Livro Digital, Taxonomia de Bloom, PNLD.Abstract: This study investigates aspects of the usability of free access digital materials found in Physics textbooks approved by the 2015 Textbook National Program (PNDL, Brazilian abbreviation), aiming to analyze if and how these materials are in consonance with the textbooks they are in. The pedagogical relations between these materials and the textbook are identified and whether they have enabled the development of cognitive processes or specific approaches not addressed by the books, as well as possible difficulties related to their use in the classroom. By employing the procedures of Content Analysis, digital elements were identified in each of the 14 books destined to the 1st year of high school selected by the PNLD 2015 (BRASIL, 2013). Taking into consideration the intention of indicating these digital materials in the textbook context, they were analyzed under two main categories: the Active Learning Objects, regarding digital materials which propose and/or enable the execution of activities by the students, such as simulations and experiments, and the Passive Learning Objects, regarding materials whose function is limited to the presentation of information in digital format to the students, such as texts, videos and animations. Such objects were analyzed by its pedagogical aspects, using elements from the Revised Bloom's Taxonomy and the discussions about strategies for teaching Physics that are present on the PNLD 2015 notice, but also by the technical aspects, in function of the desirable characteristics to digital educational objects that are found in the literature. The analysis indicated that these Learning Objects, in general, represent interesting ways of developing teaching strategies in the classroom, mainly in relation to the more complex cognitive processes provided, but that the lack of information regarding their use linked to the textbook and the existence of technical problems, mainly related to the interoperability and accessibility, might hamper the development of such activities. Keywords: Learning Objects, Physics Textbook, Digital Book, Bloom's Taxonomy, PNLD.119 f. : il.,tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoLivros didáticosMídia - EducaçãoPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Entre o impresso e o digital : o papel de materiais digitais mediados pelos livros didáticos de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DANIEL SUCHA HEIDEMANN.pdfapplication/pdf1987655https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46515/1/R%20-%20D%20-%20DANIEL%20SUCHA%20HEIDEMANN.pdfef1c0eda9f37e2ff4f04c96849eb38b1MD51open access1884/465152022-09-01 14:11:09.427open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/46515Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-01T17:11:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre o impresso e o digital : o papel de materiais digitais mediados pelos livros didáticos de física
title Entre o impresso e o digital : o papel de materiais digitais mediados pelos livros didáticos de física
spellingShingle Entre o impresso e o digital : o papel de materiais digitais mediados pelos livros didáticos de física
Heidemann, Daniel Sucha
Educação
Livros didáticos
Mídia - Educação
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
title_short Entre o impresso e o digital : o papel de materiais digitais mediados pelos livros didáticos de física
title_full Entre o impresso e o digital : o papel de materiais digitais mediados pelos livros didáticos de física
title_fullStr Entre o impresso e o digital : o papel de materiais digitais mediados pelos livros didáticos de física
title_full_unstemmed Entre o impresso e o digital : o papel de materiais digitais mediados pelos livros didáticos de física
title_sort Entre o impresso e o digital : o papel de materiais digitais mediados pelos livros didáticos de física
author Heidemann, Daniel Sucha
author_facet Heidemann, Daniel Sucha
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Heidemann, Daniel Sucha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
contributor_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Livros didáticos
Mídia - Educação
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
topic Educação
Livros didáticos
Mídia - Educação
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
description Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-01T17:11:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-01T17:11:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/46515
url https://hdl.handle.net/1884/46515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119 f. : il.,tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46515/1/R%20-%20D%20-%20DANIEL%20SUCHA%20HEIDEMANN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef1c0eda9f37e2ff4f04c96849eb38b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898683244085248