Potencialidades e limites do programa mais educação, em análise um colégio estadual de Francisco Beltrão/PR
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53612 |
Resumo: | Orientadora : Prof(a). Mestra. Maysa Ferreira da Silva |
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Steimbach, Alex AndersonSilva, Maysa FerreiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-07-02T18:04:38Z2021-07-02T18:04:38Z2016https://hdl.handle.net/1884/53612Orientadora : Prof(a). Mestra. Maysa Ferreira da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Muito se discute em torno da educação integral, tempo integral e jornada ampliada. Com intuito de atender essa demanda, o Governo Federal institui o Programa Mais Educação no ano de 2007, cuja meta é a educação integral. O objetivo deste estudo é refletir sobre as potencialidades e limites do Programa Mais Educação de um Colégio Estadual de Francisco Beltrão/PR. Nesse sentido, este trabalho fez uma revisão de cunho bibliográfico sobre o Programa Mais Educação, baseado em alguns artigos e legislações disponíveis; além de uma entrevista não formal realizou se a aplicação de sete questionários com a Equipe Pedagógica, professores e o funcionário que atuam diretamente com o programa; levantou-se do Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE) dados das matriculas existentes no colégio que possibilitam ter uma dimensão sobre o alcance do Programa Mais Educação. Percebeu-se e concluir que, apesar das limitações impostas pela falta de formação continuada aos educadores, o atraso no repasse das verbas destinadas à contratação de monitores e aquisição dos Kits de materiais e a pouca procura por vaga por parte da comunidade escolar, o Programa está atingindo seu objetivo que é proporcionar ao colégio uma reorganização voltada à Educação Integral porque para os alunos da comunidade escolar que participam do programa, o colégio se tornou um local de oportunidade para obter, além da escolarização regular, um tempo maior para se dedicarem às atividades que fazem parte de sua realidade no dia a dia e com isso ter a oportunidade de crescer enquanto cidadão consciente de seus direitos e deveres.1 arquivo (18 p.).application/pdfEducação integralPolítica públicaPlanejamento educacionalPotencialidades e limites do programa mais educação, em análise um colégio estadual de Francisco Beltrão/PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ALEX ANDERSON STEIMBACH.pdfapplication/pdf354839https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53612/1/R%20-%20E%20-%20ALEX%20ANDERSON%20STEIMBACH.pdf39ce345ba3bbefb338ebd66c0fc0667fMD51open access1884/536122021-07-02 15:04:38.534open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53612Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-02T18:04:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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