Educação integral em tempo integral: a materialidade do Programa Escolas do Amanhã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Putzke, Camila Patricia Kipper
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12366
Resumo: O presente trabalho trata da educação integral no âmbito das questões sociais e educacionais brasileiras, a partir de uma aproximação com programas norteadores de educação integral em tempo integral no Brasil, seus aportes normativos, e programas nacionais de referência desta política o Programa Mais Educação e Programa Novo Mais Educação. Buscamos pois, realizar a análise da materialidade do programa Escolas do Amanhã, implementada no ano de 2009 na rede municipal do Rio de Janeiro buscando identificar a concepção de educação integral que vem sendo implementada, confrontando com as condições reais para a sua realização e continuidade. A partir da breve análise sobre as políticas de educação integral, podemos concluir que estamos muito aquém de termos uma política de educação integral assentada em uma concepção que seja realmente democrática, que possa cumprir um papel emancipatório, apresenta uma fragilidade, uma falta de políticas que realmente se efetive na prática, que possa oferecer uma escola completa, e não uma escola assistencialista e compensatória.
id UFRJ_564aaa0215321cd29ece3463452fbc22
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12366
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Educação integral em tempo integral: a materialidade do Programa Escolas do AmanhãEducação integralPolíticas públicasEscola públicaPolítica educacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALO presente trabalho trata da educação integral no âmbito das questões sociais e educacionais brasileiras, a partir de uma aproximação com programas norteadores de educação integral em tempo integral no Brasil, seus aportes normativos, e programas nacionais de referência desta política o Programa Mais Educação e Programa Novo Mais Educação. Buscamos pois, realizar a análise da materialidade do programa Escolas do Amanhã, implementada no ano de 2009 na rede municipal do Rio de Janeiro buscando identificar a concepção de educação integral que vem sendo implementada, confrontando com as condições reais para a sua realização e continuidade. A partir da breve análise sobre as políticas de educação integral, podemos concluir que estamos muito aquém de termos uma política de educação integral assentada em uma concepção que seja realmente democrática, que possa cumprir um papel emancipatório, apresenta uma fragilidade, uma falta de políticas que realmente se efetive na prática, que possa oferecer uma escola completa, e não uma escola assistencialista e compensatória.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJMotta, Vania Cardoso daPutzke, Camila Patricia Kipper2020-06-04T18:13:46Z2023-12-21T03:07:11Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPUTZKE, Camila Patricia Kipper. Educação integral em tempo integral: a materialidade do Programa Escolas do Amanhã. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/12366porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:11Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12366Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:11Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação integral em tempo integral: a materialidade do Programa Escolas do Amanhã
title Educação integral em tempo integral: a materialidade do Programa Escolas do Amanhã
spellingShingle Educação integral em tempo integral: a materialidade do Programa Escolas do Amanhã
Putzke, Camila Patricia Kipper
Educação integral
Políticas públicas
Escola pública
Política educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
title_short Educação integral em tempo integral: a materialidade do Programa Escolas do Amanhã
title_full Educação integral em tempo integral: a materialidade do Programa Escolas do Amanhã
title_fullStr Educação integral em tempo integral: a materialidade do Programa Escolas do Amanhã
title_full_unstemmed Educação integral em tempo integral: a materialidade do Programa Escolas do Amanhã
title_sort Educação integral em tempo integral: a materialidade do Programa Escolas do Amanhã
author Putzke, Camila Patricia Kipper
author_facet Putzke, Camila Patricia Kipper
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Motta, Vania Cardoso da
dc.contributor.author.fl_str_mv Putzke, Camila Patricia Kipper
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Políticas públicas
Escola pública
Política educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
topic Educação integral
Políticas públicas
Escola pública
Política educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
description O presente trabalho trata da educação integral no âmbito das questões sociais e educacionais brasileiras, a partir de uma aproximação com programas norteadores de educação integral em tempo integral no Brasil, seus aportes normativos, e programas nacionais de referência desta política o Programa Mais Educação e Programa Novo Mais Educação. Buscamos pois, realizar a análise da materialidade do programa Escolas do Amanhã, implementada no ano de 2009 na rede municipal do Rio de Janeiro buscando identificar a concepção de educação integral que vem sendo implementada, confrontando com as condições reais para a sua realização e continuidade. A partir da breve análise sobre as políticas de educação integral, podemos concluir que estamos muito aquém de termos uma política de educação integral assentada em uma concepção que seja realmente democrática, que possa cumprir um papel emancipatório, apresenta uma fragilidade, uma falta de políticas que realmente se efetive na prática, que possa oferecer uma escola completa, e não uma escola assistencialista e compensatória.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2020-06-04T18:13:46Z
2023-12-21T03:07:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PUTZKE, Camila Patricia Kipper. Educação integral em tempo integral: a materialidade do Programa Escolas do Amanhã. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
http://hdl.handle.net/11422/12366
identifier_str_mv PUTZKE, Camila Patricia Kipper. Educação integral em tempo integral: a materialidade do Programa Escolas do Amanhã. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/12366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456007424311296