Mulheres na tabela periódica : jogos didáticos para o engajamento de estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eiglmeier, Heidi Mara dos Santos, 1984/10/22
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72056
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Camila Silveira da Silva
id UFPR_efa024389ac7a92ed691bf3ec152eabb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72056
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Eiglmeier, Heidi Mara dos Santos, 1984/10/22Silva, Camila Silveira da, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional2022-01-06T13:26:34Z2022-01-06T13:26:34Z2021https://hdl.handle.net/1884/72056Orientadora: Profa. Dra. Camila Silveira da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 08/12/2020Inclui referências: p. 175-189Resumo: A presente pesquisa analisa como a produção de jogos didáticos sobre as Mulheres da Tabela Periódica promove o engajamento de estudantes do Ensino Médio. Os objetivos específicos que a nortearam foram: i) identificar como a dinâmica com os jogos didáticos pode favorecer a aprendizagem do conteúdo de Tabela Periódica pelas(os) estudantes; ii) caracterizar como o conteúdo sobre as Mulheres da Tabela Periódica é abordado durante a confecção dos jogos pelas(os) estudantes; e iii) compreender como a Oficina desenvolvida pode contribuir para o Ensino de Química de maneira articulada à discussão de Gênero. Para encontrarmos estas respostas, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo participante, tendo como lócus uma Oficina realizada no contraturno escolar com estudantes voluntárias(os) de diferentes etapas do Ensino Médio de um colégio estadual na cidade de Curitiba-PR. A Oficina foi dividida em três momentos que contemplavam diferentes atividades: i) dinâmicas envolvendo jogos didáticos, aulas expositiva-dialogadas, manipulação de tabelas interativas e simuladores on-line; ii) pesquisas sobre as biografias das Mulheres da Tabela Periódica, incentivando as participantes a apresentarem seus trabalhos para a turma de forma oral; e iii) produção de jogos pelas participantes sobre essas mulheres. Para a constituição de dados utilizamos a observação participante, tomando como instrumentos as notas de campo da pesquisadora, gravação de áudios e vídeos dos encontros, fotografias, e-mails e grupo de mensagens. Restringimos o corpus da pesquisa para as fontes de informação transcritas e organizadas referente aos momentos da Oficina onde aconteceram as dinâmicas com os jogos, a discussão sobre a presença/ausência das mulheres na sociedade e na Tabela Periódica e a produção de jogos pelas participantes. Para a análise adotamos a Análise de Conteúdo e definimos categorias a priori relativas aos três tipos de engajamento: comportamental, emocional e cognitivo. Foram produzidos três jogos de cartas pelas estudantes. Durante este processo observamos que houve engajamento comportamental, emocional e cognitivo, favorecidos pelo protagonismo das participantes; momentos divertidos e prazerosos; e interação entre as estudantes e delas com a professora. Por fim, promovemos discussões sobre questões de Gênero na sociedade e como as Mulheres da Tabela Periódica foram esquecidas por aqueles que contaram essa História. Palavras-chave: Engajamento comportamental. Engajamento emocional. Engajamento cognitivo. Oficina. Gênero. Mulheres na Ciência. Elementos químicos.Abstract: This research examines how the production of educational games about women in the Periodic Table promotes the engagement of high school students. The specific objectives that guided it were: i) to identify how the dynamics with the educational games can favor the learning of the content of Periodic Table by the students; ii) to characterize how the content about the Women in the Periodic Table is approached during the making of the games by the students; and, iii) understand how the developed Workshop can contribute to the Teaching of Chemistry in an articulated way to the discussion of Gender. In order to find these answers, we realized a qualitative research of the participant type, having as a locus a Workshop held in the afterschool program with volunteer students from different stages of high school at a State school in Curitiba-PR. The Workshop was divided into three moments that included different activities: i) dynamics involving educational games, expository-dialog classes, manipulation of interactive tables and online simulators; ii) researches on women's biographies in the Periodic Table, encouraging participants to present their work to the class orally; and iii) production of games about these women by the participants. For data constitution, we used participant observation, taking researcher's field notes as instruments, recording audio and videos of the meetings, photographs, e-mails and group of messages. We restricted the research corpus to the information sources transcribed and organized regarding Workshop's moments where dynamics with games happened, the discussion about the presence/absence of women in society and in the Periodic Table, and game production by participants. For the analysis we adopted Content Analysis and defined a priori categories related to the three types of engagement: behavioral, emotional and cognitive. Three card games were produced by the students. During this process, we observed that there was behavioral, emotional and cognitive engagement, favored by the protagonism of the participants; fun and pleasurable moments; and, interaction between students and theirs with the teacher. Finally, we promote discussions about gender issues in society and how women in the Periodic Table were forgotten by those who told this story. Keywords: Behavioral engagement. Emotional engagement. Cognitive engagement. Workshop. Genre. Women in Science. Chemical elements.1 arquivo (213 p.) : PDF.application/pdfMulheres na cienciaTabela periódica dos elementos químicosElementos quimicosJogos educativosQuímicaMulheres na tabela periódica : jogos didáticos para o engajamento de estudantes do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - HEIDI MARA DOS SANTOS EIGLMEIER.pdfapplication/pdf6447153https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72056/1/R%20-%20D%20-%20HEIDI%20MARA%20DOS%20SANTOS%20EIGLMEIER.pdf301a27d8b916f0fe04021d5c98f906c6MD51open access1884/720562022-01-06 10:26:34.665open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72056Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-01-06T13:26:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulheres na tabela periódica : jogos didáticos para o engajamento de estudantes do ensino médio
title Mulheres na tabela periódica : jogos didáticos para o engajamento de estudantes do ensino médio
spellingShingle Mulheres na tabela periódica : jogos didáticos para o engajamento de estudantes do ensino médio
Eiglmeier, Heidi Mara dos Santos, 1984/10/22
Mulheres na ciencia
Tabela periódica dos elementos químicos
Elementos quimicos
Jogos educativos
Química
title_short Mulheres na tabela periódica : jogos didáticos para o engajamento de estudantes do ensino médio
title_full Mulheres na tabela periódica : jogos didáticos para o engajamento de estudantes do ensino médio
title_fullStr Mulheres na tabela periódica : jogos didáticos para o engajamento de estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed Mulheres na tabela periódica : jogos didáticos para o engajamento de estudantes do ensino médio
title_sort Mulheres na tabela periódica : jogos didáticos para o engajamento de estudantes do ensino médio
author Eiglmeier, Heidi Mara dos Santos, 1984/10/22
author_facet Eiglmeier, Heidi Mara dos Santos, 1984/10/22
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Camila Silveira da, 1983-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Eiglmeier, Heidi Mara dos Santos, 1984/10/22
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres na ciencia
Tabela periódica dos elementos químicos
Elementos quimicos
Jogos educativos
Química
topic Mulheres na ciencia
Tabela periódica dos elementos químicos
Elementos quimicos
Jogos educativos
Química
description Orientadora: Profa. Dra. Camila Silveira da Silva
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-06T13:26:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-06T13:26:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72056
url https://hdl.handle.net/1884/72056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (213 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72056/1/R%20-%20D%20-%20HEIDI%20MARA%20DOS%20SANTOS%20EIGLMEIER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 301a27d8b916f0fe04021d5c98f906c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860632392237056