O Princípio de Exclusão de Pauli e a tabela periódica: uma análise na coleção dos livros didáticos PNLD 2018.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabrício Ramos da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4355
Resumo: O Princípio de Exclusão de Pauli diz que “não pode existir em um átomo dois elétrons com os mesmos números quânticos”. Embora pareça simples, esse princípio é um dos mais fundamentais da física quântica, sendo peça chave para o entendimento de fenômenos como o paramagnetismo e o ferromagnetismo e também para a compreensão da distribuição eletrônica dos elementos. Sabendo disso, a presença desse assunto nos livros didáticos é de bastante relevância, visto que a configuração eletrônica dos elementos explica as propriedades periódicas, consequentemente, a estrutura da tabela periódica e todo o comportamento dos elementos químicos. Ademais, uma explicação moderna para a construção da tabela periódica pode contribuir para a resolução de problemáticas referentes às abordagens descontextualizadas oferecidas por parte de numerosos livros didáticos. Levando isso em consideração o trabalho teve como objetivo analisar como os livros didáticos na coleção do PNLD 2018 de química para ensino médio abordam o Princípio de Exclusão de Pauli. Para tanto, foram selecionados os seis livros da coleção do PNLD 2018, mais um livro de uma coleção anterior, a fim de saber como eles abordam o Princípio de Exclusão numa perspectiva de estudo de caso. Apenas dois dos seis livros apresentaram o Princípio de Exclusão na sua estrutura não estabelecendo uma relação direta entre o assunto e a tabela periódica. Logo, é necessário o desenvolvimento de propostas didáticas envolvendo este princípio e a elaboração de trabalhos contemplando o Princípio de Pauli no ensino de Química.
id UFRPE_ec5582e46ffe28ddf0e12cf218abcf50
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4355
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling O Princípio de Exclusão de Pauli e a tabela periódica: uma análise na coleção dos livros didáticos PNLD 2018.Química - Estudo e ensinoTabela periódica dos elementos químicosLivros didáticosO Princípio de Exclusão de Pauli diz que “não pode existir em um átomo dois elétrons com os mesmos números quânticos”. Embora pareça simples, esse princípio é um dos mais fundamentais da física quântica, sendo peça chave para o entendimento de fenômenos como o paramagnetismo e o ferromagnetismo e também para a compreensão da distribuição eletrônica dos elementos. Sabendo disso, a presença desse assunto nos livros didáticos é de bastante relevância, visto que a configuração eletrônica dos elementos explica as propriedades periódicas, consequentemente, a estrutura da tabela periódica e todo o comportamento dos elementos químicos. Ademais, uma explicação moderna para a construção da tabela periódica pode contribuir para a resolução de problemáticas referentes às abordagens descontextualizadas oferecidas por parte de numerosos livros didáticos. Levando isso em consideração o trabalho teve como objetivo analisar como os livros didáticos na coleção do PNLD 2018 de química para ensino médio abordam o Princípio de Exclusão de Pauli. Para tanto, foram selecionados os seis livros da coleção do PNLD 2018, mais um livro de uma coleção anterior, a fim de saber como eles abordam o Princípio de Exclusão numa perspectiva de estudo de caso. Apenas dois dos seis livros apresentaram o Princípio de Exclusão na sua estrutura não estabelecendo uma relação direta entre o assunto e a tabela periódica. Logo, é necessário o desenvolvimento de propostas didáticas envolvendo este princípio e a elaboração de trabalhos contemplando o Princípio de Pauli no ensino de Química.The Pauli Exclusion Principle says that "there cannot exist in an atom two electrons with the same quantum numbers". Although it seems simple, this principle is one of the most fundamental in quantum physics, being a key part for the understanding of phenomena such as paramagnetism and ferromagnetism and also for the under-standing of the electronic distribution of the elements. Knowing this, the presence of this subject in textbooks is quite relevant, since the electronic configuration of the elements explains the periodic properties and consequently the structure of the peri-odic table. Furthermore, a modern explanation for the construction of the periodic table can contribute to solving the problems related to the decontextualized ap-proaches offered by numerous textbooks. Taking this into account, the work aimed to analyze how the textbooks in the PNLD 2018 collection of chemistry for high school address the Pauli Exclusion Principle. For that, the six books of the PNLD 2018 col-lection were selected, plus one book from a previous collection, in order to know how these literatures approach the subject of the Exclusion Principle from a case study perspective. Only two of the six books presented the Exclusion Principle in their structure, not establishing a direct relationship between the subject and the periodic table. Therefore, it is necessary to develop didactic proposals involving this principle and the elaboration of works contemplating the Pauli Principle in the teaching of chemistry.BrasilSoares Neto, Luciano de Azevedohttp://lattes.cnpq.br/9045141153947616http://lattes.cnpq.br/7676222115726194Silva, Fabrício Ramos da2023-04-13T15:34:30Z2023-04-13T15:34:30Z2021-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60 f.application/pdfSilva, Fabrício Ramos da. O Princípio de Exclusão de Pauli e a tabela periódica: uma análise na coleção dos livros didáticos PNLD 2018. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4355porAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-13T15:34:34Zoai:dspace:123456789/4355Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-13T15:34:34Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O Princípio de Exclusão de Pauli e a tabela periódica: uma análise na coleção dos livros didáticos PNLD 2018.
title O Princípio de Exclusão de Pauli e a tabela periódica: uma análise na coleção dos livros didáticos PNLD 2018.
spellingShingle O Princípio de Exclusão de Pauli e a tabela periódica: uma análise na coleção dos livros didáticos PNLD 2018.
Silva, Fabrício Ramos da
Química - Estudo e ensino
Tabela periódica dos elementos químicos
Livros didáticos
title_short O Princípio de Exclusão de Pauli e a tabela periódica: uma análise na coleção dos livros didáticos PNLD 2018.
title_full O Princípio de Exclusão de Pauli e a tabela periódica: uma análise na coleção dos livros didáticos PNLD 2018.
title_fullStr O Princípio de Exclusão de Pauli e a tabela periódica: uma análise na coleção dos livros didáticos PNLD 2018.
title_full_unstemmed O Princípio de Exclusão de Pauli e a tabela periódica: uma análise na coleção dos livros didáticos PNLD 2018.
title_sort O Princípio de Exclusão de Pauli e a tabela periódica: uma análise na coleção dos livros didáticos PNLD 2018.
author Silva, Fabrício Ramos da
author_facet Silva, Fabrício Ramos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares Neto, Luciano de Azevedo
http://lattes.cnpq.br/9045141153947616
http://lattes.cnpq.br/7676222115726194
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabrício Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Tabela periódica dos elementos químicos
Livros didáticos
topic Química - Estudo e ensino
Tabela periódica dos elementos químicos
Livros didáticos
description O Princípio de Exclusão de Pauli diz que “não pode existir em um átomo dois elétrons com os mesmos números quânticos”. Embora pareça simples, esse princípio é um dos mais fundamentais da física quântica, sendo peça chave para o entendimento de fenômenos como o paramagnetismo e o ferromagnetismo e também para a compreensão da distribuição eletrônica dos elementos. Sabendo disso, a presença desse assunto nos livros didáticos é de bastante relevância, visto que a configuração eletrônica dos elementos explica as propriedades periódicas, consequentemente, a estrutura da tabela periódica e todo o comportamento dos elementos químicos. Ademais, uma explicação moderna para a construção da tabela periódica pode contribuir para a resolução de problemáticas referentes às abordagens descontextualizadas oferecidas por parte de numerosos livros didáticos. Levando isso em consideração o trabalho teve como objetivo analisar como os livros didáticos na coleção do PNLD 2018 de química para ensino médio abordam o Princípio de Exclusão de Pauli. Para tanto, foram selecionados os seis livros da coleção do PNLD 2018, mais um livro de uma coleção anterior, a fim de saber como eles abordam o Princípio de Exclusão numa perspectiva de estudo de caso. Apenas dois dos seis livros apresentaram o Princípio de Exclusão na sua estrutura não estabelecendo uma relação direta entre o assunto e a tabela periódica. Logo, é necessário o desenvolvimento de propostas didáticas envolvendo este princípio e a elaboração de trabalhos contemplando o Princípio de Pauli no ensino de Química.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
2023-04-13T15:34:30Z
2023-04-13T15:34:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Fabrício Ramos da. O Princípio de Exclusão de Pauli e a tabela periódica: uma análise na coleção dos livros didáticos PNLD 2018. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4355
identifier_str_mv Silva, Fabrício Ramos da. O Princípio de Exclusão de Pauli e a tabela periódica: uma análise na coleção dos livros didáticos PNLD 2018. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277166954741760