Comportamento do consumidor no processo de compra online no período pré e durante pandemia do COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guiotto, Andressa Stephanie, 1999-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71688
Resumo: Orientadora : Profa. Dra. Thays Cristina Domareski Ruiz
id UFPR_eff86be622e7753dccffd706aa755060
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71688
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Guiotto, Andressa Stephanie, 1999-Domareski-Ruiz, Thays Cristina, 1984-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo2021-08-12T19:28:40Z2021-08-12T19:28:40Z2021https://hdl.handle.net/1884/71688Orientadora : Profa. Dra. Thays Cristina Domareski RuizMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor deCiências Humanas, Curso de Graduação em TurismoInclui referênciasResumo : O comportamento do consumidor busca compreender as motivações e influências que levam um indivíduo a adquirir algum produto. Com o avanço das tecnologias da informação e comunicação, a internet vem fazendo cada vez mais parte da vida das pessoas e mudou a maneira como consomem. A Internet alterou o comportamento dos indivíduos, especialmente quando se trata de usar recursos para compras online. Sem sair de casa e com poucos cliques, é possível pesquisar, comparar, reservar e comprar, a partir disso as empresas de turismo precisaram se adaptar ao mundo online e fornecer de maneira fácil e acessível ao consumidor a aquisição de seus produtos e serviços. O presente trabalho tem como objetivo elaborar um relatório de pesquisa de consultoria sobre o comportamento do consumidor em compras online de turismo em momentos pré e durante a pandemia. Para dar início a discussão, o referencial teórico abordou os assuntos: turismo e transformação digital, comportamento do consumidor e processo de compra online. A metodologia foi exploratória e de abordagem qualitativa. Para entender e descrever os principais conceitos e discussões abordado pelos autores foi utilizada a pesquisa bibliográfica. A segunda parte da pesquisa foi composta por um questionário online, sendo o público-alvo, pessoas que já realizaram compra de produtos turísticos online. Os resultados revelam que os consumidores preferem consultar site agregadores para pesquisar sobre seu próximo destino, o serviço que mais adquirem é reserva de hospedagem e que o mais importante em uma plataforma é a clareza nos valores e na descrição dos produtos. A pandemia do Covid-19 alterou os hábitos de consumo, foi possível identificar que muitas pessoas fizeram sua primeira compra online durante a pandemia e que muitas ainda não têm coragem de comprar viagens.Abstract : Consumer behavior seeks to understand the motivations and influences that lead na individual to purchase a product. With the advance of information and communication technologies, the internet has been increasingly part of people's lives and has changed the way they consume. They are changing the behavior of individuals, especially when it comes to using resources for online shopping. Without leaving home and with a few clicks, it is possible to search, compare, book, and buy. As a result, tourism companies needed to adapt to the online world and provide an easy and accessible way for the consumer to purchase their products and services. This paper aims to elaborate a consulting research report on consumer behavior in online tourism purchases before and during the pandemic. The theoretical framework approached the subjects: tourism and technology, consumer behavior, and online purchasing process to start the discussion. The methodology was exploratory and qualitative in approach. Bibliographical research was used to understand and describe the main concepts and discussions addressed by the authors. The second part of the research was composed of an online questionnaire, and the target audience was people who had already purchased tourism products online. The results reveal that consumers prefer to consult aggregator sites to research their next destination. The service they are buying the most is reserving accommodation. The essential thing in a platform is clarity in the values and description of the products. The covid-19 pandemic has changed consumer habits, and it was possible to identify that many people made their first online purchase during the pandemic and that many still do not dare to buy trips yet.1 arquivo (79 p.) : il. (algumas color.).application/pdfComportamento do consumidorCOVID-19 (doença)TeleshoppingComércio eletrônicoComportamento do consumidor no processo de compra online no período pré e durante pandemia do COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANDRESSA STEPHANIE GUIOTTO.pdfapplication/pdf6742752https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71688/1/ANDRESSA%20STEPHANIE%20GUIOTTO.pdfd0f5d737573dfeb9847429a9c15d18e5MD51open access1884/716882021-08-12 16:28:40.23open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71688Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-12T19:28:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor no processo de compra online no período pré e durante pandemia do COVID-19
title Comportamento do consumidor no processo de compra online no período pré e durante pandemia do COVID-19
spellingShingle Comportamento do consumidor no processo de compra online no período pré e durante pandemia do COVID-19
Guiotto, Andressa Stephanie, 1999-
Comportamento do consumidor
COVID-19 (doença)
Teleshopping
Comércio eletrônico
title_short Comportamento do consumidor no processo de compra online no período pré e durante pandemia do COVID-19
title_full Comportamento do consumidor no processo de compra online no período pré e durante pandemia do COVID-19
title_fullStr Comportamento do consumidor no processo de compra online no período pré e durante pandemia do COVID-19
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor no processo de compra online no período pré e durante pandemia do COVID-19
title_sort Comportamento do consumidor no processo de compra online no período pré e durante pandemia do COVID-19
author Guiotto, Andressa Stephanie, 1999-
author_facet Guiotto, Andressa Stephanie, 1999-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Domareski-Ruiz, Thays Cristina, 1984-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo
dc.contributor.author.fl_str_mv Guiotto, Andressa Stephanie, 1999-
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
COVID-19 (doença)
Teleshopping
Comércio eletrônico
topic Comportamento do consumidor
COVID-19 (doença)
Teleshopping
Comércio eletrônico
description Orientadora : Profa. Dra. Thays Cristina Domareski Ruiz
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-12T19:28:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-12T19:28:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71688
url https://hdl.handle.net/1884/71688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (79 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71688/1/ANDRESSA%20STEPHANIE%20GUIOTTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d0f5d737573dfeb9847429a9c15d18e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860510688215040