Mudanças no padrão de concorrência da indústria de refrigerantes brasileira entre 1990 e 2005

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mancio, Willian Raphael
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78323
Resumo: Orientador: José Guilherme Silva Vieira
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spelling Mancio, Willian RaphaelVieira, José Guilherme Silva, 1976-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas2022-08-30T17:01:09Z2022-08-30T17:01:09Z2009https://hdl.handle.net/1884/78323Orientador: José Guilherme Silva VieiraMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasResumo: O padrão de concorrência da indústria de refrigerantes passou por mudanças apartir da década de 1990. A indústria que no começo dos anos 1990 era concentrada na mão de poucos fabricantes, aproximadamente 50, viu esse número saltar para mais de 700 no fim do ano de 2005. A entrada desses novos concorrentes se deu basicamente a dois fatores. O primeiro foi a introdução da Garrafa PET como embalagem padrão para os refrigerantes, essa embalagem levou a redução de diversas barreiras que beneficiavam os grandes produtores de refrigerantes, como custos altos de logística, investimentos iniciais maiores, fidelização dos clientes, devido as embalagens de vidro, que oneravam o cliente quando este decidia consumir um produto de outra marca. O segundo fator foi a expansão do consumo, devido à estabilidade econômica trazida pelo Plano Real. Com a economia estabilizada e o conseqüente maior poder de compra das classes baixas, o consumo de refrigerantes aumentou no Brasil, permitindo a entrada de mais empresas. Portanto, com um mercado em expansão, custos menores e barreiras à entrada mais brandas, novas empresas puderam ingressar no mercado. A concorrência na indústria de refrigerantes se tornou mais dinâmica, de forma que o preço do refrigerante no Brasil ficou estável, apesar da inflação, novos produtos e sabores foram introduzidos no mercado, buscando a diferenciação de produtos, e ocorreram inovações técnicas na forma de produzir e comercializar o produto.50 f.application/pdfRefrigerantes - IndústriaRefrigerantes - Indústria - Concorrencia - 1990-2005Mudanças no padrão de concorrência da indústria de refrigerantes brasileira entre 1990 e 2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALWILLIAN-RAPHAEL-MANCIO.pdfapplication/pdf4453645https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78323/1/WILLIAN-RAPHAEL-MANCIO.pdf162a4f0d8c6da2fa22ddd3412c6cfc17MD51open access1884/783232022-08-30 14:01:09.73open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78323Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-30T17:01:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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