Pensamento complexo em Edgar Morin : contribuições para a educação ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Mario
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54386
Resumo: Orientador : Gelson João Tesser
id UFPR_f06354e7960f03f062af0da7f4ef754b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54386
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Borges, MarioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da EducaçãoTesser, Gelson João, 1955-2019-11-11T20:41:58Z2019-11-11T20:41:58Z2011https://hdl.handle.net/1884/54386Orientador : Gelson João TesserMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da EducaçãoInclui referênciasResumo: Esta pesquisa qualitativa tece considerações sobre a importância do pensar complexo na educação atual, seus desafios e sua urgência para reformular o currículo escolar nesta perspectiva. Há uma necessidade de se repensar o pensamento, isto é, rever os conceitos de educação que se ensina nas escolas, superar a idéia de currículo fragmentado e compartimentado o qual conhecemos. Para tal contribui o pensamento de Edgar Morin que propõe um currículo mais flexível e mais complexo, no qual resgata a contribuição da filosofia e procura indicar como tributo a religação do saber técnico à cultura das humanidades fornecendo olhares interdisciplinares no processo educacional através da religação dos saberes. Nesse sentido também considera a ética fundamental para transformar a educação e formar sujeitos comprometidos com o mundo em que vivemos.Abstract: This qualitative research paper reflects on the importance of complex thinking in education today, their challenges and their urgency to reform the school curriculum from this perspective. There is a need to rethink the thought, that is, review the concepts of education that is taught in schools, exceeding the idea of fragmented and compartmentalized curriculum we know. To this adds the thought that Edgar Morin proposes a curriculum more flexible and more complex, which high lights the contributions of philosophy and seeks to indicate how the rewiring tribute to the culture of the technical knowledge of the humanities in proving interdisciplinary educational process through the reconnection of knowledge. In this sense also considers the ethics to transform education, subjects committed to forming the world in which we live.63 f.application/pdfEducação - FilosofiaSociologia educacionalPensamento complexo em Edgar Morin : contribuições para a educação éticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARIO BORGES.pdfapplication/pdf231583https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54386/1/R%20-%20E%20-%20MARIO%20BORGES.pdf80146aae20a222be5889f38e4319c4b6MD51open access1884/543862019-11-11 17:41:58.069open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54386Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-11T20:41:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pensamento complexo em Edgar Morin : contribuições para a educação ética
title Pensamento complexo em Edgar Morin : contribuições para a educação ética
spellingShingle Pensamento complexo em Edgar Morin : contribuições para a educação ética
Borges, Mario
Educação - Filosofia
Sociologia educacional
title_short Pensamento complexo em Edgar Morin : contribuições para a educação ética
title_full Pensamento complexo em Edgar Morin : contribuições para a educação ética
title_fullStr Pensamento complexo em Edgar Morin : contribuições para a educação ética
title_full_unstemmed Pensamento complexo em Edgar Morin : contribuições para a educação ética
title_sort Pensamento complexo em Edgar Morin : contribuições para a educação ética
author Borges, Mario
author_facet Borges, Mario
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Mario
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tesser, Gelson João, 1955-
contributor_str_mv Tesser, Gelson João, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Filosofia
Sociologia educacional
topic Educação - Filosofia
Sociologia educacional
description Orientador : Gelson João Tesser
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-11T20:41:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-11T20:41:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54386
url https://hdl.handle.net/1884/54386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54386/1/R%20-%20E%20-%20MARIO%20BORGES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 80146aae20a222be5889f38e4319c4b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823526990041317376