O desafio da educação no Brasil e na França = o processo de leitura de jovens e adultos em situação de reinserção escolar em uma perspectiva de retomada de estudos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boganika, Luciane, 1985-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66401
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Lúcia Cherem
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spelling Boganika, Luciane, 1985-Cherem, Lúcia Peixoto, 1960-Guernier, Marie-CécileUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasUniversité Grenoble-Alpes2020-11-04T21:04:06Z2020-11-04T21:04:06Z2018https://hdl.handle.net/1884/66401Orientadora: Profa. Dra. Lúcia CheremCoorientadora: Dra. Marie-Cécile GuernierTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras em cotutela com a Universidade Grenoble Alpes. Defesa : Curitiba, 06/12/2018Inclui referências: p. 42-50Área de concentração: Estudos LinguísticosResumo: Em termos de reintegração escolar de jovens e adultos, o Brasil trabalha com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a França com o Diploma de Acesso a Estudos Universitários (Da Eu ). Cada uma dessas formações constitui um dispositivo pedagógico completo inserido no sistema nacional de Educação com programas oficiais, cursos específicos, corpo docente e exames orientados para obtenção de um diploma. Os alunos que concluem essa formação têm o direito de candidatar-se a concursos de serviço público, no Brasil, de candidatar-se à seleção de universidades públicas e privadas, e, na França, de se inscrever em instituições abertas aos titulares de um baccalauréatl. No entanto, no Brasil, a formação é orientada também para o mercado de trabalho, a fim de promover a reintegração e a mobilidade profissional, bem como a formação do indivíduo; enquanto na França, o objetivo principal é a continuidade dos estudos. Nesse trabalho de pesquisa, interessamo-nos pelo ensino da leitura e buscamos, em uma perspectiva contrastiva, avaliar os efeitos de cada um desses dois sistemas na aprendizagem da compreensão de leitura, além de discutirmos os efeitos do modelo escolar no qual os leitores fizeram seus primeiros aprendizados de leitura. Nosso protocolo de pesquisa convida os leitores a responder a questionários de leitura de textos jornalísticos extraídos de publicações digitais. Este protocolo e seus fundamentos teóricos são inspirados no trabalho de leitura e de compreensão escrita realizado no Laboratório de Linguística e Didática das Línguas Estrangeiras e Maternas, LIDILEM, da Universidade de Grenoble-Alpes, iniciado por Michel Dabène (Dabène, Frier e Visoz, 1992), e no trabalho de pesquisa brasileira liderada por Lúcia Cherem e Rosa Nery sobre a Matriz de Questões e o percurso de leitura (Cherem e Nery, 1992). O cruzamento destes diferentes indicadores (parte do texto mobilizado, estratégia de apropriação do texto, identificação do percurso argumentativo, julgamento de valor e polifonia enunciativa, formulação da resposta) nos permite reconstruir a coerência do percurso da leitura - desde a reconstituição da informação até a compreensão da complexidade textual através da análise da argumentação - e de identificar os tipos de leitura que correspondem aos graus de desenvolvimento do processo de leitura e de compreensão. Além disso, nos perguntamos se a inclusão do trabalho de leitura no pensamento social (Freire, 1967) influencia a qualidade da leitura e da compreensão escrita de leitores, além da formação de leitores. Elaboramos nossas respostas nos referindo aos pesquisadores que, como Paulo Freire e Pierre Bourdieu, pensaram na questão social. Assim como eles, acreditamos que quando a leitura tem significado para o leitor, o trabalho de aprendizagem é mais motivado e mais coerente. A atenção particular ao artigo de imprensa digital que tomamos como documento-base é motivada por essa perspectiva de diálogo entre as práticas sociais da escrita e o ensino-aprendizagem da leitura e da compreensão escrita. Palavras-chave: Leitura. Compreensão escrita. Letramento. Didática. Público pouco escolarizado. Texto informativo.Abstract: In terms of school reintegration of young people and adults, Brazil set up the educational program named Education for Young People and Adults [Educação de Jovens e Adultos - EJA], while France set up the educational project called Pass degree for the sake of the Access to University Studies [Diplôme d'Accès aux Études Universitaires - DAEU]. Each of these constitutes a complete educational device that composes The National System of Education in relation to others official programs as well as to specific courses, teaching staff and exams based on the degree acquisition. The graduates of both programs have the right to apply for public service. Moreover, in the Brazilian context they can apply for public and private universities and in the French situation they are able to sign up in the institutions that are open to people with a university degree. However, in Brazil the pedagogical training is oriented towards the job market and aims to promote the professional reintegration and the mobility of people, while the pedagogical training in France has as main point the pursuit of the studies by these individuals. In our thesis, we are interested in the teaching of the reading and we seek, by a contrastive perspective, to evaluate the effects of each of these two educational systems on the learning of the written comprehension; we also discuss the effects of the school model in which the readers have made their first learning, particularly, their first readings. Our research method, set up during several study sessions, invites the readers to answer a reading quiz about informative and journalistic texts that were extracted from the internet. This method and its theoretical foundations are inspired by the work on reading and written comprehension conducted in the LIDILEM laboratory of the University of Grenoble-Alpes in the sense of the studies initiated by Michel Dabène (Dabène, Frier & Visoz, 1992) and of the works performed by the Brazilian team of research led by Lúcia Cherem and Rosa Nery on the matrix of questions and the progress of reading. The intersection of these different indicators (part of the mobilized text, appropriation strategy of the text, identification of the argumentative path, value judgments and enunciative polyphony, formulation of the answer) allows us to reconstruct the coherence of the reading path - from the retrieval of the information to the understanding of the textual complexity through argumentation analysis - and to identify the types of reading concerning both the degrees of development and of readingcomprehension process. Furthermore, we ask whether the concern with the reading work in social thought (Freire, 1967) influences on the quality of the reading and written comprehension as well as on the quality of the pedagogical training of readers. We elaborate our answers by referring to researchers who, like Paulo Freire and Pierre Bourdieu, thought about the social question. We think, with them, that when reading is meaningful to the reader, the learning work is more motivated and more coherent. The special attention to the online press article, that we take as a basic document for our research, is motivated by this perspective that establishes the dialogue between the social practices of the written and the teaching-learning of the reading and written comprehension. Keywords: Reading. Written Comprehension. Literacy. Didactic. Poor school population. Informative text.50 p.application/pdfLeituraCompreensão na leituraEducação de adultosLiteratura didaticaLetrasO desafio da educação no Brasil e na França = o processo de leitura de jovens e adultos em situação de reinserção escolar em uma perspectiva de retomada de estudosLe défi de l'éducation au Brésil et en France : Processus de lecturisation des Jeunes et des Adultes en situation de réinsertion scolaire dans la perspective d'une reprise d'études ou d'une formation professionnelleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUCIANE BOGANIKA.pdfapplication/pdf3865141https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66401/1/R%20-%20T%20-%20LUCIANE%20BOGANIKA.pdfde77e182d411f06d0ab05328360f74ccMD51open access1884/664012020-11-04 18:04:06.365open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66401Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-11-04T21:04:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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