Considerações Sobre a Habilidade de Compreensão em Leitura e Formas de sua Avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Katya Luciane de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lúcio,Patrícia Silva, Miguel,Fabiano Koich
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000100069
Resumo: Resumo A compreensão leitora é uma atividade complexa que envolve mecanismos cognitivos, linguísticos, sociais e emocionais. Nas sociedades ocidentais, o êxito escolar muito se relaciona a uma apreensão adequada do processo de ler e compreender o texto lido, sendo um dos requisitos para a aprendizagem. Assim, a compreensão da leitura é assunto relevante àqueles que trabalham com a educação e com problemas dela decorrentes. Este trabalho se insere nesse contexto e objetiva fornecer uma exposição geral sobre o estudo da compreensão leitora, particularmente em seus aspectos históricos, conceituais e clínicos. Primeiramente, faz-se um breve relato histórico da leitura no Brasil e de algumas questões centrais atuais. Em seguida, descreve-se a compreensão leitora e seu processamento na abordagem da psicologia cognitiva. Em terceiro, são resenhados os principais instrumentos internacionais e brasileiros de avaliação da compreensão em leitura. Finalmente, discute-se a urgência de instrumentos psicometricamente ajustados para o campo da avaliação psicoeducacional.
id ABRAPEE-1_cd3b83eccce21bedad342504ae756575
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572016000100069
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Considerações Sobre a Habilidade de Compreensão em Leitura e Formas de sua Avaliaçãoleituracompreensão da leituraavaliaçãoResumo A compreensão leitora é uma atividade complexa que envolve mecanismos cognitivos, linguísticos, sociais e emocionais. Nas sociedades ocidentais, o êxito escolar muito se relaciona a uma apreensão adequada do processo de ler e compreender o texto lido, sendo um dos requisitos para a aprendizagem. Assim, a compreensão da leitura é assunto relevante àqueles que trabalham com a educação e com problemas dela decorrentes. Este trabalho se insere nesse contexto e objetiva fornecer uma exposição geral sobre o estudo da compreensão leitora, particularmente em seus aspectos históricos, conceituais e clínicos. Primeiramente, faz-se um breve relato histórico da leitura no Brasil e de algumas questões centrais atuais. Em seguida, descreve-se a compreensão leitora e seu processamento na abordagem da psicologia cognitiva. Em terceiro, são resenhados os principais instrumentos internacionais e brasileiros de avaliação da compreensão em leitura. Finalmente, discute-se a urgência de instrumentos psicometricamente ajustados para o campo da avaliação psicoeducacional.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000100069Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.1 2016reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-353920150201930info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Katya Luciane deLúcio,Patrícia SilvaMiguel,Fabiano Koichpor2016-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572016000100069Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2016-06-24T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações Sobre a Habilidade de Compreensão em Leitura e Formas de sua Avaliação
title Considerações Sobre a Habilidade de Compreensão em Leitura e Formas de sua Avaliação
spellingShingle Considerações Sobre a Habilidade de Compreensão em Leitura e Formas de sua Avaliação
Oliveira,Katya Luciane de
leitura
compreensão da leitura
avaliação
title_short Considerações Sobre a Habilidade de Compreensão em Leitura e Formas de sua Avaliação
title_full Considerações Sobre a Habilidade de Compreensão em Leitura e Formas de sua Avaliação
title_fullStr Considerações Sobre a Habilidade de Compreensão em Leitura e Formas de sua Avaliação
title_full_unstemmed Considerações Sobre a Habilidade de Compreensão em Leitura e Formas de sua Avaliação
title_sort Considerações Sobre a Habilidade de Compreensão em Leitura e Formas de sua Avaliação
author Oliveira,Katya Luciane de
author_facet Oliveira,Katya Luciane de
Lúcio,Patrícia Silva
Miguel,Fabiano Koich
author_role author
author2 Lúcio,Patrícia Silva
Miguel,Fabiano Koich
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Katya Luciane de
Lúcio,Patrícia Silva
Miguel,Fabiano Koich
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
compreensão da leitura
avaliação
topic leitura
compreensão da leitura
avaliação
description Resumo A compreensão leitora é uma atividade complexa que envolve mecanismos cognitivos, linguísticos, sociais e emocionais. Nas sociedades ocidentais, o êxito escolar muito se relaciona a uma apreensão adequada do processo de ler e compreender o texto lido, sendo um dos requisitos para a aprendizagem. Assim, a compreensão da leitura é assunto relevante àqueles que trabalham com a educação e com problemas dela decorrentes. Este trabalho se insere nesse contexto e objetiva fornecer uma exposição geral sobre o estudo da compreensão leitora, particularmente em seus aspectos históricos, conceituais e clínicos. Primeiramente, faz-se um breve relato histórico da leitura no Brasil e de algumas questões centrais atuais. Em seguida, descreve-se a compreensão leitora e seu processamento na abordagem da psicologia cognitiva. Em terceiro, são resenhados os principais instrumentos internacionais e brasileiros de avaliação da compreensão em leitura. Finalmente, discute-se a urgência de instrumentos psicometricamente ajustados para o campo da avaliação psicoeducacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000100069
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000100069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-353920150201930
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.20 n.1 2016
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606445355008