Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/80576 |
Resumo: | Orientador: Paulo Rogério Lopes |
id |
UFPR_f260837e8f0ab76d05581028bb66d372 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80576 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova EducaçãoLopes, Paulo Rogério, 1983-Lopes, Keila Cássia Santos Araújo2022-12-19T23:25:23Z2022-12-19T23:25:23Z2020https://hdl.handle.net/1884/80576Orientador: Paulo Rogério LopesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova EducaçãoInclui referênciasResumo: O referido memorial apresenta o projeto em Educação e Agroecologia: tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local no litoral do Paraná, PR, como requisito para a conclusão da especialização em Alternativas para Uma Nova Educação – ANE. Contudo, anterior a apresentação da proposta do referido projeto, bem como, de sua execução, apresentou-se um resgate da memória relacionada à educação, o processo de inserção e vivência nos encontros da ANE. Salienta-se que o resgate das memórias que os encontros da ANE, inclusive proporcionaram, bem como, as vivências e experiências compartilhadas durante a realização do curso de especialização contribuíram para a realização o desenvolvimento do projeto. Desse modo, o projeto em educação e agroecologia consistiu na realização de encontros ocorridos mensalmente com os educadores e educadoras do campo, das cidades e agentes de desenvolvimento local no litoral do Paraná. A cada encontro foram trabalhadas temáticas diferentes, pautadas em metodologias participativas. O primeiro encontro educador pautou-se num diálogo para apresentação dos discentes e docentes do curso, bem como, de leituras e discussões em torno da educação e agroecologia. No segundo encontro foi realizado um diagnóstico socioambiental participativo através da metodologia que implica em conhecer as fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças (FOFA) dos diferentes territórios dos educandos. O diagnóstico trouxe uma gama de indicadores, os quais possibilitaram realizar a problematização das realidades locais, seguido de um planejamento participativo, no intuito de apontar caminhos e soluções para as dificuldades encontradas. Destaca-se que a problematização das realidades locais e o planejamento culminaram no terceiro e quarto encontro educador. O quinto encontro educador consistiu no desenvolvimento de ações e sistematização das ações, sendo que o sexto encontro pautou-se num processo de avaliação do curso e utilizou-se a metodologia do rio do tempo. Em todos os encontros educadores metodologias como, o círculo de cultura, a facilitação gráfica, a mesa de partilha, dinâmicas de abertura e encerramento, instalações artístico pedagógicas foram realizadas. O processo de avaliação dos encontros educadores com os estudantes possibilitou conhecer a percepção dos mesmos quanto às atividades do curso. Os estudantes destacaram que o curso possibilitou um resgate das memórias vividas pelos mesmos na infância, bem como, anseios na continuidade do desenvolvimento de projetos e ações os quais despertaram através dos encontros educadores.1 recurso online (38 p.) : PDF.application/pdfPlanejamento educacional - ParanáEcologia agrícolaEducação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento localinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - KEILA CASSIA SANTOS ARAUJO LOPES.pdfapplication/pdf6620120https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80576/1/R%20-%20E%20-%20KEILA%20CASSIA%20SANTOS%20ARAUJO%20LOPES.pdfa35b93c53675533299f00ea82d863baaMD51open access1884/805762022-12-19 20:25:23.279open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80576Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-19T23:25:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local |
title |
Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local |
spellingShingle |
Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local Lopes, Keila Cássia Santos Araújo Planejamento educacional - Paraná Ecologia agrícola |
title_short |
Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local |
title_full |
Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local |
title_fullStr |
Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local |
title_full_unstemmed |
Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local |
title_sort |
Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local |
author |
Lopes, Keila Cássia Santos Araújo |
author_facet |
Lopes, Keila Cássia Santos Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Paulo Rogério, 1983- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Keila Cássia Santos Araújo |
contributor_str_mv |
Lopes, Paulo Rogério, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento educacional - Paraná Ecologia agrícola |
topic |
Planejamento educacional - Paraná Ecologia agrícola |
description |
Orientador: Paulo Rogério Lopes |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-19T23:25:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-19T23:25:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/80576 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/80576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online (38 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80576/1/R%20-%20E%20-%20KEILA%20CASSIA%20SANTOS%20ARAUJO%20LOPES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a35b93c53675533299f00ea82d863baa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898670415806464 |