Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Keila Cássia Santos Araújo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80576
Resumo: Orientador: Paulo Rogério Lopes
id UFPR_f260837e8f0ab76d05581028bb66d372
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80576
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova EducaçãoLopes, Paulo Rogério, 1983-Lopes, Keila Cássia Santos Araújo2022-12-19T23:25:23Z2022-12-19T23:25:23Z2020https://hdl.handle.net/1884/80576Orientador: Paulo Rogério LopesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova EducaçãoInclui referênciasResumo: O referido memorial apresenta o projeto em Educação e Agroecologia: tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local no litoral do Paraná, PR, como requisito para a conclusão da especialização em Alternativas para Uma Nova Educação – ANE. Contudo, anterior a apresentação da proposta do referido projeto, bem como, de sua execução, apresentou-se um resgate da memória relacionada à educação, o processo de inserção e vivência nos encontros da ANE. Salienta-se que o resgate das memórias que os encontros da ANE, inclusive proporcionaram, bem como, as vivências e experiências compartilhadas durante a realização do curso de especialização contribuíram para a realização o desenvolvimento do projeto. Desse modo, o projeto em educação e agroecologia consistiu na realização de encontros ocorridos mensalmente com os educadores e educadoras do campo, das cidades e agentes de desenvolvimento local no litoral do Paraná. A cada encontro foram trabalhadas temáticas diferentes, pautadas em metodologias participativas. O primeiro encontro educador pautou-se num diálogo para apresentação dos discentes e docentes do curso, bem como, de leituras e discussões em torno da educação e agroecologia. No segundo encontro foi realizado um diagnóstico socioambiental participativo através da metodologia que implica em conhecer as fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças (FOFA) dos diferentes territórios dos educandos. O diagnóstico trouxe uma gama de indicadores, os quais possibilitaram realizar a problematização das realidades locais, seguido de um planejamento participativo, no intuito de apontar caminhos e soluções para as dificuldades encontradas. Destaca-se que a problematização das realidades locais e o planejamento culminaram no terceiro e quarto encontro educador. O quinto encontro educador consistiu no desenvolvimento de ações e sistematização das ações, sendo que o sexto encontro pautou-se num processo de avaliação do curso e utilizou-se a metodologia do rio do tempo. Em todos os encontros educadores metodologias como, o círculo de cultura, a facilitação gráfica, a mesa de partilha, dinâmicas de abertura e encerramento, instalações artístico pedagógicas foram realizadas. O processo de avaliação dos encontros educadores com os estudantes possibilitou conhecer a percepção dos mesmos quanto às atividades do curso. Os estudantes destacaram que o curso possibilitou um resgate das memórias vividas pelos mesmos na infância, bem como, anseios na continuidade do desenvolvimento de projetos e ações os quais despertaram através dos encontros educadores.1 recurso online (38 p.) : PDF.application/pdfPlanejamento educacional - ParanáEcologia agrícolaEducação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento localinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - KEILA CASSIA SANTOS ARAUJO LOPES.pdfapplication/pdf6620120https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80576/1/R%20-%20E%20-%20KEILA%20CASSIA%20SANTOS%20ARAUJO%20LOPES.pdfa35b93c53675533299f00ea82d863baaMD51open access1884/805762022-12-19 20:25:23.279open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80576Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-19T23:25:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local
title Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local
spellingShingle Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local
Lopes, Keila Cássia Santos Araújo
Planejamento educacional - Paraná
Ecologia agrícola
title_short Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local
title_full Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local
title_fullStr Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local
title_full_unstemmed Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local
title_sort Educação e agroecologia : tecendo saberes com educadores, educadoras e agentes de desenvolvimento local
author Lopes, Keila Cássia Santos Araújo
author_facet Lopes, Keila Cássia Santos Araújo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Paulo Rogério, 1983-
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Keila Cássia Santos Araújo
contributor_str_mv Lopes, Paulo Rogério, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento educacional - Paraná
Ecologia agrícola
topic Planejamento educacional - Paraná
Ecologia agrícola
description Orientador: Paulo Rogério Lopes
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-19T23:25:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-19T23:25:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80576
url https://hdl.handle.net/1884/80576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (38 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80576/1/R%20-%20E%20-%20KEILA%20CASSIA%20SANTOS%20ARAUJO%20LOPES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a35b93c53675533299f00ea82d863baa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898670415806464