As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/48226 |
Resumo: | Orientadora: Drª Tania Maria Baibich |
id |
UFPR_f6789f2082720a396e8c6429ece4dcd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/48226 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Dartora, Ana Carolina Moura MeloUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBaibich, Tânia Maria, 1953-2022-08-18T17:19:15Z2022-08-18T17:19:15Z2017https://hdl.handle.net/1884/48226Orientadora: Drª Tania Maria BaibichDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2017Inclui referências : f. 94-104Resumo: A presente dissertação de mestrado se trata de uma pesquisa qualitativa em educação realizada na cidade de Curitiba-PR, com adolescentes que se autodeclaram negras, de uma escola pública da rede estadual de ensino, sob o titulo: As Adolescentes Negras da Escola Pública e os Treze anos da lei 10.639/03, se fundamenta nos conceitos de experiência social e desigualdades multiplicadas. O primeiro capítulo traz as razões e justificativas para a escolha do objeto de pesquisa. Em seguida aborda a questão da multiplicidade das desigualdades a que estas adolescentes estão expostas, por serem mulheres, jovens e negras. Mostra os esforços dos movimentos negros, e de pesquisadores para a construção e consolidação da lei 10.639/03 que versa sobre o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana que completa 13 anos na ocasião desta pesquisa, e que impactos esta teve na cultura e no cotidiano escolar, social e na vida das adolescentes negras. Esclarece as especificidades do método qualitativo e das ferramentas etnográficas utilizadas nesta pesquisa. E traz as entrevistas e observações que revelam as vivências marcadas por muitas situações discriminatórias no universo da escola e fora dele, mas também um panorama de mudanças ao longo do tempo, as resistências e os ganhos das ações afirmativas como a lei 10.639/03 após 13 anos de sua implantação na educação para as relações étnico raciais do país. A análise desse panorama leva à conclusão de que os resultados apresentados constituem um processo em ação e não um produto final; servem como ponto de partida para a efetivação das conquistas ainda necessárias. Palavras-chave: Adolescentes Negras, Lei n.º 10.639/03, Experiência Social, Desigualdades Multiplicadas.Abstract: This dissertation is about a qualitative research in education carried out in the city of Curitiba-PR, with self-described black adolescents, from a public school in the school system, under the title: The Black Adolescents of the Public School and the Thirteen Years of Law 10.639/03, based on the concepts of social experience and multiplied inequalities. The first chapter brings as reasons and justifications for a choice of research object. Then addresses the question of the multiplicity of the inequalities to which the adolescents are exposed, for women, young and black, another. It shows the movements of blacks, and researchers for the construction and consolidation of law 10.639/03 on the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture that completes 13 years in the occasion of this research, and what impacts this had on the culture and in the everyday of school, social and in the life of adolescentes. It clarifies the specificities of the qualitative method and the ethnographic tools in search, as a set of interviews. And observations that reveal as experiences marked by many discriminatory situations in the universe of the school andout there, but also a panorama of changes throughout the time as resistance after 13 years of 10.639/03 its implementation in education for ethnic relations in the country. The analysis of this panorama leads to the conclusion tha the presented results constitute a process in action and na end product; serve as a starting point for the effectiveness of the achievements still needed. Key-words: Black Adolescents, Law n° 10.639/03, Social Experience, Multiplication Inequalities.108 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoAdolescentesDesigualdades sociaisRelações raciaisNegros - Relações raciais - BrasilAs adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA CAROLINA MOURA MELO DARTORA.pdfapplication/pdf1446458https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48226/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20MOURA%20MELO%20DARTORA.pdfcce77824b70dc9efb67b80230f8d8db6MD51open access1884/482262022-08-18 14:19:15.739open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/48226Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-18T17:19:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03 |
title |
As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03 |
spellingShingle |
As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03 Dartora, Ana Carolina Moura Melo Educação Adolescentes Desigualdades sociais Relações raciais Negros - Relações raciais - Brasil |
title_short |
As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03 |
title_full |
As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03 |
title_fullStr |
As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03 |
title_full_unstemmed |
As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03 |
title_sort |
As adolescentes negras e os 13 anos da Lei 10.639/03 |
author |
Dartora, Ana Carolina Moura Melo |
author_facet |
Dartora, Ana Carolina Moura Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dartora, Ana Carolina Moura Melo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Baibich, Tânia Maria, 1953- |
contributor_str_mv |
Baibich, Tânia Maria, 1953- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Adolescentes Desigualdades sociais Relações raciais Negros - Relações raciais - Brasil |
topic |
Educação Adolescentes Desigualdades sociais Relações raciais Negros - Relações raciais - Brasil |
description |
Orientadora: Drª Tania Maria Baibich |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-18T17:19:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-18T17:19:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/48226 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/48226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
108 f. : il., algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48226/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINA%20MOURA%20MELO%20DARTORA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cce77824b70dc9efb67b80230f8d8db6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898694032883712 |