Interação em Fórum de discussão em EAD : um estudo sobre a mediação empreendida pelos tutores do GTR de professores da educação básica do Estado do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/33268 |
Resumo: | Orientador: Roberta Rafaela Sotero Costa |
id |
UFPR_f6fedbeba333274282c367269e85673c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/33268 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Frederico, Valeria AntunesUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoCosta, Roberta Rafaela Sotero, 1982-2022-07-21T17:51:22Z2022-07-21T17:51:22Z2010https://hdl.handle.net/1884/33268Orientador: Roberta Rafaela Sotero CostaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na EducaçãoInclui referênciasResumo: O presente trabalho se propõe a estudar as interações empreendidas em um fórum de um curso a distância que é parte do Grupo de Trabalho em Rede (GTR) 2009 do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) que compõe a Formação Continuada na modalidade EaD que a Secretaria do Estado da Educação do Paraná (SEED/PR) oferece a seus professores. O objetivo do trabalho é evidenciar a implicação da interação do professor tutor com o uso das tecnologias de informação e comunicação, o computador e a Internet, como peça-chave para o desenvolvimento do curso. Foram analisados os registros de interação efetuados em um fórum do curso do Grupo de Trabalho em Rede, do PDE/Educação Especial/2009. O referencial teórico se baseia, entre outros autores, em Moore e Kearsley (2008) que destacam a interação entre os alunos que os leve a reflexão; em Axt (2006) discorrendo sobre interação dialógica; em Primo (2001, 2003) que trata da interação em ambientes educativos mediados por computador e Corrêa (2005) que destaca a dinâmica da interação social. Os resultados evidenciam que a tutoria não desempenha apropriadamente o uso do recurso em questão permitindo, nas considerações finais, o discorrer e o ressaltar que o professor tutor tenha claro o conhecimento do recurso tecnológico que está trabalhando com os cursistas1 recurso online : PDF.application/pdfEnsino auxiliado por computadorTutoriaInteração em Fórum de discussão em EAD : um estudo sobre a mediação empreendida pelos tutores do GTR de professores da educação básica do Estado do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVALERIA ANTUNES FREDERICO.pdfapplication/pdf353109https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33268/1/VALERIA%20ANTUNES%20FREDERICO.pdfc3a51e2a4ee991737a58f435c84a3f43MD51open accessTEXTVALERIA ANTUNES FREDERICO.pdf.txtExtracted Texttext/plain116035https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33268/2/VALERIA%20ANTUNES%20FREDERICO.pdf.txtbf776300c94a08094e41fd89c3213884MD52open accessTHUMBNAILVALERIA ANTUNES FREDERICO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33268/3/VALERIA%20ANTUNES%20FREDERICO.pdf.jpg772ff8a784aa701bb864481c6c28544eMD53open access1884/332682022-07-21 14:51:22.19open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/33268Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-21T17:51:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interação em Fórum de discussão em EAD : um estudo sobre a mediação empreendida pelos tutores do GTR de professores da educação básica do Estado do Paraná |
title |
Interação em Fórum de discussão em EAD : um estudo sobre a mediação empreendida pelos tutores do GTR de professores da educação básica do Estado do Paraná |
spellingShingle |
Interação em Fórum de discussão em EAD : um estudo sobre a mediação empreendida pelos tutores do GTR de professores da educação básica do Estado do Paraná Frederico, Valeria Antunes Ensino auxiliado por computador Tutoria |
title_short |
Interação em Fórum de discussão em EAD : um estudo sobre a mediação empreendida pelos tutores do GTR de professores da educação básica do Estado do Paraná |
title_full |
Interação em Fórum de discussão em EAD : um estudo sobre a mediação empreendida pelos tutores do GTR de professores da educação básica do Estado do Paraná |
title_fullStr |
Interação em Fórum de discussão em EAD : um estudo sobre a mediação empreendida pelos tutores do GTR de professores da educação básica do Estado do Paraná |
title_full_unstemmed |
Interação em Fórum de discussão em EAD : um estudo sobre a mediação empreendida pelos tutores do GTR de professores da educação básica do Estado do Paraná |
title_sort |
Interação em Fórum de discussão em EAD : um estudo sobre a mediação empreendida pelos tutores do GTR de professores da educação básica do Estado do Paraná |
author |
Frederico, Valeria Antunes |
author_facet |
Frederico, Valeria Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frederico, Valeria Antunes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Roberta Rafaela Sotero, 1982- |
contributor_str_mv |
Costa, Roberta Rafaela Sotero, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino auxiliado por computador Tutoria |
topic |
Ensino auxiliado por computador Tutoria |
description |
Orientador: Roberta Rafaela Sotero Costa |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T17:51:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-21T17:51:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/33268 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/33268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33268/1/VALERIA%20ANTUNES%20FREDERICO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33268/2/VALERIA%20ANTUNES%20FREDERICO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/33268/3/VALERIA%20ANTUNES%20FREDERICO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c3a51e2a4ee991737a58f435c84a3f43 bf776300c94a08094e41fd89c3213884 772ff8a784aa701bb864481c6c28544e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860637831200768 |