RELATO DE EXPERIÊNCIA:: A TUTORIA PRESENCIAL AUXILIANDO ACADÊMICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2017 |
Resumo: | Os alunos que estudam na modalidade de educação à distância, necessitam ao menos ter familiaridade com ferramentas de ensino online, para que o processo de aprendizagem ocorra. Caso contrário, o aprendizado pode ser demorado. Com o auxílio do tutor presencial, esta adaptação ao EAD pode ser reduzida e o aprendizado alcançado. O objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de ensino e aprendizagem a partir da tutoria presencial no auxílio de acadêmicos de graduação no pólo Cidelândia-MA de uma universidade privada. Quanto aos métodos, a partir de um relato de experiência realizado entre fevereiro e setembro de 2022, nos períodos iniciais (I e II) dos cursos de administração e ciências contábeis. Os resultados evidenciam que a atuação do tutor presencial contribui para que os alunos se adaptam a modalidade e aprendam os conteúdos em consonância com as teleaulas. |
id |
IFES-1_9ed950b373054d2fc07ffefaac480751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/2017 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
RELATO DE EXPERIÊNCIA:: A TUTORIA PRESENCIAL AUXILIANDO ACADÊMICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIATutorAuxílioAprendizadoEADOs alunos que estudam na modalidade de educação à distância, necessitam ao menos ter familiaridade com ferramentas de ensino online, para que o processo de aprendizagem ocorra. Caso contrário, o aprendizado pode ser demorado. Com o auxílio do tutor presencial, esta adaptação ao EAD pode ser reduzida e o aprendizado alcançado. O objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de ensino e aprendizagem a partir da tutoria presencial no auxílio de acadêmicos de graduação no pólo Cidelândia-MA de uma universidade privada. Quanto aos métodos, a partir de um relato de experiência realizado entre fevereiro e setembro de 2022, nos períodos iniciais (I e II) dos cursos de administração e ciências contábeis. Os resultados evidenciam que a atuação do tutor presencial contribui para que os alunos se adaptam a modalidade e aprendam os conteúdos em consonância com as teleaulas.EDIFES2023-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/201710.36524/saladeaula.v11i2.2017Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 54-642316-729710.36524/saladeaula.v11i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2017/1067Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis Silva, EduardoWillian Brunelli Viçosi, Paulo2023-09-14T20:02:37Zoai::article/2017Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:56.425168Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATO DE EXPERIÊNCIA:: A TUTORIA PRESENCIAL AUXILIANDO ACADÊMICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
title |
RELATO DE EXPERIÊNCIA:: A TUTORIA PRESENCIAL AUXILIANDO ACADÊMICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
spellingShingle |
RELATO DE EXPERIÊNCIA:: A TUTORIA PRESENCIAL AUXILIANDO ACADÊMICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA dos Reis Silva, Eduardo Tutor Auxílio Aprendizado EAD |
title_short |
RELATO DE EXPERIÊNCIA:: A TUTORIA PRESENCIAL AUXILIANDO ACADÊMICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
title_full |
RELATO DE EXPERIÊNCIA:: A TUTORIA PRESENCIAL AUXILIANDO ACADÊMICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
title_fullStr |
RELATO DE EXPERIÊNCIA:: A TUTORIA PRESENCIAL AUXILIANDO ACADÊMICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
RELATO DE EXPERIÊNCIA:: A TUTORIA PRESENCIAL AUXILIANDO ACADÊMICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
title_sort |
RELATO DE EXPERIÊNCIA:: A TUTORIA PRESENCIAL AUXILIANDO ACADÊMICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
author |
dos Reis Silva, Eduardo |
author_facet |
dos Reis Silva, Eduardo Willian Brunelli Viçosi, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Willian Brunelli Viçosi, Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Reis Silva, Eduardo Willian Brunelli Viçosi, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutor Auxílio Aprendizado EAD |
topic |
Tutor Auxílio Aprendizado EAD |
description |
Os alunos que estudam na modalidade de educação à distância, necessitam ao menos ter familiaridade com ferramentas de ensino online, para que o processo de aprendizagem ocorra. Caso contrário, o aprendizado pode ser demorado. Com o auxílio do tutor presencial, esta adaptação ao EAD pode ser reduzida e o aprendizado alcançado. O objetivo deste trabalho consiste em analisar o processo de ensino e aprendizagem a partir da tutoria presencial no auxílio de acadêmicos de graduação no pólo Cidelândia-MA de uma universidade privada. Quanto aos métodos, a partir de um relato de experiência realizado entre fevereiro e setembro de 2022, nos períodos iniciais (I e II) dos cursos de administração e ciências contábeis. Os resultados evidenciam que a atuação do tutor presencial contribui para que os alunos se adaptam a modalidade e aprendam os conteúdos em consonância com as teleaulas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2017 10.36524/saladeaula.v11i2.2017 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2017 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v11i2.2017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2017/1067 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 54-64 2316-7297 10.36524/saladeaula.v11i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027050754048 |