A base nacional comum curricular do ensino médio : uma análise das continuidades e rupturas no processo de elaboração (2015-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Lauro Rafael, 1997-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71799
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Monica Ribeiro da Silva
id UFPR_f76f2aa66a1f205c2acdaca0d02c1a4c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71799
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cruz, Lauro Rafael, 1997-Silva, Monica Ribeiro da, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-09-22T21:05:35Z2021-09-22T21:05:35Z2021https://hdl.handle.net/1884/71799Orientadora: Profa. Dra. Monica Ribeiro da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 04/03/2021Inclui referências: p. 146-154Resumo: Desde a década de noventa do século passado se assiste a uma intensificação de disputas, tanto sobre o sentido formativo, quanto sobre as formas de oferta e financiamento em torno do Ensino Médio. Tais disputas são evidenciadas, uma vez que, em um curto espaço de tempo, é possível notar uma grande quantidade de políticas com orientações e princípios distintos. Recentemente, duas grandes ações tornam a alterar a organização curricular do Ensino Médio. Trata-se da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei 13.415/2017, conhecida como "reforma do Ensino Médio" (inicialmente imposta pela medida provisória 746/16). Apesar da BNCC ser uma proposta que abrange outras etapas da educação básica, no caso do Ensino Médio o seu processo de elaboração indica uma dinâmica distinta. Sendo assim, é interesse desse estudo analisar o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, guiado pelo objetivo de investigar seus sentidos, continuidades e rupturas entre as versões publicadas do documento. O percurso metodológico foi desenvolvido com inspiração na abordagem do ciclo de políticas (BOWE, BALL, GOLD; 1992) o que guiou a apreensão do processo político a partir de contextos inter-relacionados. Para o tratamento das versões da BNCC foram utilizadas algumas ferramentas da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), por meio da qual foi possível realizar agrupamentos temáticos e recortes de categorias que foram comparadas entre as versões. Dessa análise conclui-se que as versões da BNCC possuem a predominância de fundamentos distintos; as maiores alterações se dão na versão final, onde apresenta-se a concretização da reformulação do Ensino Médio, pautada na perspectiva de formação por competências. Essa mudança decorre da alteração na correlação de forças entre os sujeitos que conduziram o processo de elaboração da BNCC e acaba por fragilizar o projeto formativo para as juventudes brasileiras.Abstract: Since the nineties of the last century, there has been an intensification of disputes, both on the formative sense, as well as on the forms of offer and financing, around High School. Such disputes are evidenced, since, in a short period of time, it is possible to notice a large number of policies with different guidelines and principles. Recently, two major actions have changed the curricular organization of secondary education. This is the Common National Curriculum Base (BNCC) and Law 13.415 / 17 known as "High School reform" (initially imposed by provisional measure 746/16). Although BNCC is a proposal that covers other stages of basic education, in the case of high school, its formulation process indicates a different dynamic. Therefore, it is in the interest of this study to analyze the process of elaborating the Common National Curriculum for Secondary Education, guided by the objective of investigating its meanings, continuities and ruptures between published versions of the document. The methodological path was developed from the Policy Cycle (BALL, et al, 1992) that allows an apprehension of the political process from interrelated and not linearly defined contexts. As a tool for the analysis of the BNCC / EM versions, content analysis was used (BARDIN, 2011), through which it was possible to carry out thematic groupings and cutouts of categories that were compared between the versions. From this analysis it is concluded that the versions of the BNCC have the predominance of different fundamentals; the biggest changes are in the final version, which presents the concretization of the reformulation of high school based on the perspective of training by skills. This change is due to the change in the correlation of forces between the subjects who led the process of preparing the BNCC. From this analysis it is concluded that the versions of the BNCC have the predominance of different fundamentals; the biggest changes are in the final version, which presents the concretization of the reformulation of high school based on the perspective of training by skills. This change results from the change in the correlation of forces between the subjects who led the process of preparing the BNCC and ends up weakening the training project for Brazilian youth.1 arquivo (163 p.) : il.application/pdfEducação e EstadoEnsino médio - CurriculosBase Nacional Comum CurricularEducaçãoEducação - HistóriaA base nacional comum curricular do ensino médio : uma análise das continuidades e rupturas no processo de elaboração (2015-2018)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LAURO RAFAEL CRUZ.pdfapplication/pdf1868397https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71799/1/R%20-%20D%20-%20LAURO%20RAFAEL%20CRUZ.pdf259064cfacbc6458fb14fa06cb6c1f96MD51open access1884/717992021-09-22 18:05:36.028open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71799Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-09-22T21:05:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A base nacional comum curricular do ensino médio : uma análise das continuidades e rupturas no processo de elaboração (2015-2018)
title A base nacional comum curricular do ensino médio : uma análise das continuidades e rupturas no processo de elaboração (2015-2018)
spellingShingle A base nacional comum curricular do ensino médio : uma análise das continuidades e rupturas no processo de elaboração (2015-2018)
Cruz, Lauro Rafael, 1997-
Educação e Estado
Ensino médio - Curriculos
Base Nacional Comum Curricular
Educação
Educação - História
title_short A base nacional comum curricular do ensino médio : uma análise das continuidades e rupturas no processo de elaboração (2015-2018)
title_full A base nacional comum curricular do ensino médio : uma análise das continuidades e rupturas no processo de elaboração (2015-2018)
title_fullStr A base nacional comum curricular do ensino médio : uma análise das continuidades e rupturas no processo de elaboração (2015-2018)
title_full_unstemmed A base nacional comum curricular do ensino médio : uma análise das continuidades e rupturas no processo de elaboração (2015-2018)
title_sort A base nacional comum curricular do ensino médio : uma análise das continuidades e rupturas no processo de elaboração (2015-2018)
author Cruz, Lauro Rafael, 1997-
author_facet Cruz, Lauro Rafael, 1997-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Monica Ribeiro da, 1960-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Lauro Rafael, 1997-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Estado
Ensino médio - Curriculos
Base Nacional Comum Curricular
Educação
Educação - História
topic Educação e Estado
Ensino médio - Curriculos
Base Nacional Comum Curricular
Educação
Educação - História
description Orientadora: Profa. Dra. Monica Ribeiro da Silva
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-22T21:05:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-22T21:05:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71799
url https://hdl.handle.net/1884/71799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (163 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71799/1/R%20-%20D%20-%20LAURO%20RAFAEL%20CRUZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 259064cfacbc6458fb14fa06cb6c1f96
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860285743497216