O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Gracyelle dos Santos, 1989-
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Gracyelle dos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41702
Resumo: Orientadora: Araci Asinelli da Luz
id UFPR_f8eed3628a163a88d42a4b652801c33e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41702
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Morais, Gracyelle dos Santos, 1989-Santos, Gracyelle dosMonteiro Filho, Emygdio Leite de Araujo, 1957-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasLuz, Araci Asinelli da, 1948-2022-09-19T17:16:05Z2022-09-19T17:16:05Z2015https://hdl.handle.net/1884/41702Orientadora: Araci Asinelli da LuzCoorientador: Emygdio Leite de Araújo Monteiro FilhoTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : O presente trabalho propõe uma abordagem demonstrativa dialogada em sala de aula com modelos de crânios confeccionados pelos graduandos de Ciências Biológicas para auxiliar a construção do conhecimento no ensino de Biologia. A ênfase didática consiste em adaptações alimentares associadas às mudanças ocorridas nos vertebrados. Os modelos de crânios foram elaborados com base nos exemplares da coleção do Laboratório de Zoologia de Vertebrados, do departamento de Zoologia, da Universidade Federal do Paraná. Foram confeccionados quatro modelos didáticos representando alguns crânios que podem ser encontrados nos vertebrados. Foram ministradas pelos graduandos, duas aulas em escolas na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), situados na cidade de Curitiba região metropolitana no estado do Paraná. Em sala de aula foram observados o conhecimento prévio dos estudantes e o subsequente aprendizado adquirido. A apresentação dos modelos de crânios elaborados como material didático-auxiliar teve boa repercussão entre os estudantes das turmas observadas. De forma geral, foi verificado que houve compreensão dos estudantes acerca do assunto proposto com os modelos e uma aceitação positiva da abordagem didático pedagógica. Ao final das aulas, pode-se perceber a construção de um conhecimento mais aprofundado sobre as questões propostas ao conteúdo apresentado. De acordo com as respostas apresentadas pelos estudantes a utilização de modelos pode ser avaliada como uma abordagem didática positiva.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderAtividades criativas na sala de aulaBiologia - Estudo e ensinoO uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Gracyelle dos Santos Morais e Marcos Scherer.pdfapplication/pdf587266https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41702/1/TCC%20Gracyelle%20dos%20Santos%20Morais%20e%20Marcos%20Scherer.pdfdaa27fe4c886e8b14a27f6726315d7dfMD51open accessTEXTTCC Gracyelle dos Santos Morais e Marcos Scherer.pdf.txtExtracted Texttext/plain81510https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41702/2/TCC%20Gracyelle%20dos%20Santos%20Morais%20e%20Marcos%20Scherer.pdf.txt1c90815d76b546c16d73fd59dc37428bMD52open accessTHUMBNAILTCC Gracyelle dos Santos Morais e Marcos Scherer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41702/3/TCC%20Gracyelle%20dos%20Santos%20Morais%20e%20Marcos%20Scherer.pdf.jpg0c1c66e75cabcad078f8de798a9e16cdMD53open access1884/417022022-09-19 14:16:05.533open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41702Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T17:16:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos
title O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos
spellingShingle O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos
Morais, Gracyelle dos Santos, 1989-
Atividades criativas na sala de aula
Biologia - Estudo e ensino
title_short O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos
title_full O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos
title_fullStr O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos
title_full_unstemmed O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos
title_sort O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos
author Morais, Gracyelle dos Santos, 1989-
author_facet Morais, Gracyelle dos Santos, 1989-
Santos, Gracyelle dos
author_role author
author2 Santos, Gracyelle dos
author2_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Monteiro Filho, Emygdio Leite de Araujo, 1957-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Gracyelle dos Santos, 1989-
Santos, Gracyelle dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
contributor_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades criativas na sala de aula
Biologia - Estudo e ensino
topic Atividades criativas na sala de aula
Biologia - Estudo e ensino
description Orientadora: Araci Asinelli da Luz
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-19T17:16:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-19T17:16:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41702
url https://hdl.handle.net/1884/41702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41702/1/TCC%20Gracyelle%20dos%20Santos%20Morais%20e%20Marcos%20Scherer.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41702/2/TCC%20Gracyelle%20dos%20Santos%20Morais%20e%20Marcos%20Scherer.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41702/3/TCC%20Gracyelle%20dos%20Santos%20Morais%20e%20Marcos%20Scherer.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv daa27fe4c886e8b14a27f6726315d7df
1c90815d76b546c16d73fd59dc37428b
0c1c66e75cabcad078f8de798a9e16cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860425451569152