O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/41702 |
Resumo: | Orientadora: Araci Asinelli da Luz |
id |
UFPR_f8eed3628a163a88d42a4b652801c33e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41702 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Morais, Gracyelle dos Santos, 1989-Santos, Gracyelle dosMonteiro Filho, Emygdio Leite de Araujo, 1957-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasLuz, Araci Asinelli da, 1948-2022-09-19T17:16:05Z2022-09-19T17:16:05Z2015https://hdl.handle.net/1884/41702Orientadora: Araci Asinelli da LuzCoorientador: Emygdio Leite de Araújo Monteiro FilhoTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : O presente trabalho propõe uma abordagem demonstrativa dialogada em sala de aula com modelos de crânios confeccionados pelos graduandos de Ciências Biológicas para auxiliar a construção do conhecimento no ensino de Biologia. A ênfase didática consiste em adaptações alimentares associadas às mudanças ocorridas nos vertebrados. Os modelos de crânios foram elaborados com base nos exemplares da coleção do Laboratório de Zoologia de Vertebrados, do departamento de Zoologia, da Universidade Federal do Paraná. Foram confeccionados quatro modelos didáticos representando alguns crânios que podem ser encontrados nos vertebrados. Foram ministradas pelos graduandos, duas aulas em escolas na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), situados na cidade de Curitiba região metropolitana no estado do Paraná. Em sala de aula foram observados o conhecimento prévio dos estudantes e o subsequente aprendizado adquirido. A apresentação dos modelos de crânios elaborados como material didático-auxiliar teve boa repercussão entre os estudantes das turmas observadas. De forma geral, foi verificado que houve compreensão dos estudantes acerca do assunto proposto com os modelos e uma aceitação positiva da abordagem didático pedagógica. Ao final das aulas, pode-se perceber a construção de um conhecimento mais aprofundado sobre as questões propostas ao conteúdo apresentado. De acordo com as respostas apresentadas pelos estudantes a utilização de modelos pode ser avaliada como uma abordagem didática positiva.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderAtividades criativas na sala de aulaBiologia - Estudo e ensinoO uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Gracyelle dos Santos Morais e Marcos Scherer.pdfapplication/pdf587266https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41702/1/TCC%20Gracyelle%20dos%20Santos%20Morais%20e%20Marcos%20Scherer.pdfdaa27fe4c886e8b14a27f6726315d7dfMD51open accessTEXTTCC Gracyelle dos Santos Morais e Marcos Scherer.pdf.txtExtracted Texttext/plain81510https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41702/2/TCC%20Gracyelle%20dos%20Santos%20Morais%20e%20Marcos%20Scherer.pdf.txt1c90815d76b546c16d73fd59dc37428bMD52open accessTHUMBNAILTCC Gracyelle dos Santos Morais e Marcos Scherer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41702/3/TCC%20Gracyelle%20dos%20Santos%20Morais%20e%20Marcos%20Scherer.pdf.jpg0c1c66e75cabcad078f8de798a9e16cdMD53open access1884/417022022-09-19 14:16:05.533open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41702Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T17:16:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos |
title |
O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos |
spellingShingle |
O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos Morais, Gracyelle dos Santos, 1989- Atividades criativas na sala de aula Biologia - Estudo e ensino |
title_short |
O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos |
title_full |
O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos |
title_fullStr |
O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos |
title_full_unstemmed |
O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos |
title_sort |
O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos |
author |
Morais, Gracyelle dos Santos, 1989- |
author_facet |
Morais, Gracyelle dos Santos, 1989- Santos, Gracyelle dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Gracyelle dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Monteiro Filho, Emygdio Leite de Araujo, 1957- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Gracyelle dos Santos, 1989- Santos, Gracyelle dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luz, Araci Asinelli da, 1948- |
contributor_str_mv |
Luz, Araci Asinelli da, 1948- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades criativas na sala de aula Biologia - Estudo e ensino |
topic |
Atividades criativas na sala de aula Biologia - Estudo e ensino |
description |
Orientadora: Araci Asinelli da Luz |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-19T17:16:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-19T17:16:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/41702 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/41702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41702/1/TCC%20Gracyelle%20dos%20Santos%20Morais%20e%20Marcos%20Scherer.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41702/2/TCC%20Gracyelle%20dos%20Santos%20Morais%20e%20Marcos%20Scherer.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41702/3/TCC%20Gracyelle%20dos%20Santos%20Morais%20e%20Marcos%20Scherer.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
daa27fe4c886e8b14a27f6726315d7df 1c90815d76b546c16d73fd59dc37428b 0c1c66e75cabcad078f8de798a9e16cd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860425451569152 |