Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Daniela Rezende
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26758
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572006000100010
Resumo: Este estudo foi conduzido com o objetivo de investigar a criatividade e percepção do clima de sala de aula de alunos de escolas consideradas abertas, intermediárias e tradicionais. Participaram desta pesquisa 174 alunos, que cursavam a 4a série do ensino fundamental, de oito escolas particulares de Brasília. Os resultados indicaram diferenças significativas entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais somente em relação à fluência no subteste de criatividade Complementação de Figuras, bem como interação significativa entre gênero e tipo de escola em relação à dimensão originalidade no mesmo subteste. Em relação às medidas da percepção do clima de sala de aula, os resultados revelaram haver interação significativa somente entre gênero e tipo de escola para o fator Interesse do Aluno pela Aprendizagem.
id UNB_60ce70c43246b4853d4d5cbd2736236f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26758
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionaisCreativity and creativity climate among students from open, intermediary and traditional schoolsCreatividad y clima creativo entre alumnos de escuelas abiertas, intermediarias y tradicionalesCriatividadeAtividades criativas na sala de aulaAmbiente de sala de aulaEste estudo foi conduzido com o objetivo de investigar a criatividade e percepção do clima de sala de aula de alunos de escolas consideradas abertas, intermediárias e tradicionais. Participaram desta pesquisa 174 alunos, que cursavam a 4a série do ensino fundamental, de oito escolas particulares de Brasília. Os resultados indicaram diferenças significativas entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais somente em relação à fluência no subteste de criatividade Complementação de Figuras, bem como interação significativa entre gênero e tipo de escola em relação à dimensão originalidade no mesmo subteste. Em relação às medidas da percepção do clima de sala de aula, os resultados revelaram haver interação significativa somente entre gênero e tipo de escola para o fator Interesse do Aluno pela Aprendizagem.This study was conducted aiming to investigate the creativity and perception of classroom creativity climate of students from open, intermediary and traditional schools. One hundred and seventy-four 4th grade students from eight private schools in Brasilia participated in the study. The results indicated significant differences among students from open, intermediary and traditional schools regarding fluency in the creativity subtest Picture Complementation, as well as a significant interaction between gender and type of school in relation to the originality in the same test. About the perception of the classroom climate for creativity, the results revealed that there is a significant interaction between gender and type of school only regarding the factor Interest for the Student’s Learning.Este estudio ha sido dirigido con el objetivo de investigar la creatividad y percepción del clima en la clase de alumnos de escuelas consideradas abiertas, intermediarias y tradicionales. Han participado de esta investigación 174 alumnos de 4º grado de educación primaria, de ocho escuelas privadas de Brasilia. Los resultados han indicado diferencias significativas entre los alumnos de escuelas abiertas, intermediarias y tradicionales apenas en relación a la fluidez en el sub-test de creatividad Complementación de Figuras, así como interacción significativa entre sexo y tipo de escuela en relación a la dimensión originalidad en el mismo sub-test. En relación a las medidas de la percepción del clima en la clase, los resultados han mostrado la existencia de una interacción significativa apenas entre sexo y tipo de escuela para el factor Interés del Alumno por el Aprendizaje.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-07T04:45:46Z2017-12-07T04:45:46Z2006-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATOS, Daniela Rezende; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 10, n. 1, p. 109-120, jun. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572006000100010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26758http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572006000100010Psicologia Escolar e Educacional - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Daniela RezendeFleith, Denise de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/26758Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais
Creativity and creativity climate among students from open, intermediary and traditional schools
Creatividad y clima creativo entre alumnos de escuelas abiertas, intermediarias y tradicionales
title Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais
spellingShingle Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais
Matos, Daniela Rezende
Criatividade
Atividades criativas na sala de aula
Ambiente de sala de aula
title_short Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais
title_full Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais
title_fullStr Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais
title_full_unstemmed Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais
title_sort Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais
author Matos, Daniela Rezende
author_facet Matos, Daniela Rezende
Fleith, Denise de Souza
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Daniela Rezende
Fleith, Denise de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Atividades criativas na sala de aula
Ambiente de sala de aula
topic Criatividade
Atividades criativas na sala de aula
Ambiente de sala de aula
description Este estudo foi conduzido com o objetivo de investigar a criatividade e percepção do clima de sala de aula de alunos de escolas consideradas abertas, intermediárias e tradicionais. Participaram desta pesquisa 174 alunos, que cursavam a 4a série do ensino fundamental, de oito escolas particulares de Brasília. Os resultados indicaram diferenças significativas entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais somente em relação à fluência no subteste de criatividade Complementação de Figuras, bem como interação significativa entre gênero e tipo de escola em relação à dimensão originalidade no mesmo subteste. Em relação às medidas da percepção do clima de sala de aula, os resultados revelaram haver interação significativa somente entre gênero e tipo de escola para o fator Interesse do Aluno pela Aprendizagem.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06
2017-12-07T04:45:46Z
2017-12-07T04:45:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Daniela Rezende; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 10, n. 1, p. 109-120, jun. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572006000100010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26758
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572006000100010
identifier_str_mv MATOS, Daniela Rezende; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 10, n. 1, p. 109-120, jun. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572006000100010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26758
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572006000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508160744947712