Machine learning e economia comportamental : mental accounting e teoria do prospecto no comportamento do consumidor de um e-commerce brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Diego Liberato, 1996-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/67599
Resumo: Orientadora: Prof. Dr(a). Adriana Sbicca Fernandes
id UFPR_fa00c7caf09ae30fe67448914fece751
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67599
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Diego Liberato, 1996-Fernandes, Adriana Sbicca, 1969-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico2020-07-10T17:32:11Z2020-07-10T17:32:11Z2020https://hdl.handle.net/1884/67599Orientadora: Prof. Dr(a). Adriana Sbicca FernandesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Defesa : Curitiba, 21/02/2020Inclui referênciasResumo: Este trabalho busca encontrar vieses cognitivos em consumidores de ecommerce utilizando Machine Learning e uma abordagem preditiva em uma base de dados real de uma empresa de E-commerce brasileira. A maior parte dos trabalhos que buscam avaliar comportamentos de consumidor se baseiam em técnicas de correlação (Larasati et al., 2012). Este trabalho se diferencia por utilizar os algoritmos de Decision Tree, Random Forests e ANN, além de Regressão Linear Múltipla e Regressão Logística. Dois ensaios são apresentados, sendo que no primeiro ensaio é avaliado o efeito do Mental Accouting denominado de Relative Thinking (Azar, 2007) em que consumidores tendem a pagar fretes maiores para produtos mais caros. O segundo ensaio analisa as variáveis relevantes para a satisfação do consumidor de e-commerce (Qualidade de Informação, Qualidade de Entrega, Preço do Produto e Qualidade de Serviço), testa a Teoria da Expectativa e Desconfirmação (Oliver, 1993) e a assimetria do impacto da Teoria da Expectativa e Desconfirmação na satisfação do consumidor (Youjae Yi e Suna La, 2003), indicando concordância com a Teoria do Prospecto e da Função Valor de Kahneman e Tversky (1979;1992). Palavras-chave: Machine Learning. Mental Accounting. Teoria do Prospecto. Desconfirmação. Comportamento do Consumidor.Abstract: This work seeks to find cognitive biases in e-commerce consumers using Machine Learning and a predictive approach in a real database of a Brazilian Ecommerce company. Most studies that seek to assess consumer behavior are based on correlation techniques (Larasati et al., 2012). This work is different because it uses Decision Tree, Random Forests and ANN algorithms, in addition to Multiple Linear Regression and Logistic Regression. Two essays are presented, the first essay evaluating the effect of Mental Accouting called Relative Thinking (Azar, 2007) where consumers tend to pay higher freight for more expensive products. The second essay analyzes the relevant variables for e-commerce consumer satisfaction (Information Quality, Delivery Quality, Product Price and Service Quality), testing Expectation and Disconfirmation Theory (Oliver, 1993) and asymmetry of impact of the Theory of Expectation and Disconfirmation on consumer satisfaction (Youjae Yi and Suna La, 2003), indicating the existence of the Prospect Theory and the Value Function by Kahneman and Tversky (1979; 1992). Keywords: Machine Learning. Mental Accounting. Prospect Theory. Disconfirmation. Customer behavior.138 p. : il. (algumas color.).application/pdfComportamento do consumidorCrescimento e Desenvolvimento EconômicoEconomia - Aspectos psicológicosComércio eletrônicoMachine learning e economia comportamental : mental accounting e teoria do prospecto no comportamento do consumidor de um e-commerce brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DIEGO LIBERATO SOUZA.pdfapplication/pdf5909604https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67599/1/R%20-%20D%20-%20DIEGO%20LIBERATO%20SOUZA.pdf9440350872e15626656aacece43b14d7MD51open access1884/675992020-07-10 14:32:11.203open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67599Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-10T17:32:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Machine learning e economia comportamental : mental accounting e teoria do prospecto no comportamento do consumidor de um e-commerce brasileiro
title Machine learning e economia comportamental : mental accounting e teoria do prospecto no comportamento do consumidor de um e-commerce brasileiro
spellingShingle Machine learning e economia comportamental : mental accounting e teoria do prospecto no comportamento do consumidor de um e-commerce brasileiro
Souza, Diego Liberato, 1996-
Comportamento do consumidor
Crescimento e Desenvolvimento Econômico
Economia - Aspectos psicológicos
Comércio eletrônico
title_short Machine learning e economia comportamental : mental accounting e teoria do prospecto no comportamento do consumidor de um e-commerce brasileiro
title_full Machine learning e economia comportamental : mental accounting e teoria do prospecto no comportamento do consumidor de um e-commerce brasileiro
title_fullStr Machine learning e economia comportamental : mental accounting e teoria do prospecto no comportamento do consumidor de um e-commerce brasileiro
title_full_unstemmed Machine learning e economia comportamental : mental accounting e teoria do prospecto no comportamento do consumidor de um e-commerce brasileiro
title_sort Machine learning e economia comportamental : mental accounting e teoria do prospecto no comportamento do consumidor de um e-commerce brasileiro
author Souza, Diego Liberato, 1996-
author_facet Souza, Diego Liberato, 1996-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Fernandes, Adriana Sbicca, 1969-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Diego Liberato, 1996-
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Crescimento e Desenvolvimento Econômico
Economia - Aspectos psicológicos
Comércio eletrônico
topic Comportamento do consumidor
Crescimento e Desenvolvimento Econômico
Economia - Aspectos psicológicos
Comércio eletrônico
description Orientadora: Prof. Dr(a). Adriana Sbicca Fernandes
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-10T17:32:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-10T17:32:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/67599
url https://hdl.handle.net/1884/67599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67599/1/R%20-%20D%20-%20DIEGO%20LIBERATO%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9440350872e15626656aacece43b14d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860387656695808