Desafios para implantação da escola em tempo integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Sueli Aparecida Freitas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54837
Resumo: Orientadora : Janice Mendes da Silva
id UFPR_fb54c34a1260266d79f9257656a6bb9c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54837
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Antunes, Sueli Aparecida FreitasSilva, Janice Mendes daUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-04T19:39:21Z2019-12-04T19:39:21Z2016https://hdl.handle.net/1884/54837Orientadora : Janice Mendes da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre os desafios acerca da implantação da escola de tempo integral no ensino fundamental em uma escola pública do município de Ponta Grossa, Pr, tema que suscita intensos debates nos meios educacionais. Mais especificamente objetivou-se contextualizar teoricamente os princípios que regem a educação em tempo integral, apresentar os argumentos presentes na literatura a respeito do tema e por fim, conhecer quais os principais desafios para a Educação com a implantação desse modelo, com base na opinião da comunidade escolar, especialmente os professores. A metodologia utilizada para nortear o estudo foi do tipo exploratória, de cunho qualitativo. Para a coleta de dados, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a fim de conhecer os aspectos legais e epistemológicos, bem como o que defendem alguns dos principais autores sobre o tema. Foi aplicada uma entrevista a 13 profissionais de uma escola municipal, no intuito de verificar o seu ponto de vista acerca dos desafios encontrados para tal implantação. Analisando-se os resultados da pesquisa, verificase que a escola, campo do estudo apresenta uma série de desafios para seu funcionamento no regime de tempo integral, o que compromete a qualidade do trabalho pedagógico e consequentemente, os resultados deste modelo de educação. Muito precisa ser feito, um longo caminho precisa ser trilhado para que a escola de tempo integral apresente os resultados esperados, os quais dizem respeito a uma educação integral na formação do cidadão. Não apenas como um projeto que ocupe crianças durante todo o dia, mas que este tempo seja efetivo na formação do ser humano em sua integralidade21 p. : il.application/pdfEducação integralEscolas - Organização e administraçãoDesafios para implantação da escola em tempo integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SUELI APARECIDA FREITAS ANTUNES.pdfapplication/pdf636233https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54837/1/R%20-%20E%20-%20SUELI%20APARECIDA%20FREITAS%20ANTUNES.pdf861ef238cf1fa5173008bfcda3eb6806MD51open access1884/548372019-12-04 16:39:21.924open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54837Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-04T19:39:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios para implantação da escola em tempo integral
title Desafios para implantação da escola em tempo integral
spellingShingle Desafios para implantação da escola em tempo integral
Antunes, Sueli Aparecida Freitas
Educação integral
Escolas - Organização e administração
title_short Desafios para implantação da escola em tempo integral
title_full Desafios para implantação da escola em tempo integral
title_fullStr Desafios para implantação da escola em tempo integral
title_full_unstemmed Desafios para implantação da escola em tempo integral
title_sort Desafios para implantação da escola em tempo integral
author Antunes, Sueli Aparecida Freitas
author_facet Antunes, Sueli Aparecida Freitas
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Janice Mendes da
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Sueli Aparecida Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Escolas - Organização e administração
topic Educação integral
Escolas - Organização e administração
description Orientadora : Janice Mendes da Silva
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-04T19:39:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-04T19:39:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54837
url https://hdl.handle.net/1884/54837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54837/1/R%20-%20E%20-%20SUELI%20APARECIDA%20FREITAS%20ANTUNES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 861ef238cf1fa5173008bfcda3eb6806
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860428867829760