Uma vez normalista, sempre normalista : a presença do método de ensino intuitivo ou ligações de coisas na construção de um habitus pedagógico (Escola Normal Catarinense - 1911-1935)
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Data de Publicação: | 2005 |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/2984 |
Resumo: | Orientadora: Maria Auxiliadora Schmidt |
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Auras, Gladys Mary TeiveUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-2022-08-09T18:51:35Z2022-08-09T18:51:35Z2005https://hdl.handle.net/1884/2984Orientadora: Maria Auxiliadora SchmidtTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosResumo: RESUMO Este estudo se propõe a investigar um conjunto de idéias constitutivas do método de ensino intuitivo ou lições de coisas, que se tornou referência para o sistema educacional público de Santa Catarina entre os anos de 1911 e 1935. A presença destas idéias na documentação educacional do período, bem como a sua permanência como determinada forma de pensar de professoras, numa perspectiva de longa duração, permitiu a construção do conceito de habitus pedagógico. Assim, o conceito de habitus foi tomado não só como produto da interiorização e exteriorização das estruturas objetivas de uma determinada prática, entendida como a síntese do modo com que o/a professor/a assume a forma pela qual produz sentidos e formas de inteligibilidade acerca do ensino escolarizado, mas também e sobretudo foi considerado neste estudo como a expressão das questões que orientaram e organizaram a política educacional no período em que determinadas professoras cursaram a escola normal e exerceram o magistério. Foram privilegiados, além dos depoimentos de ex-normalistas, as fontes documentais referentes ao sistema de ensino catarinense do início do século XX, notadamente aquelas relacionadas à reforma curricular empreendida na Escola Normal Catarinense em 1911 pelo professor paulista Orestes Guimarães, contratado pelo governo do Estado de Santa Catarina para modernizar a instrução pública, adequando-a ao projeto modernizador brasileiro. Inspirada no modelo paulista, na época considerado vanguarda no campo educacional, a reforma orestiana regida sob os princípios do método de ensino intuitivo ou lições de coisas , prometia instaurar uma nova cultura escolar na escola formadora de mestres/as, a qual deveria contribuir para modificar a prática do/a professor/a e da escola primária catarinense, para torná-la adequada a um novo sistema de pensamento sintonizado com os interesses republicanos de formar o cidadão patriota, higienizado, prático, útil à pátria. Formadas e posteriormente exercendo o magistério sob a égide desse método, as professoras entrevistadas revelaram em seus depoimentos problemas escolares comuns e maneiras comuns de abordá-los, uma forma de pensar e de agir na situação de ensino escolarizado, cujos princípios unificadores e geradores - estruturas estruturadas/estruturantes - constituem sinais inequívocos do novo sistema de pensamento que a citada reforma buscou engendrar e cuja base foi o método de ensino intuitivo ou lições de coisas. As memórias de suas práticas e representações acerca do ensino escolarizado revelaram que os princípios do método de ensino intuitivo eivado dos ideais do patriotismo e do higienismo modelaram o seu pensamento sobre a educação escolar, norteando o seu dia-a-dia como professoras. Nessa direção pode-se afirmar que elas vestiram o novo habitus pedagógico como hábitos e estes as fizeram um tipo muito particular de professoras, em conformidade com os esquemas previamente engendrados.290 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducação de criançasEnsinoIntuiçãoTesesUma vez normalista, sempre normalista : a presença do método de ensino intuitivo ou ligações de coisas na construção de um habitus pedagógico (Escola Normal Catarinense - 1911-1935)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese Gladys Mary Teive Auras.pdfapplication/pdf11881501https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2984/1/Tese%20Gladys%20Mary%20Teive%20Auras.pdf3697aaf5eb64c255fc4a1697adbb9cdfMD51open accessTEXTTese Gladys Mary Teive Auras.pdf.txtExtracted Texttext/plain524385https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2984/2/Tese%20Gladys%20Mary%20Teive%20Auras.pdf.txt70f493e429b303a40f0535844c2e3398MD52open accessTHUMBNAILTese Gladys Mary Teive Auras.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1443https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/2984/3/Tese%20Gladys%20Mary%20Teive%20Auras.pdf.jpg3d1524d4ca2f83ebd35a5080c890b378MD53open access1884/29842022-08-09 15:51:35.324open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/2984Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-09T18:51:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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