História racial na cultura brasileira : as cotas raciais dos afrodescendentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Patrícia Rogeria de Matos Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/52481
Resumo: Orientadora : Fabíola Souza
id UFPR_fc8821680e734f480ce9aaf23d15c045
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52481
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Torres, Patrícia Rogeria de Matos RodriguesSouza, Fabíola Beatriz Franco deUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais2019-12-02T19:53:18Z2019-12-02T19:53:18Z2015https://hdl.handle.net/1884/52481Orientadora : Fabíola SouzaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-RaciaisInclui referênciasResumo : O trabalho aborda a escravidão negreira no Brasil, sua problemática oriunda do tráfico de indivíduos de uma nação para a outra, bem como as causas sociais conseqüentes deste ato no decorrer da história. O Objetivo central deste trabalho é perceber como as políticas afirmativas, como a lei federal de cotas raciais é uma ação prática que representam mudanças no âmbito social e educacional. A escravidão negreira no Brasil além de desumana causou inúmeros problemas sociais. Uma das consequências é a discriminação que os negros e os afrodescendentes desde o período da escravidão até os dias atuais sofrem. O negro brasileiro após sua libertação passa a sofrer com a discriminação racial na sociedade em que foi escravo, principalmente na educação, os negros não tiveram acesso as escolas durante a escravidão e durante certo período é vitima de discriminação, sofrendo vários de preconceitos na sociedade em que vive e principalmente sofre discriminação nas escolas. Desta maneira a problemática que guia esta pesquisa é: Qual a importância de lei de cotas raciais na cultura brasileira onde o racismo é maquiado. As políticas de ações afirmativas e as cotas raciais, surtem na tentativa de minimizar o déficit educacional que envolve os negros em consequência das décadas de escravidão, portanto os afrodescendentes passam a ter acesso a universidades e faculdades brasileiras. Para discorrer sobre o tema utilizou-se a pesquisa bibliográfica, destacando o pensamento de diversos autores, tais como: Linhares, Florestan, Darcy Ribeiro entre outros.Abstract : The work addresses the negreira slavery in Brazil, its problems arising from the trafficking of individuals from one nation to another, and the consequent social causes of this act throughout history. The central objective of this study is to understand how affirmative policies, as federal law of racial quotas is a practical action representing changes in the social and educational context. The negreira slavery in Brazil as well as inhuman caused numerous social problems. One consequence is discrimination that blacks and people of African descent from the bondage of the period to the present day suffering. The Brazilian black after his release passes to suffer racial discrimination in the society was a slave, especially in education, blacks had no access to schools during slavery and period of time is the victim of discrimination, suffering a number of prejudices in society at who lives and mostly suffer discrimination in schools. Thus the problem that this research guide is: How important law of racial quotas in Brazilian culture where racism is makeup. Policies of affirmative action and racial quotas, surtem in an attempt to minimize the educational deficit involving blacks as a result of slavery decades, so Afrodescendants will have access to Brazilian universities and colleges. To discuss the theme used the literature, highlighting the thoughts of several authors such as: Linhares, Florestan, Darcy Ribeiro and others.45 f.application/pdfEducação inclusivaProgramas de ação afirmativa na educaçãoHistória racial na cultura brasileira : as cotas raciais dos afrodescendentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - PATRICIA ROGERIA DE MATOS RODRIGUES TORRES.pdfapplication/pdf342792https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52481/1/R%20-%20E%20-%20PATRICIA%20ROGERIA%20DE%20MATOS%20RODRIGUES%20TORRES.pdf7c2903a39c2dd1ccaba9b19a9f33a5b5MD51open access1884/524812019-12-02 16:53:18.748open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52481Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-02T19:53:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História racial na cultura brasileira : as cotas raciais dos afrodescendentes
title História racial na cultura brasileira : as cotas raciais dos afrodescendentes
spellingShingle História racial na cultura brasileira : as cotas raciais dos afrodescendentes
Torres, Patrícia Rogeria de Matos Rodrigues
Educação inclusiva
Programas de ação afirmativa na educação
title_short História racial na cultura brasileira : as cotas raciais dos afrodescendentes
title_full História racial na cultura brasileira : as cotas raciais dos afrodescendentes
title_fullStr História racial na cultura brasileira : as cotas raciais dos afrodescendentes
title_full_unstemmed História racial na cultura brasileira : as cotas raciais dos afrodescendentes
title_sort História racial na cultura brasileira : as cotas raciais dos afrodescendentes
author Torres, Patrícia Rogeria de Matos Rodrigues
author_facet Torres, Patrícia Rogeria de Matos Rodrigues
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Souza, Fabíola Beatriz Franco de
Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Patrícia Rogeria de Matos Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Programas de ação afirmativa na educação
topic Educação inclusiva
Programas de ação afirmativa na educação
description Orientadora : Fabíola Souza
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-02T19:53:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-02T19:53:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/52481
url https://hdl.handle.net/1884/52481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52481/1/R%20-%20E%20-%20PATRICIA%20ROGERIA%20DE%20MATOS%20RODRIGUES%20TORRES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c2903a39c2dd1ccaba9b19a9f33a5b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898853149048832