Formação docente e processo de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolaio, Carla Andressa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54340
Resumo: Orientadora : Liliane Schenfelder Salles
id UFPR_fcf796e35c9f9bf74611b5731c2e6ed0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54340
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Nicolaio, Carla AndressaSalles, Liliane SchenfelderUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-10T11:45:13Z2020-01-10T11:45:13Z2016https://hdl.handle.net/1884/54340Orientadora : Liliane Schenfelder SallesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A atual demanda dos cursos de educação profissional, nas escolas públicas de ensino regular e centros de educação profissional, tem apresentado mudanças significativas em virtude do processo de inclusão na educação básica. Os estudantes que participaram ativamente dos processos inclusivos nas últimas duas décadas estão chegando ao ensino médio, ensino superior e mercado de trabalho, sujeitando as escolas e instituições de ensino superior a se adaptarem as suas limitações de modo a que suas necessidades educacionais sejam satisfeitas. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, definem a necessidade de que os cursos de formação docente, nas instituições de ensino superior, prevejam, em sua organização curricular, especificidades acerca do atendimento à diversidade, considerando as necessidades educacionais especiais de estudantes com deficiência. Entretanto, os cursos de educação técnica contam com profissionais de formação tecnológica, sem a obrigatoriedade de conhecimentos sobre educação inclusiva em sua organização curricular, havendo assim a necessidade de iniciativas que promovam a formação continuada dos profissionais. São profissionais de formação em engenharias, tecnologias e bacharelados, que não possuem em sua matriz curricular a formação adequada à docência e, quando da participação de cursos de aperfeiçoamento, a prática junto a inclusão é pouca ou inexistente. Para tanto, é necessário se fazer conhecer as deficiências na formação docente dos profissionais que atuam na educação profissional, além de suas expectativas, quais as abordagens diferenciadas que utilizam, bem como as problemáticas vivenciadas pela falta de conhecimentos específicos da construção da formação pedagógica. Esta pesquisa busca conhecer a legislação que rege a educação inclusiva, bem como o histórico da construção do processo de aprendizagem e inclusão, também da participação dos portadores de necessidades especiais na formatação dos documentos legais que possibilitam o status quo do processo educativo e social de inclusão, processo este com longa jornada de lutas contra a exclusão social19 p. : il.application/pdfProfessores - FormaçãoEducação inclusivaFormação docente e processo de inclusãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CARLA ANDRESSA NICOLAIO.pdfapplication/pdf667301https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54340/1/R%20-%20E%20-%20CARLA%20ANDRESSA%20NICOLAIO.pdfa4ac00f96bb2e513c2baffe9a5e351ecMD51open access1884/543402020-01-10 08:45:13.652open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54340Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-10T11:45:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação docente e processo de inclusão
title Formação docente e processo de inclusão
spellingShingle Formação docente e processo de inclusão
Nicolaio, Carla Andressa
Professores - Formação
Educação inclusiva
title_short Formação docente e processo de inclusão
title_full Formação docente e processo de inclusão
title_fullStr Formação docente e processo de inclusão
title_full_unstemmed Formação docente e processo de inclusão
title_sort Formação docente e processo de inclusão
author Nicolaio, Carla Andressa
author_facet Nicolaio, Carla Andressa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Salles, Liliane Schenfelder
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolaio, Carla Andressa
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação inclusiva
topic Professores - Formação
Educação inclusiva
description Orientadora : Liliane Schenfelder Salles
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-10T11:45:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-10T11:45:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54340
url https://hdl.handle.net/1884/54340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 19 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54340/1/R%20-%20E%20-%20CARLA%20ANDRESSA%20NICOLAIO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a4ac00f96bb2e513c2baffe9a5e351ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898752523501568