Expectativas do professor em relação a realidade e concepção de currículo nos cursos profissionalizantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montoya, Irmgard Krüger
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65528
Resumo: Orientadora: Drª Consuelo de Menezes Garcia
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spelling Montoya, Irmgard KrügerUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Consuelo de Menezes2022-09-01T17:31:36Z2022-09-01T17:31:36Z1980https://hdl.handle.net/1884/65528Orientadora: Drª Consuelo de Menezes GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 128-131Resumo: Esta pesquisa ocupou-se dos professores de 2º grau, mais especificamente daqueles que atuam em Formação Especial, nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, na região cacaueira do Sul do Estado da Bahia, visando estudar dois aspectos: a satisfação das expectativas daqueles professores em relação â realidade encontrada nas escolas em que atuam, e as concepções de currículo subjacentes aos cursos profissionalizantes, a nível de 2º grau. As questões da presente pesquisa podem ser assim sintetizadas: A - Estará o professorado da região cacaueira do sul do Estado da Bahia satisfeito em suas expectativas com relação ao magistério? B - Haverá diferenças entre o grau de satisfação de expectativas dos professores e professoras? C - A concepção de currículo adotada nas escolas estará condizente com as necessidades da região? Para realizar este estudo, foram levantadas as seguintes hipóteses: A - Não existem diferenças significativas entre as expectativas dos professores de Formação Especial do 2º grau e a comunidade onde trabalham, baseando-se nos pontos de vista dos professores e no levantamento das condições existentes nas escolas de áreas urbanas da região cacaueira do sul do Estado da Bahia. B - Não existem diferenças significativas entre as expectativas dos professores do sexo feminino de Formação Especial no 2º grau e a realidade encontrada nas escolas em áreas urbanas da região cacaueira do sul do Estado da Bahia, baseando-se nos pontos de vista das professoras e no levantamento das condições existentes nas referidas escolas. C - Não existem diferenças significativas entre as expectativas dos professores do sexo masculino de Formação Especial do 2º grau e a realidade encontrada nas escolas em áreas urbanas da região cacaueira do sul do Estado da Bahia, baseando-se nos pontos de vista dos professores e no levantamento das condições existentes nas referidas escolas. D - Não existem diferenças entre a realidade para a Formação Especial encontrada nas escolas de 2º grau na região cacaueira do sul do Estado da Bahia e os aspectos citados e relacionados à concepção de currículo como Reconstrução Social. Para testar a validade destas hipóteses, selecionou-se uma amostra de cinquenta e dois (52) sujeitos, sendo vinte e seis (26) do sexo feminino e vinte e seis (26) do sexo masculino, extraídos de uma população de 415 professores em função, atuantes em todo o 2º grau, nas três (3) cidades. A coleta de dados foi obtida através de um questionário validado (validade aparente) por dois especialistas em educação. A análise estatística dos dados seguiu uma ordem crescente de complexidade. Iniciou-se com a caracterização da amostra dividida em três (3) tópicos: dados pessoais, caracterização do currículo e dados situacionais, onde se pretendeu diagnosticar a realidade das escolas pesquisadas. A seguir foi aplicado o teste do x2 (qui-quadrado), para deter minar se os professores estão satisfeitos com sua situação no magistério e com o magistério em geral, dividindo-se depois os dados por sexo para verificar se este fator pode influir no grau de satisfação. 2 - O teste do x2 foi usado também para determinar qual a concepção de currículo adotada nas escolas. Trabalhou-se com um nível de significância de P = ou > que 0,05. Ao serem analisados os dados dos professores de ambos os sexos, a realidade encontrada nas escolas, atende às expectativas dos professores nos seguintes aspectos: 1 - Em relação ao curso realizado, aos livros existentes nas escolas, ao trabalho de mecanografia, à época da montagem do currículo escolar, ao tipo de avaliação adotado nas escolas e ao tipo de currículo nelas existente. 2 - Há discordância relativamente â expectativa dos professores e a realidade, quanto aos seguintes itens: salário, horário de trabalho, número de alunos que atendem e quanto a alguns recursos didáticos das escolas como: epidiascópio, retroprojetor, toca-discos e discos, toca-fitas e fitas, ferramentas, espaço para plantio, sala de artes e filme sonoro. Os resultados mostram que o grupo pesquisado apresenta-se quantitativamente mais insatisfeito do que satisfeito. Constatou-se que o fator sexo influi no grau de satisfação dos professores, pois entre as professoras a insatisfação é maior. 3 - Para as professoras, a realidade existente nas escolas não atende as suas expectativas nos seguintes aspectos: salário, horário de trabalho, número de alunos que atendem, condições de trabalho que as escolas oferecem, recursos materiais de modo geral e, especificamente, com relação aos seguintes recursos didáticos: ferramentas, áreas de esportes, espaço para plantio, laboratório, sala de artes, filme sonoro, toca-fitas e fitas, retroprojetor e epidiascópio. 4 - Entre os professores do sexo masculino, há discordância relativamente às expectativas e a realidade encontrada nas escolas, nos seguintes itens: salário, horário de trabalho, número de alunos que atendem, e quanto aos seguintes recursos didáticos: sala de artes, filme sonoro, toca-fitas e fitas, toca-discos e discos e epidiascópio. Percebe-se que os professores têm um horário de trabalho bastante intenso e ê um grupo que recentemente ingressou no magistério. 5 - Quanto à concepção de currículo adotada nas escolas e/ou pelos professores pesquisados, foi levantada a hipótese da adoção de um currículo como Reconstrução Social. No entanto, esta hipótese não foi validada e, nenhuma das situações analisadas através do teste do x2. Para o propósito desta pesquisa, as atuais condições de trabalho dos professores, foram usadas como um reflexo das expectativas da comunidade, e portanto serviu de escala contra a qual mediu-se a satisfação do professor. Não se tem conhecimento de qualquer outra escala que possa ser utilizada numa situação prática como esta.Abstract: This research is based on the expectations and conditions of secondary school vocational education teachers in the cacoa-producing regions of the state Bahia. The communities participating are Ilhéus, Itabuna and Uruçuca and are located in the southern portion of the state. In addition, the research is oriented to identify the conceptions of curriculum utilized by these teachers in their educational activities. The specific problems identified to be researched are: A - Are the teachers of the cacoa-producing region of Bahia satisfied with their working conditions? B - Does there exist differences in the levels of satisfaction between male and female teachers? C - Is the conception of curriculum utilized for these vocational courses in tune with the needs of the students and families who inhabit the region? The following hypotheses were examined: A - There do not exist significant differences between the expectations of the vocational education teachers and the actual working conditions present in the cocoa producing region of the state of Bahia. B - There do not exist significant differences between the expectations of male and female vocational education teachers in relation to the working conditions present in the cocoa-producing region of Bahia. C - The prevalent conception of curriculum in the cocoa-producing region of Bahia is 'social reconstruction'. The study population consists of fifty-two (52) vocational education teachers representatives of a total population of four hundred and fifteen vocational education teachers in the regions under .study. A questionnaire was utilized after being validated by two educational specialists. The questionnaire is divided in three (3) sections: a - personal data; b - characterization of the curriculum; and, c - working conditions. In each section, questions were included to determine the level satisfaction of the teacher with each aspect and, 2 by the use of Chi-square (x2 ), it was possible relate expectations to working conditions, for the entire group and for the male only, female only groups. The signifancance level utilized was P=, > 0,05. The research findings are as follows: 1 - For both sexes, the following working conditions are deemed satisfactory: academic preparation to become a vocational teacher; texts and other reading materials available at the school; administrative support for duplication of materials; the time plan for course planning; and, the present school curriculum. 2 - For both sexes, the following working conditions were not satisfactory: salary; hourly work schedule; number of students per class; absence of teaching materials such as overhead projectors, record players, tape recorders, tools, school ground space for plantings, studios and sound films, record players, overhead projectors and slide projectors. 4 - Male vocational teachers were not satisfied with the following working conditions: salary; hourly work schedule; number of students; absence of studios, sound films, record players, tape recorders and slide projectors. It should be noted that the male vocational teachers have a fuller work load and, as a group, have more recently entered the teaching profession. 5 - The conception of curriculum most prevalent in the school is 'curriculum as technology' and not 'reconstruction social' as hypothesized. For the purposes of this research study, the actual working conditions were used as a reflection of the community's expectations and therefore the scale against which to measure teacher satisfaction. To our knowledge, there does not exist any other scale that can be utilized in a practical situation.142 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducaçãoEnsino profissionalEnsino profissional - PlanejamentoExpectativas do professor em relação a realidade e concepção de currículo nos cursos profissionalizantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - IRMGARD KRUGER MONTOYA.pdfapplication/pdf6485199https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65528/1/D%20-%20IRMGARD%20KRUGER%20MONTOYA.pdf1b5af62406eafa79d831f2ed25e44e8dMD51open access1884/655282022-09-01 14:31:36.588open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65528Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-01T17:31:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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