Educação e relações de trabalho no cenário da globalização : o jogo da terceirização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Gracialino da Silva
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58486
Resumo: Orientador: Acacia Z. Kuenzer
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKuenzer, Acácia ZeneidaDias, Gracialino da Silva2023-12-15T17:51:42Z2023-12-15T17:51:42Z1997https://hdl.handle.net/1884/58486Orientador: Acacia Z. KuenzerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de EducaçãoResumo : Este trabalho foi desenvolvido com base na temática educação e trabalho. Trata de forma crítica do tema da reestruturação produtiva provocada pelas inovações tecnológicas e pelas mudanças nas formas de organização do trabalho, tendo como foco de análise a flexibilização das relações de trabalho e do mercado de trabalho através da terceirização. O seu desenvolvimento teve como ponto de referência as crises do regime de acumulação capitalista, quer no predomínio taylorista-fordista, quer nas crises desse modelo e no surgimento da acumulação flexível de capital. Em decorrência da qual são implementadas as políticas de desregulamentação dos direitos sociais como pano de fundo da precarização das relações e do mercado de trabalho que é responsável, em conjunto com as políticas neoliberais, pelo aumento da exclusão social e pelo estado de barbárie estabelecido na era da integração dos circuitos financeiros e tecnológicos como expressão da globalização. A pesquisa que foi realizada em indústrias terceirizadas de Curitiba e Região Metropolitana ajuda na compreensão de que o fenômeno da reconversão industrial e suas exigências em tomo do perfil da força de trabalho não pode ser visto, sob pena de se caracterizar como uma visão unilateral, fora do âmbito das relações sociais produtivas concretamente existentes. Este estudo buscou destacar a existência das duas formas de concepção e controle da produção e da contratação da força de trabalho: uma, com automação de alta tecnologia e de força de trabalho com requisitos de ampla escolaridade, situada nas atividades nucleares das empresas "mães"; outra, localizada em grande parte nas empresas terceirizadas ou quarteirizadas, onde sobressaem condições deterioradas de trabalho, tendo por conseqüência a formação de uma cidadania fraudada, reprodutora do subproletariado brasileiro. A relação entre as formas concretas de trabalho e a educação está marcada por esse tipo de relações de trabalho, destruidora da solidariedade e da condição humana. Esta destruição que o capitalismo promove no âmbito das relações sociais estimula no outro pólo o seu antídoto, ou seja, a construção da escola unitária, pública e ao alcance de todos, que assegure a formação politécnica que deve "compensar os inconvenientes que se derivam da divisão do trabalho, que impede o alcance do conhecimento profundo de seu ofício" (MARX e ENGELS, 1992, p. 98).Abstract: his paper deals with the productive re-structure of teochnological innovations and changes in work organizations which rely upon the flexibilization of the relationship between work and market by means of outsourcing labor. The topic Education and Work started from the crises of the capitalism accumulation regime when the ford-taylored system persisted and crises from this pattern started as well. This idea also came out from the flexible capital accumulation, filed with the implementation of badly regulated policies of social rights, having precarious work market relationships as background which was responsible for the increase of social exclusion and for the terrible state established at the time of financial and technological integration circuits which express globalization together with neoliberal polciies. This research was done in outsourcing industries in Curitiba and its surroundings and it helps understand one cannot just see the industrial re-conversion with its demands when one tries to establish work power, otherwise there is going go be a unilateral point of view, which does not exist in the productive social relationship.This study tries to present the existence of two ways of production conception and control when one is hiring people: one outomated with high tecnology and working forces with high scholar degree in main companies, and another one in outsoucing companies or in even worse conditions where deteriorated working condition is always present and as a consequence a frauded citizen is the representative of the Brazilian sub-proletariat. The relationship between concrete working conditions and education is established and then both human conditions and solidarity are destroyed; people demand a public school for everyone making sure everyone is able to acquire polytecnic formation to "compensate the inconvenience of labor division which prevents deep knowledge of one’s real task" (MARX and ENGELS, 1992, page 98).119 f. ; 30 cm.application/pdfEducação para o trabalhoRedação acadêmicaEducação e relações de trabalho no cenário da globalização : o jogo da terceirizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - GRACIALINO DA SILVA DIAS.pdfapplication/pdf5938648https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58486/1/D%20-%20GRACIALINO%20DA%20SILVA%20DIAS.pdfc0d46c3256cb0aab18351c8381bf019cMD51open access1884/584862023-12-15 14:51:42.753open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58486Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-15T17:51:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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