Os desafios dos serviços psicológicos mediados pelas TIC no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-2020.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Sérgio Rodrigues de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: GIRARD, Carla Daniella Teixeira, COSTA, Levi Cadmiel Amaral da, GIRARD, Cristiane Marina Teixeira, COSTA, Daniel Jackson Estevam da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Texto Completo: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/987
Resumo: No contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-20 os serviços psicológicos mediados pelas Tecnologia da Informação e Comunicação se tornaram essenciais para o equilíbrio da saúde mental. Estes serviços são atividades clínicas realizadas por psicológicos cadastros nos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia através do e-Psi. Objetiva refletir de forma crítica sobre o papel da tecnologia quanto aos atendimentos psicológicos mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-2020. Teve abordagem qualitativa, o método descritivocompreensivo-interpretativo, inclinação interdisciplinar de autores e a coleta de dados de fontes primárias por meio de documentos legislativos, normativos, científicos e informativos publicados no site do Conselho Federal de Psicologia. O aporte teórico da Ciência da Informação se apoiou nas teorias da Revolução da Tecnologia da Informação e Filosofia da Tecnologia. Ao considerar a relação tecnologia, Psicologia, comportamento humano e serviços clínicos a Psicologia utiliza teorias clássicas na interpretação de novos construtos comportamentais e sociais originados na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Entre 1995 a 2012 na perspectiva histórica-epistémico houve avanços significativos acerca dos estudos teóricos, técnicos e epistêmicos sobre os atendimentos psicológicos mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Contudo, no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-2020 é preciso repensar as reservas e desafios dos serviços clínicos psicológicos mediados pelas TIC, pois eles se tornaram importantes para uma grande parcela da população brasileira situada no distanciamento social, isolamento domiciliar e/ou em quarentena, contextos que possibilitam o surgimento e/ou potencializam fenômenos como angústia, ansiedade e o estresse.
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Teve abordagem qualitativa, o método descritivocompreensivo-interpretativo, inclinação interdisciplinar de autores e a coleta de dados de fontes primárias por meio de documentos legislativos, normativos, científicos e informativos publicados no site do Conselho Federal de Psicologia. O aporte teórico da Ciência da Informação se apoiou nas teorias da Revolução da Tecnologia da Informação e Filosofia da Tecnologia. Ao considerar a relação tecnologia, Psicologia, comportamento humano e serviços clínicos a Psicologia utiliza teorias clássicas na interpretação de novos construtos comportamentais e sociais originados na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Entre 1995 a 2012 na perspectiva histórica-epistémico houve avanços significativos acerca dos estudos teóricos, técnicos e epistêmicos sobre os atendimentos psicológicos mediados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Contudo, no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-2020 é preciso repensar as reservas e desafios dos serviços clínicos psicológicos mediados pelas TIC, pois eles se tornaram importantes para uma grande parcela da população brasileira situada no distanciamento social, isolamento domiciliar e/ou em quarentena, contextos que possibilitam o surgimento e/ou potencializam fenômenos como angústia, ansiedade e o estresse.In 2019–20 coronavirus pandemic context the clinical psychological services mediated by information and communication technology has become essential to mental health. These services are clinical activities performed by registered psychological at the Braziliam Federal and Regional Psychology Councils through the e-Psi sistem. This article aims critically reflect about technology, viewing the clinical psychological services mediated by information and communication technology in the 2019–2020 coronavirus pandemic context.The qualitative was the approach used, descriptive-comprehensive-interpretative method and authors' interdisciplinary inclination and the collection of data was done from the primary sources through legislative, normative, scientific and informational documents, as well as news published on the Psychology Federal Council’s website.The theoretical contribution goes through the Information Science field and is based on the theories of the Information Technology Revolution and Technology's Philosophy. When considering the relationship between technology, Psychology, human behavior and clinical psychological services, the Psychology field goes on useing classic theories to interpret new behavioral and social constructs originated in the Information and Knowledge Society. Between 1995 and 2012 in the historical-epistemic perspective, there were significant advances regarding theoretical, technical and epistemic studies about the clinical psychological services mediated by information and communication technology. However, in the 2019–2020 coronavirus pandemic emerges the needs to rethink reservations and challenges regarding the use of technologies in clinical psychology emerges, because they have become important for a large portion Brazilian population located in social distance, home isolation and / or quarantined, contexts that enable the emergence and / or enhance phenomena such as anguish, anxiety and stress.Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação2020-05-08T21:53:38Z2020-05-08T21:53:38Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTANA, Sérgio Rodrigues de et al. Os desafios dos serviços psicológicos mediados pelas TIC no contexto da Pandemia do Coronavírus 2019-2020. Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Juazeiro do Norte, CE, v. 6, n. 1, p. 59-71, jan./abr., 2020. Disponível em: repositorio.ufra.edu.br/jspui//handle/123456789/987. Acesso em:2447-0120http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/987Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessSANTANA, Sérgio Rodrigues deGIRARD, Carla Daniella TeixeiraCOSTA, Levi Cadmiel Amaral daGIRARD, Cristiane Marina TeixeiraCOSTA, Daniel Jackson Estevam daporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2020-05-08T22:01:08Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/987Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2020-05-08T22:01:08Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
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