METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
DOI: | 10.21439/conexoes.v17i0.2342 |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2342 |
Resumo: | As metodologias ativas vêm ganhando destaque nos processos de ensino-aprendizagem, pois buscam estabelecer uma relação entre os estudantes e o aprendizado, diferente das técnicas de ensino tradicionais, colocando os discentes no centro do processo e promovendo seu engajamento e participação ativa. A metodologia Peer Instruction, ganha destaque entre as metodologias ativas existentes, dada a sua dinâmica e adaptabilidade às disciplinas de diversas áreas. Este texto apresenta um relato de experiência da aplicação da metodologia Peer Instruction na disciplina de Mecânica dos Solos, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Juazeiro do Norte. Os resultados qualitativos e quantitativos evidenciaram que a aplicação da metodologia contribuiu para a melhoria e para a homogeneidade do aprendizado na disciplina, bem como para uma maior interação entre os estudantes, melhorando assim, o relacionamento da turma. |
id |
IFCE-1_466df06a061663a03e31f23d19086577 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2342 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
spelling |
METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTIONEnsino-aprendizagem. Metodologias ativas. Peer Instruction.As metodologias ativas vêm ganhando destaque nos processos de ensino-aprendizagem, pois buscam estabelecer uma relação entre os estudantes e o aprendizado, diferente das técnicas de ensino tradicionais, colocando os discentes no centro do processo e promovendo seu engajamento e participação ativa. A metodologia Peer Instruction, ganha destaque entre as metodologias ativas existentes, dada a sua dinâmica e adaptabilidade às disciplinas de diversas áreas. Este texto apresenta um relato de experiência da aplicação da metodologia Peer Instruction na disciplina de Mecânica dos Solos, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Juazeiro do Norte. Os resultados qualitativos e quantitativos evidenciaram que a aplicação da metodologia contribuiu para a melhoria e para a homogeneidade do aprendizado na disciplina, bem como para uma maior interação entre os estudantes, melhorando assim, o relacionamento da turma.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2023-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/234210.21439/conexoes.v17i0.2342Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022008Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022008Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e0220082176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2342/1639Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Arliene Stephanie MenezesRibeiro, Antonio Júnior Alves2024-02-08T16:05:14Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2342Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-02-08T16:05:14Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION |
title |
METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION |
spellingShingle |
METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION Pereira, Arliene Stephanie Menezes Ensino-aprendizagem. Metodologias ativas. Peer Instruction. Pereira, Arliene Stephanie Menezes Ensino-aprendizagem. Metodologias ativas. Peer Instruction. |
title_short |
METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION |
title_full |
METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION |
title_fullStr |
METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION |
title_sort |
METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE PRÁTICA DOCENTE UTILIZANDO O MÉTODO PEER INSTRUCTION |
author |
Pereira, Arliene Stephanie Menezes |
author_facet |
Pereira, Arliene Stephanie Menezes Pereira, Arliene Stephanie Menezes Ribeiro, Antonio Júnior Alves Ribeiro, Antonio Júnior Alves |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Antonio Júnior Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Arliene Stephanie Menezes Ribeiro, Antonio Júnior Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem. Metodologias ativas. Peer Instruction. |
topic |
Ensino-aprendizagem. Metodologias ativas. Peer Instruction. |
description |
As metodologias ativas vêm ganhando destaque nos processos de ensino-aprendizagem, pois buscam estabelecer uma relação entre os estudantes e o aprendizado, diferente das técnicas de ensino tradicionais, colocando os discentes no centro do processo e promovendo seu engajamento e participação ativa. A metodologia Peer Instruction, ganha destaque entre as metodologias ativas existentes, dada a sua dinâmica e adaptabilidade às disciplinas de diversas áreas. Este texto apresenta um relato de experiência da aplicação da metodologia Peer Instruction na disciplina de Mecânica dos Solos, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Juazeiro do Norte. Os resultados qualitativos e quantitativos evidenciaram que a aplicação da metodologia contribuiu para a melhoria e para a homogeneidade do aprendizado na disciplina, bem como para uma maior interação entre os estudantes, melhorando assim, o relacionamento da turma. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2342 10.21439/conexoes.v17i0.2342 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2342 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v17i0.2342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2342/1639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022008 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022008 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022008 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022008 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022008 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e022008 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1822176317293985792 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21439/conexoes.v17i0.2342 |