METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181135 |
Resumo: | A eficácia das metodologias tradicionais de ensino tem sido questionada, especialmente diante de pessoas cada vez mais conectadas e gerações cada vez mais tecnológicas. Emerge, então, as chamadas metodologias ativas de aprendizagem como forma de suprir essa demanda crescente pela efetividade do processo ensino-aprendizagem. Uma delas é o Peer Instruction desenvolvido pelo professor Eric Mazur na década de 1990. Este artigo tem como objetivo relatar duas experiências docentes na aplicação do Peer Instruction como elemento de Metodologias Ativas de Aprendizagem em uma faculdade privada de Santa Catarina. Para isso, o estudo utilizou uma revisão sistemática da literatura em busca de outros relatos de experiência já publicados, como forma de apresentar as principais contribuições do método para o processo de ensino-aprendizagem. Após a análise dos resultados da revisão sistemática, as autoras apresentaram seus relatos de experiência e realizaram uma comparação com os estudos já publicados, o que levou à percepção de que o Peer Instruction é uma metodologia de fácil aplicação e com resultados bastante satisfatórios, especialmente se realizados os ajustes necessários ao contexto de cada disciplina e a observação dos desafios apresentados. |
id |
UFSC_45d57a98763e810db5abef0aad3ed422 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181135 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTIONMetodologiasAtivas de AprendizagemPeer InstructionEnsino SuperiorA eficácia das metodologias tradicionais de ensino tem sido questionada, especialmente diante de pessoas cada vez mais conectadas e gerações cada vez mais tecnológicas. Emerge, então, as chamadas metodologias ativas de aprendizagem como forma de suprir essa demanda crescente pela efetividade do processo ensino-aprendizagem. Uma delas é o Peer Instruction desenvolvido pelo professor Eric Mazur na década de 1990. Este artigo tem como objetivo relatar duas experiências docentes na aplicação do Peer Instruction como elemento de Metodologias Ativas de Aprendizagem em uma faculdade privada de Santa Catarina. Para isso, o estudo utilizou uma revisão sistemática da literatura em busca de outros relatos de experiência já publicados, como forma de apresentar as principais contribuições do método para o processo de ensino-aprendizagem. Após a análise dos resultados da revisão sistemática, as autoras apresentaram seus relatos de experiência e realizaram uma comparação com os estudos já publicados, o que levou à percepção de que o Peer Instruction é uma metodologia de fácil aplicação e com resultados bastante satisfatórios, especialmente se realizados os ajustes necessários ao contexto de cada disciplina e a observação dos desafios apresentados.2017-11-17T18:17:17Z2017-11-17T18:17:17Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181135FERREIRA, ELIANE DUARTEMOREIRA, FERNANDA KEMPNERporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:17:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181135Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:17:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTION |
title |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTION |
spellingShingle |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTION FERREIRA, ELIANE DUARTE Metodologias Ativas de Aprendizagem Peer Instruction Ensino Superior |
title_short |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTION |
title_full |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTION |
title_fullStr |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTION |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTION |
title_sort |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO USO DO PEER INSTRUCTION |
author |
FERREIRA, ELIANE DUARTE |
author_facet |
FERREIRA, ELIANE DUARTE MOREIRA, FERNANDA KEMPNER |
author_role |
author |
author2 |
MOREIRA, FERNANDA KEMPNER |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, ELIANE DUARTE MOREIRA, FERNANDA KEMPNER |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas de Aprendizagem Peer Instruction Ensino Superior |
topic |
Metodologias Ativas de Aprendizagem Peer Instruction Ensino Superior |
description |
A eficácia das metodologias tradicionais de ensino tem sido questionada, especialmente diante de pessoas cada vez mais conectadas e gerações cada vez mais tecnológicas. Emerge, então, as chamadas metodologias ativas de aprendizagem como forma de suprir essa demanda crescente pela efetividade do processo ensino-aprendizagem. Uma delas é o Peer Instruction desenvolvido pelo professor Eric Mazur na década de 1990. Este artigo tem como objetivo relatar duas experiências docentes na aplicação do Peer Instruction como elemento de Metodologias Ativas de Aprendizagem em uma faculdade privada de Santa Catarina. Para isso, o estudo utilizou uma revisão sistemática da literatura em busca de outros relatos de experiência já publicados, como forma de apresentar as principais contribuições do método para o processo de ensino-aprendizagem. Após a análise dos resultados da revisão sistemática, as autoras apresentaram seus relatos de experiência e realizaram uma comparação com os estudos já publicados, o que levou à percepção de que o Peer Instruction é uma metodologia de fácil aplicação e com resultados bastante satisfatórios, especialmente se realizados os ajustes necessários ao contexto de cada disciplina e a observação dos desafios apresentados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T18:17:17Z 2017-11-17T18:17:17Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181135 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652404703363072 |