Concepcões e práticas de educação profissional da FETRAF BA: um estudo do PROEJA Campo com pedagogia da alternância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Tábata Figueiredo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRB
Texto Completo: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/prefix/1060
Resumo: O objeto desta pesquisa são as concepções e práticas de educação profissional da FETRAF BA, tendo como recorte a experiência do PROEJA Campo, que consiste em um projeto de elevação de escolaridade ao ensino médio com educação profissional técnica em agropecuária. Assim, o principal objetivo deste trabalho é analisar tais concepções e práticas a fim de apresentar um estudo crítico da formação oportunizada pelo projeto em tela e contribuir para sistematização e reflexão das ações educativas e do projeto pedagógico de formação de trabalhadores do campo. Perseguiu-se as hipóteses de que a ausência de sistematização e problematização teórica e crítica de suas experiências, resultou para a entidade em perdas como o enfraquecimento ideológico e identitário; conjecturou-se ainda que a educação profissional representa para a FETRAF BA uma ação estratégica no fortalecimento de seu projeto de desenvolvimento; e, por último, supunha-se que o movimento da agricultura familiar elencava o trabalho como princípio educativo e tinha esta categoria como central em seu projeto. A partir da metodologia de abordagem qualitativa, utilizando dos instrumentos: entrevista, observação participante e análise documental, a partir do aporte crítico e dialético, concluiu-se que a formação profissional oferecida procura contemplar objetivos diferenciados e que, apesar de primar pela formação integral, garante uma formação tendendo para o equilíbrio entre as áreas do conhecimento, buscando-se desviar da formação instrumental e tecnicista; pondera-se ainda que na relação com o Estado, a FETRAF BA tem seus princípios e seu projeto pedagógico subsumidos, além dos limites burocráticos impostos pelo primeiro que interferem a implementação de metodologias e processos alternativos, que, por usa vez, ainda representam a grande potencialidade desta Federação.
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Perseguiu-se as hipóteses de que a ausência de sistematização e problematização teórica e crítica de suas experiências, resultou para a entidade em perdas como o enfraquecimento ideológico e identitário; conjecturou-se ainda que a educação profissional representa para a FETRAF BA uma ação estratégica no fortalecimento de seu projeto de desenvolvimento; e, por último, supunha-se que o movimento da agricultura familiar elencava o trabalho como princípio educativo e tinha esta categoria como central em seu projeto. A partir da metodologia de abordagem qualitativa, utilizando dos instrumentos: entrevista, observação participante e análise documental, a partir do aporte crítico e dialético, concluiu-se que a formação profissional oferecida procura contemplar objetivos diferenciados e que, apesar de primar pela formação integral, garante uma formação tendendo para o equilíbrio entre as áreas do conhecimento, buscando-se desviar da formação instrumental e tecnicista; pondera-se ainda que na relação com o Estado, a FETRAF BA tem seus princípios e seu projeto pedagógico subsumidos, além dos limites burocráticos impostos pelo primeiro que interferem a implementação de metodologias e processos alternativos, que, por usa vez, ainda representam a grande potencialidade desta Federação.The object of this research are the professional education concepts and practices from FETRAF BA, having as clipping the PROEJA Field experience, which consists of an educational lifting project to high school with technical professional education in agriculture. Therefore the main objective of this study is to analyze these concepts and practices to present a critical study of the formation derived from the screen project and contribute to systematization and reflection of educational activities and pedagogical training project of rural workers. the hypothesis that the absence of systematic and theoretical questioning and critical of their experiences were persecuted, resulted in losses for the entity as the ideological and identity weakening; It is conjectured also that professional education represents for FETRAF BA a strategic action in strengthening its development project; and, finally, it was assumed that the movement of family agriculture highlighted the work as an educational principle and it had this category as central in your project; Based on the qualitative methodology, using the instruments: interview, participant observation and document analysis, from the critical and dialectical contribution, it was concluded that the training offered seeks to contemplate different goals and that despite of priorizate the integral formation, ensures formation tending for balance between areas of knowledge, seeking to divert the instrumental and technicist training; it is considered also that the relationship with the state, FETRAF BA has its principles and its subsumed pedagogical project, beyond the bureaucratic limits imposed by the first that interfering in the implementing methods and processes alternatives, which in turn uses, still represent the great potentiality of this Federation.porUniversidade Federal do Recôncavo da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação do CampoUFRBBrasilCFP - Centro de Formação de ProfessoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação do CampoFormação de professoresAgricultura familiarPedagogia da alternânciaFederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar - FETRAFEducação profissionalConcepcões e práticas de educação profissional da FETRAF BA: um estudo do PROEJA Campo com pedagogia da alternânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado ProfissionalGodinho, Luis Flávio dos Reishttp://lattes.cnpq.br/2687680171773100Carvalho, Marize SouzaVelloso, Tatiana Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/0825392679371958Dourado, Tábata Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRBinstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)instacron:UFRBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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