Betinho e as ONGs: sociogênese de uma nova militância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Neto, Fernando
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/87392
Resumo: O presente artigo explora uma dimensão específica sobre o desenvolvimento recente da sociedade civil no Brasil: o campo das ONGs. A formação desse campo é apresentada como consequência não intencional da aproximação de ativistas católicos com ideologias de esquerda em meados do século XX. A noção de sociogênese permite articular o plano macroestrutural de formação do campo das ONGs no Brasil ao plano biográfico de um dos seus principais atores, Herbert de Souza, conhecido popularmente como Betinho. Sustento que existe uma relação de forte correspondência entre esses dois planos. A biografia de Betinho sintetiza em um plano individual boa parte das transformações que estiveram subjacentes à emergência do campo das ONGs no Brasil: a aproximação e o posterior afastamento entre religião e política, a diversificação das pautas e agendas de reivindicação e a reinvenção de laços de emoção com a política fora das arenas convencionais de representação. A trajetória de Betinho individualiza e imprime contornos carnais a transformações estruturais profundas na vida política nacional, tanto no que diz respeito a suas instituições quanto à cultura política. A formação do campo das ONGs foi um resultado não programado desse processo e possui relações umbilicais com a formação do ativismo político de Betinho.
id UFRGS-10_5067bb2e9eec082ae43bf21e49a4690e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/87392
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling Betinho e as ONGs: sociogênese de uma nova militânciaReligião e políticasociogênesesociedade civilONGsBetinhoO presente artigo explora uma dimensão específica sobre o desenvolvimento recente da sociedade civil no Brasil: o campo das ONGs. A formação desse campo é apresentada como consequência não intencional da aproximação de ativistas católicos com ideologias de esquerda em meados do século XX. A noção de sociogênese permite articular o plano macroestrutural de formação do campo das ONGs no Brasil ao plano biográfico de um dos seus principais atores, Herbert de Souza, conhecido popularmente como Betinho. Sustento que existe uma relação de forte correspondência entre esses dois planos. A biografia de Betinho sintetiza em um plano individual boa parte das transformações que estiveram subjacentes à emergência do campo das ONGs no Brasil: a aproximação e o posterior afastamento entre religião e política, a diversificação das pautas e agendas de reivindicação e a reinvenção de laços de emoção com a política fora das arenas convencionais de representação. A trajetória de Betinho individualiza e imprime contornos carnais a transformações estruturais profundas na vida política nacional, tanto no que diz respeito a suas instituições quanto à cultura política. A formação do campo das ONGs foi um resultado não programado desse processo e possui relações umbilicais com a formação do ativismo político de Betinho.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/8739210.1590/15174522-0215114SOCIOLOGIAS; Vol. 21 No. 51 (2019): Mudanças climáticas, ciência e sociedadeSOCIOLOGIAS; Vol. 21 Núm. 51 (2019): Mudanças climáticas, ciência e sociedadeSociologias; v. 21 n. 51 (2019): Mudanças climáticas, ciência e sociedade1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/87392/53719Copyright (c) 2019 Fernando Lima Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima Neto, Fernando2019-08-20T21:20:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/87392Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2019-08-20T21:20:13Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Betinho e as ONGs: sociogênese de uma nova militância
title Betinho e as ONGs: sociogênese de uma nova militância
spellingShingle Betinho e as ONGs: sociogênese de uma nova militância
Lima Neto, Fernando
Religião e política
sociogênese
sociedade civil
ONGs
Betinho
title_short Betinho e as ONGs: sociogênese de uma nova militância
title_full Betinho e as ONGs: sociogênese de uma nova militância
title_fullStr Betinho e as ONGs: sociogênese de uma nova militância
title_full_unstemmed Betinho e as ONGs: sociogênese de uma nova militância
title_sort Betinho e as ONGs: sociogênese de uma nova militância
author Lima Neto, Fernando
author_facet Lima Neto, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Neto, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Religião e política
sociogênese
sociedade civil
ONGs
Betinho
topic Religião e política
sociogênese
sociedade civil
ONGs
Betinho
description O presente artigo explora uma dimensão específica sobre o desenvolvimento recente da sociedade civil no Brasil: o campo das ONGs. A formação desse campo é apresentada como consequência não intencional da aproximação de ativistas católicos com ideologias de esquerda em meados do século XX. A noção de sociogênese permite articular o plano macroestrutural de formação do campo das ONGs no Brasil ao plano biográfico de um dos seus principais atores, Herbert de Souza, conhecido popularmente como Betinho. Sustento que existe uma relação de forte correspondência entre esses dois planos. A biografia de Betinho sintetiza em um plano individual boa parte das transformações que estiveram subjacentes à emergência do campo das ONGs no Brasil: a aproximação e o posterior afastamento entre religião e política, a diversificação das pautas e agendas de reivindicação e a reinvenção de laços de emoção com a política fora das arenas convencionais de representação. A trajetória de Betinho individualiza e imprime contornos carnais a transformações estruturais profundas na vida política nacional, tanto no que diz respeito a suas instituições quanto à cultura política. A formação do campo das ONGs foi um resultado não programado desse processo e possui relações umbilicais com a formação do ativismo político de Betinho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/87392
10.1590/15174522-0215114
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/87392
identifier_str_mv 10.1590/15174522-0215114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/87392/53719
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Fernando Lima Neto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Fernando Lima Neto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; Vol. 21 No. 51 (2019): Mudanças climáticas, ciência e sociedade
SOCIOLOGIAS; Vol. 21 Núm. 51 (2019): Mudanças climáticas, ciência e sociedade
Sociologias; v. 21 n. 51 (2019): Mudanças climáticas, ciência e sociedade
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766142054563840