INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: OBJETIVOS E CRENÇAS DE APRENDIZES BRASILEIROS DO CELIN

Bibliographic Details
Main Author: Haus, Camila
Publication Date: 2017
Format: Article
Language: por
Source: Cadernos do IL (Online)
Download full: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67155
Summary: Buscando compreender a presença da língua inglesa no mundo em uma perspectiva educacional, professores investigam as implicações pedagógicas de se considerar o Inglês como Língua Franca (ILF). Nestes estudos, torna-se fundamental explorar contextos locais. O presente trabalho reflete a respeito das percepções dos alunos, considerando-se a função do ILF com base em Matsuda & Friedrich (2011), Pennycook (2008), Jordão (2014) e outros. Quatro aprendizes de inglês do Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná participaram de entrevistas semi-estruturadas que buscavam identificar suas ideias e representações sobre esta língua. Através de uma análise qualitativa, foi possível refletir sobre as implicações destas crenças em sala de aula, apontando possíveis caminhos para o desenvolvimento de abordagens de ensino de ILF.
id UFRGS-12_13beef2fadb45276eb0ae3e5aba9892f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/67155
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: OBJETIVOS E CRENÇAS DE APRENDIZES BRASILEIROS DO CELINILFaprendizimplicações pedagógicasBuscando compreender a presença da língua inglesa no mundo em uma perspectiva educacional, professores investigam as implicações pedagógicas de se considerar o Inglês como Língua Franca (ILF). Nestes estudos, torna-se fundamental explorar contextos locais. O presente trabalho reflete a respeito das percepções dos alunos, considerando-se a função do ILF com base em Matsuda & Friedrich (2011), Pennycook (2008), Jordão (2014) e outros. Quatro aprendizes de inglês do Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná participaram de entrevistas semi-estruturadas que buscavam identificar suas ideias e representações sobre esta língua. Através de uma análise qualitativa, foi possível refletir sobre as implicações destas crenças em sala de aula, apontando possíveis caminhos para o desenvolvimento de abordagens de ensino de ILF.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/6715510.22456/2236-6385.67155Cadernos do IL; n. 52 (2016); 231-2512236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67155/pdfCopyright (c) 2017 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessHaus, Camila2017-10-20T04:01:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/67155Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2017-10-20T04:01:18Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: OBJETIVOS E CRENÇAS DE APRENDIZES BRASILEIROS DO CELIN
title INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: OBJETIVOS E CRENÇAS DE APRENDIZES BRASILEIROS DO CELIN
spellingShingle INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: OBJETIVOS E CRENÇAS DE APRENDIZES BRASILEIROS DO CELIN
Haus, Camila
ILF
aprendiz
implicações pedagógicas
title_short INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: OBJETIVOS E CRENÇAS DE APRENDIZES BRASILEIROS DO CELIN
title_full INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: OBJETIVOS E CRENÇAS DE APRENDIZES BRASILEIROS DO CELIN
title_fullStr INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: OBJETIVOS E CRENÇAS DE APRENDIZES BRASILEIROS DO CELIN
title_full_unstemmed INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: OBJETIVOS E CRENÇAS DE APRENDIZES BRASILEIROS DO CELIN
title_sort INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: OBJETIVOS E CRENÇAS DE APRENDIZES BRASILEIROS DO CELIN
author Haus, Camila
author_facet Haus, Camila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haus, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv ILF
aprendiz
implicações pedagógicas
topic ILF
aprendiz
implicações pedagógicas
description Buscando compreender a presença da língua inglesa no mundo em uma perspectiva educacional, professores investigam as implicações pedagógicas de se considerar o Inglês como Língua Franca (ILF). Nestes estudos, torna-se fundamental explorar contextos locais. O presente trabalho reflete a respeito das percepções dos alunos, considerando-se a função do ILF com base em Matsuda & Friedrich (2011), Pennycook (2008), Jordão (2014) e outros. Quatro aprendizes de inglês do Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná participaram de entrevistas semi-estruturadas que buscavam identificar suas ideias e representações sobre esta língua. Através de uma análise qualitativa, foi possível refletir sobre as implicações destas crenças em sala de aula, apontando possíveis caminhos para o desenvolvimento de abordagens de ensino de ILF.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67155
10.22456/2236-6385.67155
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67155
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.67155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67155/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos do IL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 52 (2016); 231-251
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223895920640