UM CAMINHO PARA AUTONOMIA DOS ALUNOS ORIENTAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Li, Ye
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: de Souza, Liana Bairros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24980
Resumo: Graças às perspectivas de desenvolvimento futuro, o Brasil, cada vez mais, recebe estrangeiros em busca de conhecimento, tanto cultural, quanto linguístico. Alunos orientais são exemplos disso. Visando a uma melhor preparação para um mundo globalizado, eles atravessam fronteiras. Mas, levando-se em conta conflitos entre culturas e práticas de ensino tão diferentes, pode-se perguntar se seriam esses alunos capazes de se tornarem aprendizes autônomos ao frequentar aulas de Projeto. Segundo Little e Dam (1998), para muitos autores, autonomia é uma prática ocidental. Entretanto, acredita-se na existência de universais humanos, que os seres humanos teriam uma tendência a buscar autonomia dentro dos limites impostos por sua inevitável interdependência. Baseando-se nisso, através de entrevistas, questionários e observações de aulas de Projeto do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) do Instituto de Letras – UFRGS, esta pesquisa propôs-se a responder tal questão.
id UFRGS-12_24f9ffdea4b4b4d6938e82977df0a99a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/24980
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling UM CAMINHO PARA AUTONOMIA DOS ALUNOS ORIENTAISAutonomia – Práticas de ensino – Diferenças culturaisGraças às perspectivas de desenvolvimento futuro, o Brasil, cada vez mais, recebe estrangeiros em busca de conhecimento, tanto cultural, quanto linguístico. Alunos orientais são exemplos disso. Visando a uma melhor preparação para um mundo globalizado, eles atravessam fronteiras. Mas, levando-se em conta conflitos entre culturas e práticas de ensino tão diferentes, pode-se perguntar se seriam esses alunos capazes de se tornarem aprendizes autônomos ao frequentar aulas de Projeto. Segundo Little e Dam (1998), para muitos autores, autonomia é uma prática ocidental. Entretanto, acredita-se na existência de universais humanos, que os seres humanos teriam uma tendência a buscar autonomia dentro dos limites impostos por sua inevitável interdependência. Baseando-se nisso, através de entrevistas, questionários e observações de aulas de Projeto do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) do Instituto de Letras – UFRGS, esta pesquisa propôs-se a responder tal questão.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2011-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/2498010.22456/2236-6385.24980Cadernos do IL; n. 38 (2009); 3-212236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24980/14466Li, Yede Souza, Liana Bairrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-22T04:24:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/24980Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2011-12-22T04:24:49Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv UM CAMINHO PARA AUTONOMIA DOS ALUNOS ORIENTAIS
title UM CAMINHO PARA AUTONOMIA DOS ALUNOS ORIENTAIS
spellingShingle UM CAMINHO PARA AUTONOMIA DOS ALUNOS ORIENTAIS
Li, Ye
Autonomia – Práticas de ensino – Diferenças culturais
title_short UM CAMINHO PARA AUTONOMIA DOS ALUNOS ORIENTAIS
title_full UM CAMINHO PARA AUTONOMIA DOS ALUNOS ORIENTAIS
title_fullStr UM CAMINHO PARA AUTONOMIA DOS ALUNOS ORIENTAIS
title_full_unstemmed UM CAMINHO PARA AUTONOMIA DOS ALUNOS ORIENTAIS
title_sort UM CAMINHO PARA AUTONOMIA DOS ALUNOS ORIENTAIS
author Li, Ye
author_facet Li, Ye
de Souza, Liana Bairros
author_role author
author2 de Souza, Liana Bairros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Li, Ye
de Souza, Liana Bairros
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia – Práticas de ensino – Diferenças culturais
topic Autonomia – Práticas de ensino – Diferenças culturais
description Graças às perspectivas de desenvolvimento futuro, o Brasil, cada vez mais, recebe estrangeiros em busca de conhecimento, tanto cultural, quanto linguístico. Alunos orientais são exemplos disso. Visando a uma melhor preparação para um mundo globalizado, eles atravessam fronteiras. Mas, levando-se em conta conflitos entre culturas e práticas de ensino tão diferentes, pode-se perguntar se seriam esses alunos capazes de se tornarem aprendizes autônomos ao frequentar aulas de Projeto. Segundo Little e Dam (1998), para muitos autores, autonomia é uma prática ocidental. Entretanto, acredita-se na existência de universais humanos, que os seres humanos teriam uma tendência a buscar autonomia dentro dos limites impostos por sua inevitável interdependência. Baseando-se nisso, através de entrevistas, questionários e observações de aulas de Projeto do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) do Instituto de Letras – UFRGS, esta pesquisa propôs-se a responder tal questão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24980
10.22456/2236-6385.24980
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24980
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.24980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24980/14466
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 38 (2009); 3-21
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766222834761728