Autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa: uma proposta de atividade articulando línguas e linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marilia de Melo [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103501
Resumo: Este trabalho pretende discutir a autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa a partir da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas. Para tanto, investigamos rapidamente a definição desse construto desde seu primeiro conceito nos anos 80, passando pela mudança de perspectiva – de autonomia ser o ensino sem a ajuda do professor para ser o ensino colaborativo, construído pelos alunos e pelo professor em conjunto – até a definição de autonomia por nós dentro de uma abordagem mais enunciativa. Na verdade, não chegamos a definir precisamente o que seria a autonomia, mas indicamos práticas que acreditamos que levam o sujeito a se tornar mais autônomo. Investigamos os documentos oficiais sobre educação no Brasil a fim de verificar o que eles trazem a respeito de autonomia. Nesses documentos, ela é vista como um objetivo do ensino básico (fundamental e médio) e uma necessidade para a vida. Propomos, então, uma prática que tenha a autonomia como objetivo, além, claro, do trabalho com a língua portuguesa. Essa prática engloba tanto uma análise baseada na teoria de Culioli (TOPE), quanto análises da gramática tradicional normativa, que é a atividade central desenvolvida do material dos alunos. Descobrimos que os alunos sentem dificuldade de lidar com atividades analíticas e reflexivas sobre a língua, até mesmo os que são considerados bons alunos
id UNSP_3c4bf0a4ed5f84e18f6b1e5740fa16f9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103501
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa: uma proposta de atividade articulando línguas e linguagemEnsinoAprendizagemAutonomiaPratica de ensinoLinguagem e línguasLanguage and languagesEste trabalho pretende discutir a autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa a partir da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas. Para tanto, investigamos rapidamente a definição desse construto desde seu primeiro conceito nos anos 80, passando pela mudança de perspectiva – de autonomia ser o ensino sem a ajuda do professor para ser o ensino colaborativo, construído pelos alunos e pelo professor em conjunto – até a definição de autonomia por nós dentro de uma abordagem mais enunciativa. Na verdade, não chegamos a definir precisamente o que seria a autonomia, mas indicamos práticas que acreditamos que levam o sujeito a se tornar mais autônomo. Investigamos os documentos oficiais sobre educação no Brasil a fim de verificar o que eles trazem a respeito de autonomia. Nesses documentos, ela é vista como um objetivo do ensino básico (fundamental e médio) e uma necessidade para a vida. Propomos, então, uma prática que tenha a autonomia como objetivo, além, claro, do trabalho com a língua portuguesa. Essa prática engloba tanto uma análise baseada na teoria de Culioli (TOPE), quanto análises da gramática tradicional normativa, que é a atividade central desenvolvida do material dos alunos. Descobrimos que os alunos sentem dificuldade de lidar com atividades analíticas e reflexivas sobre a língua, até mesmo os que são considerados bons alunosThis works aims to discuss student's autonomy in the classroom from the point of view of the Theory of Predicative and Enunciative Operations, by Antoine Culioli. For this, we briefly investigate the definition of autonomy from the 80s till now – in this period, a change in the definition has occured and autonomy, which was defined as learning happening without teacher to learning happening in a collaborative way, with teachers and students helping one another to learning take place. In our view, autonomy is inside the field enunciation studies. Actually, we do not define autonomy, but we point out ways that we believe help the subject to become more autonomous. We investigate Brazilian officials documents about Education to verify what they bring about autonomy. In this documents, it is seen as an goal of basic education (Elementary and High School) and as a necessity to the whole life of a person. We propose, then, some teaching practice which foster autonomy besides the work with Portuguese Language, of course. This practice was analysed based both on Culioli's theory and on traditional grammar, which is the main activity in the students' material. After all this we discovered that the students have a little difficulty to deal with analytical activities, even the best studentsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rezende, Letícia Marcondes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Marilia de Melo [UNESP]2014-06-11T19:32:45Z2014-06-11T19:32:45Z2012-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis209 f. : il.application/pdfCOSTA, Marilia de Melo. Autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa: uma proposta de atividade articulando línguas e linguagem. 2012. 209 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.http://hdl.handle.net/11449/103501000705600costa_mm_dr_arafcl.pdf33004030009P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:21:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103501Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:43:13.611099Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa: uma proposta de atividade articulando línguas e linguagem
title Autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa: uma proposta de atividade articulando línguas e linguagem
spellingShingle Autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa: uma proposta de atividade articulando línguas e linguagem
Costa, Marilia de Melo [UNESP]
Ensino
Aprendizagem
Autonomia
Pratica de ensino
Linguagem e línguas
Language and languages
title_short Autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa: uma proposta de atividade articulando línguas e linguagem
title_full Autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa: uma proposta de atividade articulando línguas e linguagem
title_fullStr Autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa: uma proposta de atividade articulando línguas e linguagem
title_full_unstemmed Autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa: uma proposta de atividade articulando línguas e linguagem
title_sort Autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa: uma proposta de atividade articulando línguas e linguagem
author Costa, Marilia de Melo [UNESP]
author_facet Costa, Marilia de Melo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Letícia Marcondes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marilia de Melo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Autonomia
Pratica de ensino
Linguagem e línguas
Language and languages
topic Ensino
Aprendizagem
Autonomia
Pratica de ensino
Linguagem e línguas
Language and languages
description Este trabalho pretende discutir a autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa a partir da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas. Para tanto, investigamos rapidamente a definição desse construto desde seu primeiro conceito nos anos 80, passando pela mudança de perspectiva – de autonomia ser o ensino sem a ajuda do professor para ser o ensino colaborativo, construído pelos alunos e pelo professor em conjunto – até a definição de autonomia por nós dentro de uma abordagem mais enunciativa. Na verdade, não chegamos a definir precisamente o que seria a autonomia, mas indicamos práticas que acreditamos que levam o sujeito a se tornar mais autônomo. Investigamos os documentos oficiais sobre educação no Brasil a fim de verificar o que eles trazem a respeito de autonomia. Nesses documentos, ela é vista como um objetivo do ensino básico (fundamental e médio) e uma necessidade para a vida. Propomos, então, uma prática que tenha a autonomia como objetivo, além, claro, do trabalho com a língua portuguesa. Essa prática engloba tanto uma análise baseada na teoria de Culioli (TOPE), quanto análises da gramática tradicional normativa, que é a atividade central desenvolvida do material dos alunos. Descobrimos que os alunos sentem dificuldade de lidar com atividades analíticas e reflexivas sobre a língua, até mesmo os que são considerados bons alunos
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-24
2014-06-11T19:32:45Z
2014-06-11T19:32:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Marilia de Melo. Autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa: uma proposta de atividade articulando línguas e linguagem. 2012. 209 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/103501
000705600
costa_mm_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
identifier_str_mv COSTA, Marilia de Melo. Autonomia do aluno na sala de aula de língua portuguesa: uma proposta de atividade articulando línguas e linguagem. 2012. 209 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
000705600
costa_mm_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/103501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 209 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128553630302208